Notícias

Matérias Especiais

Retrospectiva Corinthians 2015: Do vexame ao sucesso

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Da eliminação vexatória para o Guarani-PAR ao Hexa Campeonato Brasileiro

O ano do Corinthians começou mais cedo, pois o time precisaria disputar a 1ª fase da Copa Libertadores da América. Mano Menezes saiu no final de 2014 e a diretoria, comandada por Mário Gobbi e sucedida por Roberto de Andrade, trouxe de volta o técnico Tite, que havia ficado o ano 2014 em seu período sabático estudando futebol.

Tite trouxe uma nova forma de jogar. O time campeão da Libertadores e do Mundial em 2012 jogava no 4-2-3-1. Na Florida Cup, um torneio preparatório para a temporada, Tite monta o Corinthians no esquema tático 4-1-4-1 e o time começa aos poucos a pegar forma. Com relação à reforços, a diretoria trouxe os atacantes Vagner Love, que estava no futebol chinês e o colombiano Stiven Mendoza, que estava no futebol indiano e repatriou o volante Chirstian, que estava há seis meses parado.

O primeiro jogo oficial em 2015 foi a partida contra o Once Caldas-COL, campeão da Libertadores em 2004, e o Corinthians atropelou. Vitória por 4 a 0 e vaga encaminhada na fase de grupos da Libertadores. No jogo de volta, empate por 1×1 e classificação carimbada para o grupo da Libertadores, que tinha: São Paulo, San Lorenzo e Danúbio.

Dentro de campo, as coisas estavam caminhando bem. Vitória nos três primeiros jogos na Libertadores e uma caminhada tranquila no Paulista, jogando em alguns jogos com o time titular e outros com os reversas. Entretanto a diretoria enfrentava problemas foras de campo, principalmente com relação aos salários atrasados referentes aos direitos de imagem e a renovação de Paolo Guerrrero, autor dos dois gols do Mundial de Clubes e ídolo da torcida, mas que estava pedindo um valor muito alto para renovar.

No Campeonato Paulista, o time conseguiu a classificação e enfrentou a Ponte Preta nas quartas de final. Venceu a partida por 1 a 0, em um jogo marcado por polêmicas da arbitragem, que anulou um gol legal da Macaca quando o jogo ainda estava 0 a 0. Paralelo a isso, o time encaminhava a classificação tranquilamente para a fase decisiva da Libertadores.

O primeiro baque que o Corinthians teve na temporada foi a eliminação das semifinais do Paulista, pelo arquirrival Palmeiras, nos pênaltis, em plena Arena Corinthians. Enquanto isso, no último jogo da fase de grupos da Libertadores, o Corinthians foi derrotado por 2 a 0 pela equipe do São Paulo, no Morumbi.

O adversário do Corinthians nas oitavas de final seria o Guarani – Par. O então diretor de futebol, Sergio Janikian, que tinha agradecido a Deus pelo time Brasileiro enfrentar o Paraguaio acabou pedindo demissão logo após a eliminação do Corinthians na Libertadores, que perdeu os dois jogos para o os Paraguaios. Derrota por 2 a 0 fora de casa e por 1 a 0 em casa. O time que uma parte da imprensa esportiva foi muito exagerada ao dizer que “Corinthians era time de ChampionsLeague” foi eliminado nas oitavas de final do torneio internacional.

Recomeço

O Corinthians começa sua caminhada no Brasileirão 2015 com uma vitória por 1 0 0 contra o Bi-Campeão Cruzeiro, fora em casa. Após esse jogo, o Corinthians venceu a Chapecoense também por 1 a 0, em casa e empatou com o Fluminense por 0 a 0 no Maracanã, o que seria o último jogo de Guerrero com a camisa do Corinthians, que por motivos financeiros não renovou o contrato.

Como o clube ainda enfrentava problemas financeiros, acabou decidindo não renovar com Emerson Sheik, herói da Libertadores e vendeu Fábio Santos, capitão do time para o futebol do México. Essas decisões foram tomadas com o objetivo de reduzir a folha salarial do time e poder quitar os salários atrasados.

Em duas rodadas, nas derrotas para o Palmeiras por 2 a 0, dentro de casa e 3 a 1 para o Grêmio, fora de casa, o time passou por uma turbulência e alguns da imprensa esportiva diziam que o Corinthians brigaria para não ser rebaixado. Os jogadores, como Elias, Jadson e Renato Augusto estavam preocupados, pois viram que o time estava sofrendo um desmanche e conversaram com o técnico Tite para saber qual era a real situação do time. Tite os fez acreditaram no projeto e o Corinthians começou a engrenar no Campeonato Brasileiro.

O clube passou 17 jogos invicto. O Corinthians assumiu a liderança na 18ª rodada, quando venceu o Sport, na Arena Corinthians, pelo placar de 4 a 3 e não largou mais. O maior perseguidor do Corinthians foi o Atlético Mineiro que via a distância para o líder ser de 4, 5, 7,8 pontos em algumas rodadas. Até que na rodada 33, os dois times se enfrentaram em uma chamada “final antecipada” e o Corinthians atropelou o Galo por 3 a 0, praticamente confirmando o título, que matematicamente viria a se confirmar duas rodadas depois, quando o time empatou por 1 a1 com o Vasco e o São Paulo venceu o Atlético por 4 a 2.

A festa do Hexacampeonato aconteceu no clássico contra o São Paulo, com uma vitória pelo placar de 6 a 1, a maior vitória da história do Corinthians em um Majestoso. Ralf foi o responsável por levantar o troféu e a torcida fez uma festa linda nesse dia.

Fator Tite

O maior responsável pela conquista do Brasileirão pelo Corinthians foi o técnico Tite. O clube perdeu Fábio Santos, Petros, Sheik e Guerrero e estava passando por problemas financeiros, mas em momento algum ele reclamou. Ao contrário, trabalhou muito e montou um meio campo com Elias, Jadson e Renato Augusto, que é considerado por muitos o melhor do Brasil. Diferentemente de 2011, quando o time vencia a maioria dos seus jogos por 1 a 0, em 2015 o time foi mais ofensivo e continuou com a defesa sólida. Como havia perdido Guerrero, Vagner Love havia sido o escolhido para ser o novo titular, mas o atacante estava muito mal e acabou perdendo espaço para Luciano, que havia feito uma boa participação com a Seleção no Pan, porém, ele acabou se machucando e Love retornou ao time titular e marcou gols decisivos para a equipe, graças a motivação de Tite.

O Corinthians teve no Brasileirão:
*maior número de vitórias: 24
*menor número de derrotas: 5
*melhor ataque: 71
*melhor defesa: 31
*melhor mandate: 90,74%
*melhor visitante: 54,39%

suporte (2042 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta