Emelec e Cruzeiro de olho na ponta da tabela da Libertadores
El Bombillo precisa vencer a Raposa pela Libertadores, time equatoriano é vice-líder e tenta encostar no líder “Lá Bestia Negra”
Na noite desta quarta-feira (03), a equipe do Emelec recebe o Cruzeiro às 21h30, horário de Brasília, no Estádio George Capwell em duelo válido pela terceira rodada da Copa Libertadores das Américas de 2019.
Tabela de classificação da Libertadores, Grupo B
O Emelec é o vice-líder com 2 pontos ganhos, vem de empate por 0 a 0 contra o Huracán, jogo realizado em sua casa, com este resultado a equipe equatoriana manteve a mesma colocação conforme rodada anterior.
Já a Raposa é lider isolada com 6 pontos conquistados, vem de vitória por 2 a 0 contra o Deportivo Lara, venceu mas não convenceu a maioria dos seus torcedores presente no Estádio Mineirão, foi o suficiente para manter a primeira colocação do Grupo B da Libertadores, visto pelos olhos do técnico Mano Menezes em tribuna especial no “gigante da Pampulha”.
El Bambillo precisa vencer para ganhar credibilidade
O treinador Mariano Soso apesar de proibir o acesso da imprensa no último treino de sua equipe, realizado nesta terça-feira (02) no Parque Samanes, só permitiu a presença dos jornalistas nas entrevistas do volante e capitão Pedro Quiñonez e do atacante Daniel Angulo.
Normalmente o time Equatoriano treina no seu CT, mas fez a opção em treinar no Parque Samanes devido a uma forte chuva nesta madrugada, evitando assim danificar o gramado do seu campo de treinamento. Mariano Soso vem com força máxima para o jogo que considera um divisor de águas no momento atual do seu time.
Cruzeiro sem TN10 e David
Já Mano Menezes volta ao comando do time no banco de reservas, depois de cumprir suspensão contra o Deportivo Lara no Mineirão, quando foi expulso nos minutos finais do jogo contra o Huracán da Argentina. Outro que retorna e foi relacionado é o centroavante Raniel que não jogava a tempos. O lateral direito Edilson e o meia Rodriguinho voltam à equipe, depois de serem poupados diante do América-MG, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro.
Os desfalques do Cruzeiro ficam por conta de Thiago Neves e David, ambos não viajaram com a delegação Celeste para Guayaquil, maior cidade do Equador, onde será disputado o jogo. A Raposa tem a responsabilidade de vencer a partida diante do seu adversário para praticamente garantir a sua classificação para as oitavas de final e manter 0 100% de aproveitamento na competição organizada pela Conmebol.
Emelec a um passo de sair ou afundar de vez
Com certa desconfiança de seus torcedores, o Emelec não vem correspondendo a temporada feito no inicio do ano. Time anda mau no Campeonato Equatoriano, em sete jogos, ganhou três, empatou dois e perdeu duas vezes.
Já na Libertadores empatou duas vezes, apesar de ser o vice-líder, precisa da vitória para encostar no Cruzeiro, caso contrário poderá ser ultrapassado e perder a posição na tabela de classificação, além de complicar a sua possível vaga às oitavas de final.
“Vamos tentar entrar bem em campo, porque sabemos que os três pontos são de vital importância para a gente. (…) Aqui dentro só se pensa em conseguir um bom resultado. Reconhecemos que eles não têm vindo, mas vamos tentar buscar os três pontos na quarta. Vamos tentar escrever outra história e dar um bom resultado para que nos apoia e nossa torcida” – disse em entrevista o capitão e volante Pedro Quiñonez.
“Obviamente reconhecemos que não estão saindo as coisas como planejamos, com o que pensávamos na pré-temporada. Mas temos que pensar que todos somos responsáveis e temos que ganhar amanhã” – acrescentou o capitão do Emelec.
Raposa tem retrospecto favorável contra os Equatorianos
A delegação Cruzeirense que viajou para Guayaquil, além de defender a liderança do Grupo B, em caso de vitória praticamente garante vaga às oitavas de final da Copa Libertadores. Outro fator interessante é o retrospecto favorável do time Celeste, que jogou até o momento, 10 partidas oficiais contra times Equatorianos e leva uma vantagem enorme com 7 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, com aproveitamento de 76,6%. Contra o Emelec foram duas partidas em 2000 pela Libertadores com vitória de 2 a 0 no Mineirão e 0 a 0 em Guayaquil.
Jogos do Cruzeiro contra equatorianos
Resultado | Motivo |
LDU 1×3 Cruzeiro | Libertadores de 1976 |
Cruzeiro 4×1 LDU | Libertadores de 1976 |
El Nacional 1×0 Cruzeiro | Libertadores de 1997 |
Cruzeiro 2×1 El Nacional | Libertadores de 1997 |
Cruzeiro 2×0 Emelec | Libertadores de 2000 |
Emelec 0x0 Cruzeiro | Libertadores de 2000 |
El Nacional 1×2 Cruzeiro | Libertadores de 2001 |
Cruzeiro 4×1 El Nacional | Libertadores de 2001 |
Deportivo Quito 1×1 Cruzeiro | Libertadores de 2009 |
Cruzeiro 2×0 Deportivo Quito | Libertadores de 2009 |
Como o momento é bom para a Raposa, em contra-partida começa uma maratona de jogos nas competições: Campeonato Mineiro com semifinais e Libertadores fase de grupos. Rafinha, assim como o técnico Mano Menezes chegaram a comentar sobre estes jogos decisivos e sobre um jogo a cada três dias do Cruzeiro.
“Sabemos que uma vitória fora de casa praticamente garante a classificação do nosso time. Isso daria um respiro, já que temos esse mês com jogos a cada três dias, e só jogo importante. Jogo de mata-mata, final e semifinal (do Mineiro), Libertadores… É, quem sabe, buscar uma vitória fora de casa para dar um respiro na Libertadores também” – disse o meia atacante Rafinha.
“Temos uma situação muito boa na Libertadores, mas você sabe que não pode descuidar. Temos um jogo muito duro, sempre difícil jogar contra eles lá. E nós temos que continuar nossa importante caminhada” – falou o técnico Mano Menezes.
Data: 03/04/2019
Hora: 21h30, horário de Brasília
Local: Estádio George Capwell – Guayaquil.
Arbitro: Víctor Carrillo – PERU.
Emelec: (Provável escalação) Dreer; Paredes, Jaime, Veja e Jhonson; Quiñonez, Arroyo e Cortez; Caicedo, Guerrero e Bryan Angulo.
Técnico: Mariano Soso.
Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Rodriguinho; Marquinhos Gabriel e Fred.
Técnico: Mano Menezes.