Castellón está de volta à segundona espanhola

 Castellón está de volta à segundona espanhola

Foto: Divulgação/Castellón

A três rodadas do fim, Castellón abre 11 pontos do Córdoba, vice-líder, não pode ser alcançado e consegue acesso antecipado à segundona

Chegou ao fim a 35ª rodada da “Primera RFEF” 2023/2024, nome oficial da terceira divisão do futebol espanhol. No Grupo 2 saiu o primeiro promovido à segundona nacional, com três jornadas de antecipação.

O Castellón derrotou o Real Murcia por 3 a 2, em pleno estádio Enrique Roca de Murcia, com direito a gol brasileiro. Logo aos dois minutos, o atacante Douglas Aurélio, com carreira feita na Europa, abriu o placar, ampliado aos 24, por Manu Sánchez. Aos 33, Vertrouwd foi expulso, deixando os visitantes com um a menos. No segundo tempo, Alberto González diminuiu aos seis minutos. Lottin marcou o terceiro para o time castellonense, dirigido por Dick Schreuder. Victor Rofino ainda anotou o segundo tento dos mandantes aos 18, porém a reação parou por aí.

Assim, o Castellón conquistou sua sétima vitória seguida, chegou aos 81 pontos ganhos e foi favorecido pela surpreendente derrota do Córdoba, que tem 70, para o já rebaixado Granada B, por 3 a 0, fora de casa, não podendo mais ser alcançado pelo vice-líder nas três rodadas que restam.

Castellón enfim apaga da memória a temporada 2020/21

O Castellón levou a melhor antecipadamente num grupo onde haviam outros favoritos como Málaga, Recreativo de Huelv, Córdoba, Real Murcia, Mérida e os times B de Real Madrid e Atlético de Madrid, além do Ibiza, rebaixado na última temporada.

Na temporada 23/24, a campanha do Castellón, em 35 jogos, é de 26 vitórias, três empates e seis derrotas, com 72 gols marcados e 34 sofridos. O time alvinegro volta à Segunda Divisão 1076 dias do rebaixamento em 2021, quando perdeu para o Rayo Vallecano, em Castalia, com portões fechados por causa da COVID. Em 42 partidas, ganhou apenas 11 e empatou oito, perdendo 23. Agora será a sua 39ª participação na categoria de prata do futebol espanhol. Foi campeão em 1980/81 e 1988/89, estando 11 vezes na elite.

Após as 38 rodadas previstas, o primeiro colocado de cada grupo garante o acesso à segundona na próxima temporada. Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados dois dois grupos disputarão um play-off. Após duas fases, os dois que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 16º ao 20º) sofrerão o rebaixamento à “Segunda RFEF” (quarta divisão espanhola).

Classificação dos grupos rumo à segundona e contra a queda:

No Grupo 1, o Deportivo La Coruña lidera com 71 pontos ganhos, quatro a mais que o Barcelona B, que ainda briga pelo acesso direto. Gimnàstic (61), Celta B (61), Ponferradina (60) fecham a zona de classificação para o play-off. Cultural Leonesa (56) e Unionistas de Salamanca (51) ainda têm chances. Na parte de baixo, o Rayo Majadahonda (26) já caiu. Logroñés (29), Cornellà (25), Teruel (36), Sabadell (38), Sestao River (38), Fuenlabrada (40), Tarazona (40), Real Unión (40), Osasuna B (42) e Lugo (46)  tentam escapar do rebaixamento. Arenteiro (50) e Real Sociedad B (47) cumprirão tabela até o fim.

No Grupo 2, além do acesso direto do Castellón, o Córdoba já está garantido nos play-offs. Ibiza (64), Málaga (63), Ceuta (59), Recreativo Huelva (55), Real Murcia (54) e Antequera (53) brigam pelas outras vagas. Na parte de baixo, Atlético Baleares (23), Granada B (24) e Melilla (30) já caíram. Tentam escapar da queda: San Fernando (35), Linares Deportivo (36), Mérida (40) e Sanluqueño (42). Alcoyano, Real Madrid B, Algeciras e Intercity, com 45, apenas cumprirão tabela nas jornadas finais.

Facebook: Esportes Mais

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply