Brasil e Argentina têm tabu pela frente na Copa

 Brasil e Argentina têm tabu pela frente na Copa

Rivais sul-americanos foram eliminados por europeus em suas últimas participações em Copa

Quando o Brasil foi campeão mundial em 2002, era o nono troféu para seleções sul-americanas. Àquela altura, selecionados europeus tinham vencido a Copa oito vezes.

Desde 2006, porém, a situação mudou. Itália, Espanha, Alemanha e França, pela ordem, venceram as quatro últimas edições e deixando o placar em 12 a 9 a favor dos europeus.

Brasil não vence um europeu em mata-mata de Copa desde 2002

Desde 2006, o Brasil vem sendo eliminado de todas as Copas do Mundo logo que enfrenta a primeira seleção europeia em fase eliminatória.

Em 2006, perdeu para a França, nas quartas de final. Em 2010, na mesma etapa, caiu diante da Holanda. Em 2014, já nas semifinais, a fatídica goleada por 7 a 1 para a Alemanha. E em 2018, caiu ao encarar a Bélgica nas quartas de final.

Argentina tem jejum sina ainda maior diante de europeus em Copas

Com a Argentina a situação é ainda pior. A última vez que conquistou o título foi no ano de 1986, no “Mundial de Maradona”, vencendo a Alemanha na decisão.

De lá para cá os argentinos foram eliminados por europeus em 1990 (perdendo para a Alemanha na segunda final consecutiva entre ambos); 1994 (Romênia, oitavas de final); 1998 (Holanda, quartas de final); em 2002 caiu ainda na primeira fase; 2006 (Alemanha, quartas de final); 2010 (novamente Alemanha nas quartas); 2014 (Alemanha de novo, desta vez na decisão); e França (2018, oitavas de final).

Europeus podem repetir Copa do Mundo de 2018

Presentes nos quatro duelos de quartas de final da Copa do Catar, os europeus podem repetir 2018. Aliás, após 2002, só uma equipe de fora da Europa chegou à final: a Argentina, na já citada final de 2014.

Em 2018 todos os semifinalistas vieram do chamado “velho continente”: França, Croácia, Bélgica e Inglaterra.

Este ano, os dois finalistas da Copa da Rússia podem inclusive repetir a decisão do título. A Croácia enfrentará o Brasil e a França vai encarar a Inglaterra. Além disso, a Holanda pega a Argentina e Portugal terá pela frente a surpresa Marrocos.

Foto:Divulgação/Fifa

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pelo futebol da Espanha que o do Brasil.

Related post

Leave a Reply