A caminhada do Dortmund para conquistar a Europa

Veja cada capítulo da conquista auri-negra da UEFA Champions League de 96/97

Naquela temporada, o Borussia Dortmund comandado por Ottmar Hitzfeld vinha de uma sequência de quatro títulos em dois anos, 2 Supercopas Alemãs e dois títulos da Bundesliga, conquistados seguidamente em 1995 e 1996. Mas uma temporada depois, os auri-negros chegaram a conquistar a glória que seria mais do que o esperado pelos seus torcedores: O título da Liga dos Campeões da Europa.

Com um esquadrão de jogadores como Matthias Sammer e Lars Ricken, o clube do Vale do Ruhr foi com tudo na Champions daquela temporada. Na fase de grupos, o Dortmund pegou o Atlético de Madrid de Simeone, o Steaua Bucareste, e o Widzew, da Polônia. A estreia da equipe foi com uma vitória por 2 a 1 contra o Widzew, em casa, com dois gols de Herrlich. Mas o grande triunfo naquela fase, foi a vitória por 1 a 0 conquistada contra o Atlético de Madrid no Vicente Calderón, o marcador naquela ocasião foi o lateral-direito Reuter.

Equipe do BVB pela Champions League (Foto: Bongarts/Getty Images)

Depois de passar em segundo no grupo, o adversário nas quartas de final foi o Auxerre, da França. No jogo da ida, Riedle, Schneider e Möller marcaram na vitória por 3-1. Na volta, Lars Ricken sacramentou a vitória por 1 a 0.

Nas semifinais, um duelo dificílimo estava por vir, o Borussia tinha pela frente o Manchester United, de Beckham, Giggs e Cantona. Ambos os confrontos foram muito complicados, como era o esperado. No jogo de ida, um chutaço de Tretschok aos 31 minutos do segundo tempo sacramentou a vitória por 1 a 0 do Dortmund. Em Manchester, as abelhas de Dortmund venceram também por 1 a 0, com gol de Lars Ricken, em uma partida onde a defesa auri-negra brilhou como nunca, sendo capaz de segurar os Red Devils em casa.

Riedle comemora seu gol na final da Champions (Foto: Bongarts/Getty Images)

Finalmente chegou a final, no estádio Olímpico de Munique, Borussia Dortmund e Juventus se enfrentavam. O Dortmund de Hitzfeld foi a campo com: Klos; Reuter, Sammer, Kohler, Kree, Heinrich; Lambert, Paulo Souza, Möller; Riedle e Chapuisat. Do outro lado, a Juventus, comandada por Marcello Lippi vinha a campo com Peruzzi; Porrini, Ferrara, Montero, Iuliano; Deschamps, Di Livio, Jugovic, Zidane; Vieri e Boksic. E a partida iniciou-se, pouco depois da metade do primeiro tempo, mais precisamente aos 29 minutos, Karl Heinz Riedle fez a festa do lado amarelo do estádio, o placar estava aberto, 1 a 0. Cinco minutos depois, Riedle viria a marcar outro gol, ampliando a vantagem do Dortmund sobre a Juve, 2 a 0, e assim se encerrava a primeira etapa.

No segundo tempo, a Juventus voltou pressionando, e, aos 20 da segunda etapa, Del Piero conseguiu diminuir o jogo para o clube de Turim. A torcida do Borussia Dortmund começava a ficar apreensiva, sabendo que poderia tomar o empate, visto que o adversário iria pressionar bastante depois do gol. Tendo isso em vista, Ottmar Hitzfeld decidiu pôr sangue novo no ataque, retirou Chapuisat e colocou Lars Ricken no jogo. No lance seguinte, o Dortmund tinha um contra-ataque, Ricken foi lançado em profundidade, percebeu o goleiro Peruzzi adiantado, e mandou por cobertura um pouco antes da entrada da área, era o gol que sacramentava a vitória do Borussia, era o gol do primeiro e único título de UEFA Champions League da história do clube, que é lembrado por sua apaixonada torcida até hoje.

www.camisasdeclubes.com
Clique na foto para acessar o site

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Liga dos Campeões da Europa
Liga dos Campeões da Europa tem duelos da 1ª fase definidos
Liga dos Campeões da Europa
Liga dos Campeões da Europa 2025/2026 tem caminho definido
Reprodução: Barcelona/Instagram
Lionel Messi: 38 anos de uma lenda do futebol mundial
Portugal
Nos pênaltis, Portugal é o primeiro bi da Nations League
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei