Patrocínio na NBA? Uma utopia que virou realidade

A partir da próxima temporada as franquias da NBA terão a opção de estampar suas regatas com patrocínios

Como já se era esperado desde abril de 2016, a NBA liberou e a partir da temporada 17/18 o espaço das camisas das 30 equipes da competição serão também, como em outros diversos esportes, lugar para se estampar logomarcas.

Em discussão desde 2014, a decisão tomada pelo Conselho da NBA foi finalmente declarada e de maneira positiva para os patrocínios. Algumas franquias já esboçaram suas medidas e mostraram-se entusiasmadas com a situação.

Fato é que a equipe com maior visibilidade comercial do momento, o Golden State Warriors, um tempo atrás quando ainda se era especulado que os patrocinios teriam vez no basquete, lançava suas garras e já tinha um valor para quem quisesse o lugarzinho na sua regata: US$ 65,000,000. Outras equipes, como o Cavs, pediram cerca de US$ 50,000,000.

A noticia mais badalada sobre o assunto no momento é de que o Boston Celtics já fechou o seu patrocinio pra 17/18, com a General Eletrics. Os detalhes financeiros não foram divulgados.

O pioneiro no assunto, Philadelfia 76’s, fechou com a empresa de venda de ingressos StubHub. Kings também fecharam contrato com uma empresa especializada em amêndoas, a Blue Diamond Growners, os valores giram entorno de US$ 5,000,000, mesma quantia que receberá o 76’s.

Teremos algumas restrições quanto ao tamanho e local onde essas logomarcas se locarão, tais como a limitação à 6,35 centímetros quadrados pra cada um e na parte superior esquerda de cada uniforme.

As franquias terão também que respeitar uma cláusula que interfere nas escolhas dos patrocinadores, existem patrocinios que não podem ter vez nas regatas da NBA, tais como: bebidas alcóolicas, casas de aposta, veículos de mídia e concorrentes da marca de equipamentos esportivos Spalding – fornecedora de bolas – e da fabricante de relógios Tissot.

Diferentemente do futebol, onde os patrocínios são algo de praxe desde meados da década de 70, no basquete americano a situação é bem mais complexa, com certo rejeito no passado e até como algo utópico, eis que virou realidade e as franquias terão essa oportunidade de faturarem mais ainda e de uma vez por todas darem valor a algo que pode trazer muitos benefícios financeiros, assim também como no marketing.

E que fiquemos de olho nas proximas decisões e nas futuras questões contratuais de cada equipe com seus respectivos patrocinios.

E aí, gostou da novidade?

NBA
Clique na imagem para acessar o site

Abreu Neto

Related post

Leave a Reply