Notícias

Sem categoria

Jogos olímpicos Rio 2016: Triatlo e Pentatlo Moderno

TRIATLON

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Triatlo

No Triatlo, os atletas realizam três modalidades, sendo elas: natação, ciclismo e corrida. Nas olimpíadas, o esporte iniciou em 2000,em Sydney. Para competir, os países podem, de acordo com critérios de desempenho, enviar no máximo três atletas tanto no masculino, quanto no feminino, que farão parte de uma mesma seleção de seus países.

No Triatlo Olímpico, o atleta percorre 1.5 Km na natação, 40Km de ciclismo e 10 Km de corrido. O esporte é considerado uma das maiores disputas do mundo, falando fisicamente.

Na natação a maioria dos atletas executam o nado livre, porém, todos os estilos são permitidos. Após sair da água, é obrigatório que o competidor deve colocar o capacete antes de pegar a bicicleta, para assim iniciar a próxima etapa, o ciclismo. No ciclismo, é permitido o vácuo (Na criação da modalidade não era permitido), tática em que os atletas “pegam carona” no ritmo de seus adversários da frente. A última é a  corrida. Quem chegar primeiro, vence a competição.

Vitória
Clique na imagem para acessar o site

Pentatlo Moderno

Pentatlo Moderno é um esporte praticado por homens e por mulheres, podendo se competir individualmente ou em equipes.  O Pentatlo Moderno estreou nas Olímpiadas em Estocolmo, em 1912, apenas com homens. A participação feminina começou em Sidney, em 2000.

No Rio 2016, estreará um novo formato da competição de esgrima, no qual uma rodada de bônus acrescenta pontos extras para os competidores.

O esporte é composto de cinco modalidades diferentes, sendo elas:

Esgrima

Os pentatletas se enfrentam entre si numa série de duelos com a espada. Todos enfrentam todos. Cada combate dura 1 minuto ou o tempo necessário para que o adversário seja atingido. A vitória em um combate se dá quando ocorre um contato em qualquer parte do corpo do adversário. Se durante um minuto não se dá nenhum contato, ambos os pentatletas assumem a derrota. Realizar um jogo perigoso, sair dos limites da pista ou dar as costas ao adversário levam à perda de pontos.

Natação

Os pentatletas nadam 200 metros livre contra o relógio. Só o tempo importa. Quanto mais rápido, mais pontos receberá. Quando os atletas completam a prova em 2min30s, 200 pontos são adicionados à sua pontuação geral na competição. Cada 0,33 seg mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos 1 ponto no total. Um tempo de 2min29 equivale a 253 pontos. Se o atleta escapar na saída, não tocar a parede com alguma parte do corpo nas viradas ou dar um passo no fundo da piscina, será penalizado em 10 pontos.

Hipismo

Montando em um cavalo desconhecido, o cavaleiro deve percorrer um trajeto de 350 a 450 metros, com 12 obstáculos de no máximo 1,2 m, sendo um duplo e um triplo, totalizando 15 esforços. O percurso menor deve ser concluído em um minuto e o maior em 1min17s. Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos, porém o pentatleta somente conhece seu cavalo após o sorteio que ocorre antes do início do aquecimento. O melhor colocado nas duas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim sucessivamente. O cavaleiro dispõe de somente 20 minutos para familiarizar-se com o animal durante o aquecimento. Duas quedas levam à interrupção do percurso.

Corrida e Tiro a laser

A  última e decisiva prova, o combinando de tiro a laser e corrida. O percurso é de 3.200 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação após as três provas anteriores. O melhor colocado larga primeiro e o segundo em seguida, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos. É a largada tipo “HANDICAP”. Ou seja, uma diferença de 20 pontos implicará em um intervalo de 20 segundos entre os atletas. Logo após a largada, os competidores dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir cinco vezes o alvo. Depois, a cada 800 metros percorridos, fará novamente os disparos, até completar quatro séries. Os acertos em cada série devem ser feitos num intervalo de 50s. O alvo fica a 10 metros de distância e com visibilidade para o público, que fica sabendo do resultado de cada atleta imediatamente, já que uma luz verde aparece quando o objetivo for concretizado. Os atletas atiram na posição de pé, com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.

O vencedor do Pentatlo moderno é aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos entre as modalidades e, por ter certa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.

Forma de disputa

A competição se inicia com uma rodada de esgrima. Após isso, os competidores participam nas quatro provas, todas no mesmo dia. A primeira atividade é a natação, depois novamente a esgrima, a terceira é o hipismo. Após isso, a combinação dos resultados de todos os eventos determinam a ordem classificatória para a última prova, a combinada de corrida e tiro, que tem quatro rodadas.

Final
Clique na imagem para acessar o site
Wesley Contiero (955 Posts)

Jornalista, 24 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta