Artemisa é o campeão inédito em Cuba
Vitória nos pênaltis deu o primeiro título de sua história ao Artemisa
No jogo de volta da final da 106ª edição da “Liga Nacional de Fútbol”, nome oficial do Campeonato Cubano, o Artemisa derrotou o Santiago de Cuba por 1 a 0.
A partida decisiva aconteceu no estádio de Guanajay, na cidade de mesmo nome, localizada a trinta quilômetros da capital Havana.
Visitantes eram favoritos, mas perderam a chance do tetra
O time da casa tinha pela frente o maior clube da história recente do futebol cubano e atual tricampeão nacional. Além disso os santiagueros haviam vencido a partida de ida por 1 a 0, no estádio Antonio Maceo.
No entanto, sem pressa e sabendo que tinham noventa minutos para marcar ao menos um gol, os mandantes contaram com o faro de gol do artilheiro Yasnai Rivero.
Aos 18 minutos do primeiro tempo, ele marcou seu 21º gol no campeonato. Ninguém balançou mais vezes as redes que o atacante de 31 anos.
Pênaltis decidiram o campeão
A partir daí ambos sistemas defensivos levaram a melhor. Acostumados com o seu gramado sintético, os “Diablos Rojos”, na grama natural, via a equipe artemiseña se cansar aos poucos.
O resultado levou a partida para a prorrogação. Richar Ramos, que havia entrado no lugar de Lázaro Noel Ramos, logo deu duas entradas duras, sendo punido em ambas as ocasiões pelo árbitro Yadel Pupo.
O Artemisa soube se defender em desvantagem numérica e levar a decisão para os pênaltis. O goleiro Diosvelis Guerra defendeu o chute de Yasmani Feraud e Freddy Suárez venceu Alfredo López para definir o triunfo local por 5 a 3.
Artemisa tem apenas 11 anos de história
Assim, o Artemisa é o novo campeão, o seu primeiro título em sua curta história, já que foi fundado em 2011, impedindo o inédito tetra do adversário.
No “Torneo Apertura” de 2022, com dois grupos de oito clubes cada, após terminar em primeiro lugar no seu grupo, foi goleado pelo próprio Santiago de Cuba na partida única da final por impiedosos 7 a 0.
Os quatro primeiros de cada grupo passaram para o “Torneo Clausura”, também em turno e returno (14 rodadas), e com o Artemisa na primeira posição, obrigando a realização de uma final nacional.
Foto: Divulgação/FC Artemisa