Portugal e Gana se enfrentam pelo Grupo H
Cristiano Ronaldo ficou de fora do último amistoso preparatório da seleção lusitana
Nesta quinta-feira (24) às 13h00 (horário de Brasília), Portugal e Gana estreiam na Copa do Mundo Catar 2022 pelo Grupo H no Stadium 974, em Doha, Catar.
Como vem a Seleção Portuguesa
Nas Eliminatórias Europeias para o Mundial, Portugal acabou tendo mais trabalho do que se esperava para conseguir a vaga. Ficou na segunda posição de sua chave, que teve a Sérvia como campeã, precisando recorrer à disputa da repescagem para obter seu lugar na Copa do Catar de 2022
Apesar dos maus resultados recentes , eliminação em casa na Liga das Nações, por exemplo, Portugal chega como uma das seleções mais fortes e com potencial para chegar longe nesta Copa do Mundo. Além de seu maior artilheiro na história, Cristiano Ronaldo, o elenco tem destaques como Bernardo Silva e Rafael Leão, que vem brilhando no Milan.
A estrela de Portugal
Aos 37 anos, o craque português Cristiano Ronaldo, tem atuado muito pouco nos últimos meses, uma vez que virou reserva no Manchester United e nas últimas partidas alegando estar doente, sequer foi relacionado. Porém, deixou a Inglaterra com uma entrevista um tanto quanto capciosa acusando a tudo e a todos, menos a ele mesmo, naturalmente, pelo gigantesco fracasso em seu retorno ao clube de Old Tradfford.
Embora oficialmente uma gastrite tenha sido o motivo oficial para que não tenha sido acionado no encontro com a Nigéria na quinta-feira, 17 de novembro, em Lisboa, na despedida da equipe diante de sua torcida, antes do embarque para o Catar, houve suspeita de que a decisão do técnico Fernando Santos de não colocá-lo em campo tenha sido motivada pela polêmica criada pela situação com o clube. Entretanto, é improvável que o veterano treinador prossiga sem relacioná-lo entre os titulares.O jogador parece evitar uma melhor dinâmica do time quando está em campo.
Os europeus são, na teoria, favoritos para terminarem em primeiro nesta chave, enfrentando possivelmente Sérvia ou Suíça nas oitavas de final, com certo favoritismo. No elenco lusitano, há dois brasileiros naturalizados: Otávio, do FC Porto, e Matheus Nunes, do Wolverhampton.
Como vem a Seleção Ganesa
A seleção ganesa chega ao Catar como uma incógnita do que pode aprontar no Grupo H. Ainda não se sabe se será o time que foi facilmente batido pela Seleção Brasileira em amistoso realizado em setembro ou um time com boas possibilidades de incomodar os favoritos Portugal e Uruguai após triunfo sobre a Suíça, na última quinta. Neste jogo, André Ayew se tornou o jogador com mais partidas pelas Estrelas Negras, com 110 participações.
A seleção de Gana tomou um susto antes de sua estreia na Copa do Mundo do Catar de 2022. Nada, entretanto, relacionado ao desempenho nas quatro linhas. A delegação teve que deixar às pressas o hotel em que estava hospedada após soar o alarme contra incêndio. Foi, no entanto, um alarme falso.
Talvez também tenha sido falsa a boa impressão deixada pela vitória, por 2 a 0, em cima da Suíça em seu último amistoso antes da estreia no Mundial. Na quinta-feira, 17 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos, os ganeses ganharam por 2 a 0. Gols de Salisu, aos 25 minutos, e Semenyo, aos 29 minutos, ambos no segundo tempo.
Não que o resultado não tenha sido justo. Foi. A equipe de Gana, que contou com a posse de bola por 44% do tempo, desenvolveu 11 oportunidades para disparo, sendo que meia dúzia delas foi na direção certa. Entretanto, a Suíça, que relacionou sua equipe titular para o encontro, mostrou pouco interesse no confronto. Atuando com baixa intensidade, chegou a desenvolver sete chances para disparo. Contudo, não acertou a meta ganesa uma vez sequer.
Ficha Técnica: Portugal x Gana
Horário: 13h00 horário de Brasília
Local: Stadium 974, Doha, Catar
Transmissão: Globo e SporTV
Provável escalação de Portugal: Diogo Costa; Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias e João Cancelo; William Carvalho, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva
Provável escalação de Gana: Ati Zigi; Mensah, Salisu, Amartey e Tariq Lamptey; Abdul Samed, Thomas Partey e Kudus; Andre Ayew, Jordan Ayew e Sul Emana. Técnico: Otto Adda.
Foto: facebook.com/PORTUGAL/