1860 Munique e sua história na Alemanha

Conheça a história de um dos fundadores da Bundesliga, o TSV 1860 Munique

É notável que sempre que se fala em Munique, o primeiro time que vem à cabeça é o Bayern, mas antes mesmo da sua fundação, outro clube era quem levava o nome da cidade. “Os leões”, assim como são chamados, surgiram de uma associação de ginástica e atletismo de Munique. Um dos fundadores do atual formato do campeonato alemão, ficou em segundo na Oberliga Bávara de 1963, atrás apenas do Nuremberg naquela ocasião, e tiraria o Bayern de Munique da primeira edição da Bundesliga.

Sua primeira conquista foi a Copa da Alemanha de 1942, onde bateu o Schalke 04 por 2 a 0 na final. A equipe viveu décadas de bons e maus momentos, mas seu melhor período ocorreu na década de 60, quando conquistou seu segundo título da Copa da Alemanha em 1964, foi vice-campeão da Recopa de 1965 para o West Ham United, e, em 1966, viria a conquistar o seu primeiro e único título do campeonato alemão.

Imagem relacionada
Torcida apaixonada do 1860 Munique (Foto: MIS)

Na temporada seguinte, os leões de Munique viriam a disputar a Liga dos Campeões, mas acabaram ficando no caminho para o Real Madrid. A vitória em casa no jogo de ida por 1 a 0 não foi suficiente para se classificar, visto que no jogo da volta os Madridistas viriam a vencer por 3 a 1. Depois daquela década, o time ficou alternando entre acessos e rebaixamentos, até chegar a uma crise total e cair até as divisões regionais entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90. Em 1994, o clube voltou à elite, e figurou lá por 10 anos. Em 2000, voltou a figurar nas fase iniciais da UEFA Champions League, mas foi novamente eliminado, desta vez para o Leeds United, com duas derrotas e 3 a 1 no gregado. Em 2004, novamente foi rebaixado para a 2. Bundesliga, e desde então, nunca mais conseguiu retornar à primeira divisão.

Na sua volta às divisões inferiores, voltou a jogar no Grünwalder Stadion, o clube fez uma ótima campanha e tinha grandes chances de retornar para a Bundesliga, mas deixou a vaga escapar para o Eintracht Frankfurt nas últimas rodadas. Depois daquele ano, o clube ficou no ostracismo, quase veio à falência, mas alguns investimentos ajudaram a manter o clube.

Resultado de imagem para 1860 Munique Rudi Völler
Rudi Völler e Kickers Offenbach com a camisa do 1860 Munique (Foto: imago)

Tendo tudo isso em vista, o 1860 Munique resolveu apostar em sua base, e deu muito certo, afinal, sua base é uma das melhores do país. E foi assim em 2007/2008, com vários jogadores da base, a equipe era a mais jovem da 2. Bundesliga, e atropelou no primeiro turno. Entretanto, na segunda metade do campeonato, caiu consideravelmente de nível, e custou para permanecer na segunda divisão.

Vários grandes jogadores passaram pelo 1860 Munique, entre eles o campeão do mundo com a seleção alemã, Rudi Völler. Sem contar que sua fábrica de talentos é enorme, e só neste século, revelou jogadores como Julian Weigl, Kevin Volland, os irmãos Lars e Sven Bender e Fabian Johnson. Apesar de todos esses talentos que saíram de lá, a realidade da equipe profissional é totalmente diferente, o clube briga constantemente pelo rebaixamento, e a cada temporada que se passa a 3. Liga parece estar mais perto do que nunca. Atualmente, se encontram na décima quarta posição da 2. Bundesliga, com 16 pontos ganhos e apenas 2 pontos à frente da zona de rebaixamento, mas o clube aposta no português Vitor Pereira para reverter essa situação no restante do campeonato.

www.camisasdeclubes.com
Clique na foto para acessar o site

Leonardo Lucas

Related post

Leave a Reply