Notícias

Futebol Internacional

Conheça o Binacional, adversário do São Paulo na Libertadores

binacional-800×431

Equipe estreante no torneio Sul americano é o atual campeão Peruano do torneio Apertura de 2019 e figura ao lado do São Paulo, River Plate e LDU

O Escuela Municipal Deportivo Binacional ou simplesmente Binacional está classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2020 e figurará ao lado de equipes tradicionais no torneio, no caso do seu grupo enfrentará nada mais nada menos que LDU, River Plate e  São Paulo, todos campeões do torneio.

Apelidado de El Poderoso del Sur é um clube jovem no Perú uma vez que o mesmo foi fundado em 2010 no povoado de Desaguadero, região fronteiriça entre Bolívia em Perú conhecida pela localização do famoso Lago Titicaca, conhecido como berço dos incas e em volume de água é o maior lago da América do Sul e por sua vez o lago navegável mais alto do mundo com 3821 metros situado acima do nível do mar, então já teremos certeza que as equipes de seu grupo irá ter um fator negativo a superar, a altitude. 

Fundador e atual presidente do clube Juan Carlos Aquino, é grande conhecidona região por sua carreira política, onde a mesma se inicia no distrito de cano sendo prefeito em 2011-2014, depois também prefeito na província de chucuito Juli período 2015-2018, ele por sua vez fundou o clube com o objetivo de representar a região Peruana no entorno do Lago Titicaca a nível nacional.

Resultado de imagem para juan carlos aquino binacional
Fundador e atual presidente Juan Carlos Aquino, torcedor fanático de sua agremiação

Em 2011 a equipe estreia na Copa Peru na fase regional, tendo participação discreta sendo eliminada na liga regional de Puno, de 2012 à 2014 a equipe se classifica nas fases nacionais da Copa Peru figurando frente a equipes de tradição nacional, porém em 2015 devido a mudanças no regulamento da Copa Peru a equipe do Deportivo Binacional não consegue o acesso a fase nacional sendo eliminada pelo Club Deportivo Cultural Santa Rosa.
Em 2016 Juan Carlos resolve mudar o clube para a região de Arequipa em função de razões logísticas, materiais e humanas, porém resolveu comprar o Clube de Futebol da Escola Municipal de Paucarpata, sendo assim o clube passou a se chamar Escuela Municipal Deportivo Binacional que é fruto da união dos dois clubes. No mesmo ano o clube faz campanha espetacular na Copa Perú sendo finalista do Torneio, conseguindo por sua vez o acesso a divisão profissional de futebol.

Em 2017 a equipe se reforça mais para jogar a Copa Perú onde numa competição com mais de 5000 equipes consegue o inédito título da Competição classificando a equipe para a disputa da Copa Sul americana de 2019 e para a Principal Divisão Peruana em 2018 onde a equipe muda sua sede para a cidade de Juliaca e os jogos são realizados no Estádio Guillermo Briceño Rosamedina com capacidade para 20030 torcedores.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Estádio  Guillermo Briceño Rosamedina casa do Binacional

Em 2019 o que era improvável aconteceu, frente aos principais gigantes do País (Universitário, Alianza Lima e Sporting Cristal) a equipe do Binacional consegue o inédito título do Campeonato Apertura de Futebol de 2019 classificando a equipe para a disputa da Copa Libertadores da América de 2020.

Inédito título Peruano em 2019 e classificação para a Copa Libertadores da América

Em 2019 devido a divergências entre técnico e diretoria a equipe do Binacional está a procura de novo treinador uma  vez que Roberto Mosquera não renovou com a equipe para a próxima temporada.

Aguardaremos fortes emoções na Copa Libertadores, principalmente neste grupo que há 3 equipes que já foram campeãs do torneio e uma que entra como azarão, o bom futebol agradece.

 

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta