Cruzeiro e Bahia, mais uma decisão para a Raposa
Cruzeiro venceu seu último jogo, saiu do Z-4, ganhou moral e confiança. Agora pega o Bahêa em crise e vindo de três derrotas consecutivas
Na noite deste domingo (03), a equipe do Cruzeiro recebe o Bahia às 19h, horário de Brasília, no Estádio Magalhães Pinto “Mineirão”, em duelo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019.
Classificação de Cruzeiro e Bahia
A Raposa é o 16º colocado com 32 pontos ganhos, vem de vitória por 2 a 0 contra o Botafogo, jogo realizado fora de casa no Estádio Engenhão “Nilton Santos”, resultado que tirou o Cruzeiro da zona de rebaixamento, time Celeste subiu uma posição na tabela, trocando de lugar com o Fluminense que automaticamente entrou no Z-4.
Já o Tricolor Baiano soma 41 pontos, está na nona colocação, perdeu seu último jogo por 1 a 0 contra o Santos, partida realizado no Estádio Vila Belmiro, placar que veio decretar a terceira derrota do Bahia no Brasileirão, apesar do revés, time do Bahia manteve a mesma posição na tabela.
Léo retorna à posição, depois de recuperação da fratura na clavícula
O treinador Abel Braga tem problemas para escalar a dupla de zagueiros do Cruzeiro, Dedé fazendo fisioterapia, recuperando de uma recente cirurgia no joelho, está vetado pelo departamento médico do clube.
Léo se recuperou de uma fratura na clavícula e ficou até no banco de reservas contra o Botafogo na quinta-feira (31). Já o zagueiro Fabrício Bruno levou o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Bahia no domingo (03). Abel deverá escala-lo em seu lugar, formando dupla com o jovem Cacá que marcou o primeiro gol na vitória da Raposa por 2 a 0 contra o Alvinegro Carioca. Abaixo segue o link dos gols dos jovens da base Cruzeirense.
Outro desfalque da Raposa é o atacante Pedro Rocha que se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo, ele ficou de fora por quatro partidas e disse que não vê a hora de voltar a ajudar a sua equipe pelo Campeonato Brasileiro e na luta contra o rebaixamento.
Pedro Rocha vive expectativa para voltar a atuar na reta final do Brasileiro — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
“A expectativa é a melhor para voltar rápido e ajudar o Cruzeiro nesses jogos importantes que teremos até o final do campeonato” Pedro Rocha
Bahia com desfalques dos volantes Gregore e Ronaldo
O treinador Róger Machado não poderá contar com os volantes Gregore e Ronaldo, ambos cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebidos na derrota de 1 a 0 contra o Santos no meio de semana na Vila Belmiro, para suprir a dupla no meio de campo, Róger relacionou Shaylon e Edson.
Tirando este problema de suspensão, Róger Machado terá que quebrar a cabeça com seus jogadores para montar uma equipe competitiva, que não vence a três partidas e pior vindo de derrotas consecutivas. No mínimo terá que criar um clima de superação no elenco para enfrentar um Cruzeiro que vem crescendo com Abel Braga e lutando contra o rebaixamento.
Cruzeiro invicto e de uniforme novo
O mês de outubro foi muito positivo para a Raposa, além de sair do Z-4 na última quinta-feira (31), dia do Halloween, o time Celeste não perdeu nenhuma partida, no total foram sete, com aproveitamento de 61,9%. Se ficou tanto tempo sem sair da zona de rebaixamento, pode-se considerar que num campeonato de pontos corridos é necessário a somatória de pontos e o Cruzeiro deixou somar 3 pontos contra Goiás na estréia de Abel Braga, mas foi superior ao time Goiano. Contra a Chapecoense tomou o empate no último minuto do jogo em avaliação do VAR.
Já contra o Fortaleza a cena voltou a repetir novamente, após abrir o placar aos 36 minutos do segundo tempo, três minutos depois numa falha do lateral Egídio e desatenção do time, levou o gol de empate. Em todos esses jogos o Cruzeiro foi superior e apresentou um futebol mais agressivo, mais competitivo, longe de ser aquele esperado pelo elenco e o que vinha apresentando no inicio do ano em jogos do Campeonato Mineiro e a primeira fase da Copa Libertadores.
Jogos do Cruzeiro em outubro
Resultado | Data |
Cruzeiro 1×1 Internacional | 5/10 |
Cruzeiro 0x0 Fluminense | 9/10 |
Chapecoense 1×1 Cruzeiro | 13/10 |
Cruzeiro 1×0 São Paulo | 16/10 |
Corinthians 1×2 Cruzeiro | 19/10 |
Cruzeiro 1×1 Fortaleza | 26/10 |
Botafogo 0x2 Cruzeiro | 31/10 |
Bahia em crise, Róger pede resgate de confiança: “Ter o prazer de jogar bola”
Após a terceira derrota consecutiva, treinador Róger Machado chegou a afirmar ainda no fim do jogo contra o Santos que “o time não merecia o empate”. Tricolor Baiano ainda vê o afastamento do G-6, grupo onde os times entram para a Libertadores em 2020, ficando a 5 pontos do Internacional que fecha o seleto grupo, caso o Flamengo seja campeão da Copa CONMEBOL deste ano contra o Ríver Plate, o G-6 vira G-7.
Diante disso Róger pede para que o time resgate a sua confiança em jogar futebol, para enfrentar o Cruzeiro neste domingo pela 30ª rodada e buscar um resultado positivo contra a Raposa dentro de casa, que luta incessantemente contra o rebaixamento vindo de sete jogos invictos e que deixou o Z-4 na última rodada.
– Nós temos que, dentro do que sempre fez, voltar a ter confiança para fazer, ter tranquilidade e não se assustar com o momento que estamos vivendo. Os jogadores, muitas vezes, inseguros no campo, e eu não consigo entender por que a insegurança, estamos brigando lá na frente, assimilando e assumindo uma pressão que eu não consigo entender, por que não temos tranquilidade. Hoje a bola queimou no nosso pé, e isso atrapalha tecnicamente o planejamento para o jogo. Poucos jogadores que tiveram controle para trabalhar a bola com tranquilidade. Só parava no nosso pé quando chegava no Élber ou Artur, que tem mais destreza para segurar a bola. Do contrário, estava com receio de sair jogando. Trabalho foi feito para que tivéssemos coragem e confiança para sair jogando. Não aconteceu. Resgatar confiança desse grupo. Ajustar, mas tem que ter o prazer de jogar bola – avaliou.
Ficha técnica – Cruzeiro x Bahia
Data: 03/11/2019
Hora: 19h, horário de Brasília
Local: Estádio Magalhães Pinto “Mineirão” – Belo Horizonte – MG.
Arbitro: Wagner Reway – FIFA – PB
Arbitro assistente 1: Bruno Raphael Pires – FIFA -GO
Arbitro assistente 2: Oberto da Silva Santos – AB – PB
VAR: Paulo Roberto Alves Junior – AB – PR
Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Orejuela, Léo, Cacá e Egídio; Henrique, Éderson, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel, David e Fred.
Técnico: Abel Braga.
Bahia: (Provável escalação) Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Shaylon, João Pedro, Flávio, Arthur; Gilberto e Élber.
Técnico: Róger Machado.