Notícias

Futebol Brasileiro

América-MG e Cruzeiro iniciam a decisão que vale vaga para a final

AMÉRICA-MG X CRUZEIRO

Primeira partida da decisão que levará um dos dois times à grande final do Campeonato Mineiro

Na tarde deste domingo (31), a equipe do América-MG recebe o Cruzeiro às 16h, horário de Brasília, no Estádio Independência, em duelo válido pela primeira partida da decisão da semifinal do Campeonato Mineiro de 2019, diga-se de passagem que serão dois jogos entre os times, Raposa joga por dois resultados iguais, decide em casa no Mineirão, é beneficiado por ter feito melhor campanha que o Coelho.

Credenciais dos semifinalistas

O Coelho chegou até aqui depois de vencer a Caldense em casa no Estádio Independência por 2 a 0, jogo válido pelas quartas de final, resultado este, que foi o suficiente para levar o América-MG à vaga da semifinal contra o Cruzeiro.

Já a Raposa goleou o Clube Atlético Patrocinense por 5 a 0. Jogando em casa no Mineirão, o Cruzeiro foi impiedoso contra o Patrocinense, não tomando conhecimento do time de Patrocínio. O jogo foi válido pelas quartas de final, como tem a melhor campanha do que o seu adversário das semifinais, o time Celeste joga por dois resultados iguais e decide a segunda partida no Mineirão.

Os desfalques do Coelho

O treinador Givanildo Oliveira fez o penúltimo treino no CT Lanna Drumond na sexta-feira (29) com sua equipe, visando a grande decisão contra o Cruzeiro, time precisa reverter a vantagem da Raposa que joga por dois resultados iguais.

Juninho segue com dores na coxa esquerda e Leandro Silva está em recuperação de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Ambos os jogadores correm contra o tempo para ficar à disposição do treinador e ser opção para os atletas relacionados.

Já Matheusinho está liberado para enfrentar o Cruzeiro, jogador que foi expulso no clássico contra o Atlético Mineiro aos 13 minutos do segundo tempo, quando deu um carrinho por trás em Cazares, foi julgado pelo Artigo 254 (Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente) e recebeu apenas advertência, não treinou na sexta-feira (29) mas está à disposição do treinador.

Mano avisa: tenho que alternar os jogadores

Já Mano Menezes deixou bem claro que irá alternar a equipe na reta final do Campeonato Mineiro e nesta sequencia apertada do calendário esportivo. Mano conta com a volta do lateral direito Orejuela que estava servindo a Seleção Colombiana em amistosos na Ásia, ele deve ocupar a vaga de titular no lugar de Edilson que será poupado.

Robinho também deve ser poupado, assim como Rodriguinho. Raniel não está liberado pelo departamento médico do clube e fica de fora do clássico contra o América-MG. Outro que não tem condições clínicas de jogo é o Thiago Neves, que ainda faz trabalho de recuperação da panturrilha. Nesta altura do campeonato, mata-mata no Mineiro e jogos na fase de grupo da Libertadores, Mano Menezes disse ser impossível repetir a mesma escalação do jogo anterior, serve para prevenir o desgastes e evitar contusões dos atletas.

América-MG tem que vencer para tirar vantagem do Cruzeiro

O América-MG faz contra o Cruzeiro um dos seus jogos mais importantes de 2019, se perder ficará pelo meio do caminho, só resta vencer, pois como a Raposa tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais, cabe ao Coelho tirar esta diferença e a oportunidade é nesse jogo de ida, quando joga em sua casa no Independência.

Um dos seus jogadores em destaques e concorrente ao prêmio “ídolo da galera”, o volante Zé Ricardo é formado na base do clube e falou deste importante clássico e decisivo para o Coelho.

“Sabemos que o Cruzeiro é uma das maiores equipes do Brasil, mas o nosso grupo encaixou muito bem, com jogadores de qualidade, e é muito bom. Neste ano, fizemos bons clássicos. Temos tudo para fazer um grande jogo no domingo. Acredito que, se estivermos em um bom dia e com a cabeça boa, temos todas as condições de conquistar a classificação, que é o nosso objetivo” – disse Zé Ricardo.

Já o goleiro Fernando Leal, um dos mais experientes do time e no América-MG desde 2014, recentemente ganhou a posição de titular com a saída do João Ricardo, falou sobre  a atuação do VAR na reta final do Campeonato Mineiro.

“Não preocupa muito a arbitragem, principalmente por causa do VAR. Porém, depois da chegada do árbitro de vídeo, acho que ficou um pouco sem graça o futebol, porque o erro faz parte. Erramos, e o juiz também erra. Também fica um clima ruim no jogo. Existem lances que eles usam o VAR de maneira equivocada. Analisar um lance em câmera lenta é ruim, porque é completamente diferente do ao vivo, e a interpretação pode mudar. Espero que usem o VAR para o bem do futebol e não fiquem parando o jogo” – comentou o goleiro.

Cruzeiro em boa fase e Mano de braços abertos à espera de TN10 e Raniel

Com um bom inicio de temporada, o Cruzeiro vem colhendo frutos dos resultados obtidos nos campeonatos que está disputando: Campeonato Mineiro e Libertadores. Pelo estadual foram 11 jogos com 7 vitórias e 4 empates na primeira fase, classificou-se em segundo lugar com 25 pontos ganhos, marcou 22 gols e sofreu 5. Jogou as quartas de final e goleou o CAP por 5 a 0, somando mais um triunfo e mais 5 gols.

Na Libertadores foram 2 jogos e 2 vitórias, marcou 3 gols e não sofreu nenhum. Isso dá ao Cruzeiro o “status” de único time invicto do Brasil que irá disputar as séries A e B, principais competições do nosso futebol.

Na contra mão encontra-se o Thiago Neves ou TN10, que sofre com contusões na panturrilha direita  desde o inicio da temporada de 2019 e praticamente não teve uma sequencia de jogos pelo time, a última vez que entrou em campo, saiu sentindo dores na panturrilha e não voltou mais. Mano está à espera dele, pois é um jogador importante para o elenco.

– Thiago Neves esteve tanto tempo fora que eu o chamei de TN30, e ele já é o TN10 (risos). Mas está voltando, está muito feliz com a volta dele. Teve um começo de ano difícil. Felizmente a equipe teve outras soluções para passar por essa ausência. Mas a volta dele é extremamente positiva para o grupo. É um jogador importantíssimo para o grupo, está na reta final de preparação. Assim como Raniel, que está com uma semana a mais de diferença. Mas está voltando com muita vontade, e a gente de braços abertos para recebe-lo – disse Mano Menezes.

Ficha técnica – América-MG x Cruzeiro

Data: 31/03/2019

Hora: 16h, horário de Brasília

Local: Estádio Independência – Belo Horizonte – MG

Arbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Arbitro assistente 1: Bruno Boschilia (Fifa/PR)

Arbitro assistente 2: Felipe Alan Costa (MG)

VAR: Wagner Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)

Assistente de VAR: Carlos Berckembrock (SC).

América-MG: (Provável escalação) Fernando Leal; Ronaldo, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho (Christian) e Matheusinho; Felipe Azevedo, Marcelo Toscano e Júnior Viçosa.

Técnico: Givanildo Oliveira.

Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Orejuela, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Rafinha) e David; Marquinhos Gabriel e Fred.

Técnico: Mano Menezes.

 

Deixe uma resposta