André Jardine faz história no América do México
Após empatar fora, América venceu o Cruz Azul e conquistou o bicampeonato mexicano
Na partida de volta da final do ‘Torneo Clausura’ 2024 da Liga MX, nome oficial do Campeonato Mexicano, o América ganhou por 1 a 0 do Cruz Azul. O jogo decisivo aconteceu no estádio Azteca, na Cidade do México.
Como o jogo de ida havia terminado 1 a 1, quem vencesse seria o campeão. Melhor para o América, que balançou as redes com Henry Martín, de pênalti, aos 33 minutos do segundo tempo, e ficou com o troféu.
O bicampeonato não acontecia há 35 anos para o clube da capital. À época, o time também tinha como comandante um brasileiro, o técnico Jorge Vieira. Agora, também. O treinador é André Jardine, ex-São Paulo, medalhista de ouro com seleção brasileira olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2021, e que esteve no Atlético San Luis (MEX) por dois anos.
Aliás, Jardine conseguiu um feito. É a primeira vez que uma equipe consegue conquistar o título do ‘Apertura’ e do ‘Clausura’ na mesma temporada também sendo líder na fase regular da Liga MX nos dois torneios. O título de 2023 foi o primeiro do América em cinco anos. O último havia sido o ‘Apertura’ de 2018.
Contudo, o sucesso já tem suas consequências: o treinador está no radar da Federação Mexicana para assumir o comando do selecionado nacional. Nos bastidores, o brasileiro, de 44 anos, é considerado um forte candidato a assumir a seleção do país após a Copa América, no lugar do técnico Jaime Lozano. O maior entrave, por enquanto, é a multa rescisória de 15 milhões de reais. Jardine tem contrato com o América até junho de 2025.