Conheça o Estádio Jóia da Princesa, onde Botafogo-PB atuará no Nordestão
Botafogo-PB joga contra o Vitória na Copa do Nordeste no Jóia da Princesa, conheça o estádio
Com a Copa do Nordeste voltando no dia 21 de julho em sede única, alguns estádios foram selecionados pela Liga do Nordeste para receber a competição na Bahia. O Botafogo-PB que estava em boas condições antes da parada por conta da pandemia do Covid-19, voltará aos gramados nordestinos contra o Vitória no Estádio Joia da Princesa em Feira de Santana, o Esportes Mais conta a história da praça esportiva para o torcedor paraibano.
De reforma e glórias para poucos jogos e ostracismo dos times locais, o Joia da Princesa como atualmente é conhecido já viveu períodos áureos no futebol brasileiro. Isso porquê, os times locais Fluminense de Feira e Bahia de Feira tem em seus anos muita história. O Fluminense de Feira então, que já venceu dois títulos baianos e disputou três Campeonatos Brasileiros da Série A, e o Bahia de Feira que foi campeão baiano em 2011.
A história
Hoje com o nome de Estádio Alberto Oliveira, a praça esportiva foi inaugurada em 1953 em um embate entre Bahia de Feira e Galícia, no entanto, na época o estádio se chamava Almachio Boaventura, em 1966 após reforma feita pela prefeitura comandada por Joselito Amorim, o Jóia ganhou mais três remessas de arquibancada e se passou a chamar Estádio Alberto Oliveira. A reinauguração foi marcado por um amistoso entre Fluminense de Feira e Vasco, terminando em 1 a 0 para o visitantes.
Estado atual
O Estádio Alberto Oliveira já passou por diversas reformas, a última em 2016, quando foi remodelado os vestiários, o banco de reserva e trocado todo sistema de drenagem e irrigação, assim como trocou todo o gramado, se tornando um dos melhores da Bahia.
O Jóia no entanto no começo da década foi muito criticado pelo estado do seu gramado, e em algumas partidas como Bahia de Feira x São Paulo pela Copa do Brasil de 2012 não agradou quem viu.
Histórias curiosas
O Jóia no entanto já recebeu o Bahia e o Vitória diversas vezes como mandante. Em 2008, quando o Bahia voltou a Série B, o estádio recebeu o tricolor baiano, já que a Fonte Nova estava interditada por conta do incidente que vitimou 8 pessoas.
No entanto, outro fato que sempre atrapalha a história da praça esportiva são os diversos incidentes com torcidas, diversas delas já brigaram internamente no estádio. A última em 2014, na partida contra o Figueirense, uma das torcidas organizadas do Bahia entrou em conflito com a polícia. Naquele mesmo ano, houve um episódio de superlotação na partida entre Bahia e Santos. O portão leste foi derrubado, entrando várias pessoas sem ingresso, o episódio fez com que várias pessoas invadissem o gramado procurando proteção e muitos torcedores só entraram no fim do primeiro tempo.
O Estádio fica entre dois bairros da cidade de Feira de Santana, ou seja, ao cruzar o meio de campo, você passa do Cruzeiro para o bairro Sobradinho. Além disso, por estar mais alto que as residências a praça tem um grande efeito do vento, atrapalhando muitas vezes os boleiros.
A última partida no estádio antes da parada foi Fluminense de Feira e Juazeirense, vencido por 4 a 2 pelos visitantes.