Notícias

Sem categoria

Jogos olímpicos Rio 2016: Ginástica

GIN´SATICA

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A ginástica é um esporte que vem crescendo consideravelmente pelo mundo e consequentemente também no Brasil. Após se desligar da Confederação Brasileira de Desportos em 1978, criou-se a Confederação Brasileira de Ginástica que atualmente é vinculada às seguintes modalidades: Rítmica, Artística, Geral, Aeróbica Esportiva, Acrobática e Ginástica de Trampolim.

Dentre estas ginásticas, apenas três fazem parte dos jogos olímpicos, sendo elas a Rítmica, a Artística e a Ginástica de Trampolim. Se você não tem noção do que são essas ginásticas, não entre em pânico ainda, afinal a explicação está por vir.

Ginástica
Clique na imagem para acessar o site

Ginástica Rítmica: É uma modalidade exclusivamente feminina que pode ser individual ou em conjunto. As atletas ao som de uma música têm que protagonizar apresentações diante jurados, em um número de dança e movimentos que devem ser combinado com um dos cinco aparelhos: corda, bola, arco, maças ou cintas. Apesar de serem 5 aparelhos, apenas 4 podem ser escolhidos para as Olimpíadas.

A competição do conjunto contará com a presença 14 países, sendo eles: Brasil, Rússia, Bulgária, Espanha, Itália, Japão, Israel, Belarus, China, Ucrânia, Estados Unidos, Alemanha, Uzbequistão e Grécia. Já a competição individual contará com 26 atletas, de países variados, a representante do Brasil será Natália Gaudio.

Representante brasileira do Rio 2016, Natália Gaudio

Ginástica Artística: Os ginastas devem realizar exercícios que exigem força, equilíbrio, flexibilidade entre outros em suas apresentações, também para uma mesa de jurados, com variados tipos de aparelhos, assim como saltos e exercícios solo, e devem se preocupar com o menor número de erros.

A ginástica artística envolve vários tipos de provas, tanto no masculino, quanto no feminino. Sendo elas: solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre cavalo, barras paralelas, barras assimétricas barra fixa e trave. Sendo que a modalidade feminina só engloba  o solo, o salto sobre cavalo, as barras assimétricas e a trave, sendo as duas últimas exclusivas.

Aparelhos da Ginástica Artística

O solo feminino é realizado com música enquanto o masculino é feito em silêncio. Em cada apresentação são emitidas duas notas, sendo a primeira pela dificuldade da série e a segunda pela execução dos movimentos.

Ginástica de Trampolim: É a modalidade mais nova da ginástica, não há exclusividade de sexo. Nesta modalidade os atletas fazem acrobacias no ar, com saltos que podem chegar até a oito metros de altura. Cada atleta  precisa apresentar duas séries de elementos, somando vinte saltos no total, sem repetição. Há 8 árbitros, 5 dão notas aos movimentos, 2 analisam a dificuldade e um central enquanto o tempo de voo é avaliado por um sensor da cama elástica. Os 8 atletas mais bem avaliados disputam a final.

Os países mais bem colocados nos ranking de ginástica são a Rússia, o Japão, EUA e Alemanha. que empre estão brigando pelo topo enquanto o Brasil nesta modalidade só ganhou uma única medalha(ouro) com o brasileiro Arthur Zanetti, em 2012 na prova de Argolas .

Ginástica
Clique na imagem para acessar o site
Eloiza Camargo (23 Posts)

20 anos. Mineira. Acadêmica em Fisioterapia. Atlético-MG. Napoli. INTZ.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta