Esporte e superação: como o time de vôlei sentado Osasco mudou a vida de pessoas com deficiência
Quem tem um parente, amigo ou já ouviu falar de alguém que sofreu um acidente, teve alguma doença ou passou por uma cirurgia mal-sucedida e por conta disso se tornou pessoa com deficiência física?
Se você já ouviu uma história assim, deve imaginar as consequências desse trauma: dor, nos mais diversos sentidos da palavra, tristeza, susto e derrota. É como se de repente todos os sonhos e planos de alguém se desintegrassem, formando um grande vazio. Diante dessa angústia, existem alguns que passam a vida sem sair do buraco, mas outros encaram sua sobrevivência como uma valiosa segunda chance, erguem a cabeça e vão à luta em busca da luz no fim do túnel.
Nesse segundo e seleto grupo, estão os jogadores de vôlei sentado do Osasco, que encontraram seu caminho e sua ressurreição social na prática esportiva. Com muita garra e força de vontade eles treinam as segundas e quintas das 19 às 21h no Ginásio José Liberatti (Rua Jubair Celestino, 150), mesmo espaço onde treina o Osasco Nestle, um dos principais times de vôlei feminino do país.
Nenhum deles tem tempo para reclamar do passado ou do presente, conciliando a vida de pai e jogador com outra ocupação profissional. (o time conta com jornalistas, metalúrgicos, bancários, profissionais da construção civil, da área de suprimentos e de tecnologia da informação, securitários, auxiliares administrativos, técnicos de segurança do trabalho, funcionários públicos, pizzaiolos, autônomos e voluntários). Seu foco é fazer do time um projeto cada vez mais forte, formando, em primeiro lugar, bons cidadãos, devidamente incluídos na sociedade, e também bons jogadores, que nunca deixem a peteca e a bola caírem.
Após já terem superado tantos obstáculos, conseguir patrocínio para que o time possa participar dos principais campeonatos da modalidade (Paulista, Troféu Sérgio Del Grande, Regional e Brasileiro), arcando com despesas de transporte, alimentação, hospedagem e, além disso, proporcionando a todos uma estrutura adequada ao desenvolvimento de um atleta profissional, que futuramente viva e se dedique exclusivamente ao esporte, certamente não será dos desafios mais difíceis.
Jornalistas interessados podem contatar os responsáveis pelo time.
Bruno Caiado
(11) 9 6716-4059
Danilo Silva
(11) 9 4025-9472
Alexandre Gouveia
(11) 9 9191-9839
Facebook: Vôlei Osasco