Campeão Centenário, Arenas de Getxo conhece seu próximo adversário na Copa do Rei

 Campeão Centenário, Arenas de Getxo conhece seu próximo adversário na Copa do Rei

Vencedor da longínqua edição de 1919, Arenas de Getxo pegará clube presidido por Ronaldo Fenômeno

Na tarde desta quarta-feira (16), na sede da entidade, localizada na Ciudad del Fútbol de Las Rozas, a Real Federación Española de Fútbol (RFEF) realizou o sorteio da segunda fase da Copa do Rei da Espanha 2022/2023 e o Arenas de Getxo foi sorteado.

Antigo campeão terá clube da elite pela frente

Campeão do torneio na edição de 1919, o Arenas Getxo eliminou na primeira fase o Lugo, da Segunda Divisão, com um triunfo por 1 a 0, graças ao solitário gol de Iñigo Gomeza Nebreda, aos 30 minutos do segundo tempo.

Agora, na segunda fase, novamente em seu estádio, o Municipal de Gobela, o clube da cidade de Guecho, em Vizcaya, no País Vasco, terá pela frente o Valladolid, presidido pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno. A partida acontecerá entre os dias 20 e 22 de dezembro e haverá prorrogação em caso de empate e pênaltis, se necessário.

Os dois clubes nunca se enfrentaram em Copa, mas durante quatro temporadas entre 1940 e 1944, com um balanço de uma vitória, um empate e duas derrotas dos vascos em Gobela.

Clube basco vem bem na quarta divisão espanhola

Comandado pelo técnico Javier Olaizola, de 52 anos de idade, o Arenas tem um elenco enxuto no momento, com 24 atletas, todos nascidos na Espanha, e média de idade de apenas 22,7 anos.

Com 20 pontos ganhos, ocupa a vice-liderança do Grupo 2 da ‘Segunda RFEF’, nome oficial da quarta divisão do país, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, ficando atrás apenas do Sestao River. Após 34 rodadas (são 18 times), o primeiro colocado conseguirá o acesso direto à ‘Primera RFEF’ (terceira divisão). Do segundo ao quinto de todos os cinco grupos haverá disputa de dois play-offs, em campo neutro, em busca das cinco vagas restantes.

Arenas conquistou título inédito e histórico em 1919

Fundado em 1909, o Arenas de Getxo tem somente um título em sua história centenária, justamente a Copa do Rei conquistada há mais de um século atrás.

Aquela competição começou no dia 12 de abril de 1919 e terminou pouco mais de um mês depois, no dia 18 de maio. Nas quartas de final, o Arenas goleou o Racing de Madrid por 8 a 2 na ida, em casa (Getxo), perdeu por 2 a 0 fora, na volta (Madri), sendo necessária uma partida de desempate, novamente na capital, e que terminou com um triunfo por 3 a 0 dos visitantes.

Após empates por 2 a 2 na ida, em Vigo, e 1 a 1, na volta, em Gijón, o Real Vigo meteu 3 a 0 no Sporting de Gijón, em Santander. O Barcelona eliminou a Real Sociedad com duas vitórias: 6 x 0, em Barcelona, e 3 x 1, em San Sebastián. Já o Sevilla se classificou com a desistência do Águilas.

Nas semifinais, o Arenas bateu o Real Vigo por 2 a 0, na ida, fora de casa (Vigo), e aplicou uma goleada por 6 a 1 na volta, em seus domínios (Getxo).

Seu adversário na decisão foi o Barcelona, que ganhou duas vezes do Sevilla: 4 x 3, em Barcelona, na ida, e 3 x 0, em Madri, na volta.

A final foi realizada no estádio Martínez Campos, na capital espanhola. Sesúmaga abriu o placar aos 12 minutos. Viñals empatou aos 38 e Lakatos virou para o Barça, aos dez minutos do segundo tempo. Só que Sesúmaga, aos 35, balançou as redes novamente e levou a definição do campeão para a prorrogação. Aos seis minutos do primeiro tempo, hat-trick de Sesúmaga. Na etapa final, Peña, aos 16, ampliou, e Ibaibarriaga, aos 19 minutos, decretou a goleada.

Artilheiro do torneio, com dez gols marcados, Félix Sesúmaga em seguida se transferiria para o próprio Barcelona, onde também foi campeão da Copa do Rei, em 1920, mesmo ano em que participou dos Jogos Olímpicos de Antuérpia com a seleção espanhola.

Foto: https://arenasclub.com/el-real-valladolid-sera-el-rival-en-la-segunda-ronda-de-copa-del-rey/

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply