Packers e 49ers, o duelo que decide quem vai ao Super Bowl 54 pela NFC

 Packers e 49ers, o duelo que decide quem vai ao Super Bowl 54 pela NFC

49ers e Packers definem o campeão da Conferência Nacional da NFL

A NFL está na sua reta final, e a definição dos times que vão ao Super Bowl acontece nesse domingo, 19, com as finais de conferência. Na NFC, teremos o confronto entre Green Bay Packers e San Francisco 49ers, as duas equipes com melhores campanhas da Conferência Nacional, sendo o Packers sendo o segundo melhor time, com 13-3 e o 49ers também com 13-3, porém, San Francisco ficou a frente devido ao confronto direto contra o Packers na temporada regular, quando na oportunidade o time de San Francisco venceu por 37×8 a equipe de Green Bay.

A partida acontece no Lewi’s Stadium, casa do 49ers e o primeiro kickoff da partida acontece às 20h40, no horário de Brasília. O jogo tem transmissão exclusiva da ESPN, logo após a partida entre Tennessee Titans e Kansas City Chiefs, final da Conferência Americana. Quem não tiver a ESPN, terá as opções de assistir ao jogo via streams da internet, ou para que tiver a assinatura do game pass da NFL, poderá também acompanhar esse jogão.

Mesmo sob comando de Aaron Rodgers, Packers é considerado zebra contra o 49ers

O Green Bay Packers vem de uma temporada muito positiva e indo além das expectativas. Mudanças feitas franquia nos últimos anos, começando pela troca de general mananger e terminando com a troca do staff técnico, tendo o novato Matt LaFleur como o novo head coach da equipe de Green Bay, deram ao Packers um ar dúvida e passava a ser uma incógnita na temporada regular e não passaria se quer aos playoffs.

Com tantas mudanças e passando por uma reformulação em seu elenco, o Packers se superou e teve uma campanha positiva de 13-3 e levou a NFC North. Embora tivesse problemas no corpo de wide receivers, tendo somente Davante Adams como referência segura na equipe, o Packers conseguiu achar outras maneiras de vencer os jogos. Mesmo tendo uma oscilação de atuações, o Packers conseguiu efetivar boas vitórias e assim conseguir uma bye importante de primeira rodada, o que possibilitou o time estar ao menos na semifinal de conferência.

Com duas semanas de preparo, o Packers conseguiu vencer em casa o Seattle Seahawks, pelo placar de 28×23. O ataque até que teve uma certa melhora, tendo Adams sua melhor atuação pelo Packers na temporada, com 160 jardas aéreas e dois touchdowns marcados. Aaron Jones, mais uma vez foi efetivo em algumas corridas terrestres, obtendo 62 jardas e correu para dois touchdowns. Contudo, a oscilação da equipe ainda permanece, tanto que isso se reflete no placar, com um 21×3 no primeiro tempo e no segundo o time só vence por cinco pontos.

Aaron Rodgers tem que ter uma ajuda melhor contra forte linha defensiva do 49ers. No jogo da temporada regular o quarterback do Packers sofreu fumble e sacks Foto: Packerswire/USA Today Sport

E para o jogo contra o 49ers, o Packers chega como zebra. Em uma estatística feita pela Football Outsiders, o Packers tem apenas 7,4% de ganhar o Super Bowl, estando atrás do Tennesse Titans que tem mais do dobro de porcentagem de Green Bay, com 19,4%. Ou seja, para vencer o 49ers e estar em mais um Super Bowl, o Packers terá que passar por várias adversidades e só será possível com Aaron Rodgers sendo perfeito.

Além de Rodgers inspirado, outros fatores serão determinantes, a principal delas o duelo nas trincheiras. De um lado teremos a forte linha defensiva do 49ers e do outro a linha ofensiva do Packers. Se conseguir estabelecer o jogo terrestre, tendo o Rodgers oportunidades de playaction, soltando a bola rápida e tendo os tight ends do Packers como principais recebedores, as chances do Packers vencer aumentam. Além disto, a defesa tem que forçar turnovers e ataque capitalizar em pontos, pois assim colocaria o 49ers em uma situção que não teve até aqui na temporada. E é ai que Rodgers mais uma vez tem que aparecer e assim dar a vitória ao Packers.

Considerado um time subestimado antes da temporada, o 49ers quer mais uma vez mostrar a que veio

A temporada regular do San Francisco 49ers foi de grandes vitórias e de uma consolidação de um time que efetivamente venho para ser um dos favoritos a conquista do Super Bowl, muito devido a formatação do elenco que vem sendo feita nos últimos anos. O time, dentre os quatro finalistas é com toda a certeza o mais equilibrado, porém, algo pode preocupar o 49ers, o seu quarterback.

Mesmo tendo uma temporada regular em que não comprometeu o time, Jimmy Garoppolo não teve atuações a nível elite ao ponto de estar em uma posição desconfortável e ter que virar um jogo extremamente complicado. Não por acaso, o head coach Kyle Shanaham sabe dos limites do seu QB e evita coloca-lo em situações em que Garoppolo pode complicar o time.

Não por acaso, o jogo terrestre e a defesa foram os grandes diferenciais do 49ers e que assim dão a chance do Garoppolo de vencer jogos com uma exigência menor, porém efetiva, colocando o time em ótimas situações de pontuação. Tanto que na última partida, após uma interceptação boba de Garoppolo, Shanaham procurou apronfundar o jogo terrestre contra o Minnesota Vikings. Não por acaso, a dupla de running backs, Tevin Coleman e Raheem Monstert tiveram 105 jardas e 58 jardas terrestres respectivamente e dois touchdowns terrestre de Coleman.

Jimmy Garoppolo não cometendo erros e contando com boa performance de seu companheiros, o 49ers pode enfim mais uma vez retornar a um Super Bowl Foto: Sports Illustrated

E diferentemente do confronto da temporada regular, em que impôs de uma maneira absurda, o 49ers pode até ser o favorito a estar no Super Bowl, mas para vencer o Packers novamente, San Francisco terá que fazer algo a mais do que fez naquele jogo. Começando por uma defesa agressiva em que terá que ser efetiva no pass rush, evitando que Aaron Rodgers consiga conectar passes, além de limitar o jogo corrido. Travando o ataque do Packers, que é deficiente no seu grupo de recebedores, o 49ers já dando um passo enorme para a conquista da NFC.

Porém, não basta uma atuação excelente da defesa, o ataque do 49ers tem que dar uma resposta a cada jogada positiva do outro setor do time. Jimmy Garoppolo terá que proteger melhor a bola, evitar interceptações, que poderiam se tornar em pontuações do Packers. Além da proteção da bola, o jogo terrestre será fundamental, pois mais uma vez colocará Garoppolo em situações mais favoráveis dentro de campo, além de controlar o relógio e dinamitando assim as chances do Rodgers voltar a campo. Fazendo isso, o 49ers será o representante da NFC no Super Bowl.

Pitacos Históricos

A NFL está na sua temporada 100, e com elas algumas fatos podem voltar a acontecer. A primeira e mais interessante é que se Packers e Chiefs forem ao Super Bowl 54, essa será a segunda vez em que as duas franquias debutam uma contra outra em um Super Bowl, sendo o primeiro duelo ocorrido no Super Bowl 1, com a vitória do Packers por 35×10.

Uma segunda pitada histórica é um time de seed 6 ou vindo do wild card a vencer um Super Bowl. O Tennesse Titans pode repetir o feito histórico já ocorrido com o New York Giants da temporada 2011, em que teve 9-7 e foi seed 6 e chegou até o Super Bowl 46 e venceu o New England Patriots pelo placar de 21×17 e do Packers de 2010, em o time de Aaron Rodgers foi seed 4, teve campanha de 10-6 e foi ao Super Bowl 45 e venceu o Pittsburgh Steelers por 31×25.

E uma terceira e última pitada histórica é que se o Super Bowl for entre, Packers e Titans, 49ers e Titans ou 49ers e Chiefs serão confrontos nunca ocorridos em um Super Bowl, sendo um duelo inédito pelo troféu Vince Lombardi. Dos quatro finalistas, apenas o Titans não tem um título, os demais já tiveram o gostinho de ser melhor da NFL. A única aparição do Titans em Super Bowl foi no ano 2000, quando encarou o então St Louis Rams por 23×16, com uma jogada histórica do Rams parando o ataque do Titans a centimetros da endzone, sendo que o touchdown de Tennessee propiciaria a sua conquista do Super Bowl.

Esportes Mais

Facebook

 

Igor Castro

Related post

Leave a Reply