Notícias

Futebol Internacional

Campeonatos históricos na Inglaterra: Episódio #5

inglaterra

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Chegamos ao 5º episódio da série dos melhores campeonatos históricos da liga inglesa. Essa edição sem dúvidas é uma das mais especiais, pois é equivalente ao nosso Brasileirão 2009, quando 4 times disputando o título até a rodada final.

A temporada foi 1946-47, a primeira da liga após a II Guerra Mundial. Nela, Liverpool, Wolverhampton Wanderers, Manchester United e Stoke City disputaram o título de modo acirrado até os minutos finais da 42ª rodada.

Contexto Histórico:

A Europa passava por reconstrução completa, após o término da II Guerra Mundial. O futebol sofreu transformações em todos os países do velho continente. Na Inglaterra, clubes como Sheffield Wednesday, Huddersfield Town, Sunderland e Newcastle United, que ganharam juntos 7 títulos no período entre guerras, jamais voltaram a serem campeões até os dias atuais. Na Itália, a grande Genoa também jamais voltou a ganhar uma conquista, enquanto na Alemanha, times como Hertha BSC e Dresdner jamais conquistaram o título novamente.

Clique na imagem para acessar o site

 

Jogadores de Destaque:

Pelos Reds podemos evidenciar a dupla de atacantes Jack Balmer e Albert Stubbins, ambos com 24 gols cada no campeonato. Também vale uma ressalva para o goleiro Cyrill Sidlow que foi o menos vazado da First Division. Pelos Wolves, os destaques vão para o atacante Johnny Hancocks e para o zagueiro Billy Wright, dois importantes jogadores na história do clube. Já pelos Red Devils, as ressalvas vão para os atacantes Jack Rowley e Stan Pearson com 26 e 19 gols respectivamente. E por fim, os grandes jogadores dos Potters foram o atacante Freddie Steele, o segundo maior artilheiro da história do time e claro, o lendário meia atacante Stanley Matthews, que fez história nas ligas inglesas ao jogar em alto nível acima dos 35 anos e ter sido escolhido o jogador do ano atuando na 2ª divisão.

Stanley Matthews – jogador do Stoke City

O Campeonato:

Na 1ª rodada da First Division foi o Wolverhampton Wanderers que começou no topo após goleada de 6-1 sobre o Arsenal em casa. Já na rodada 2 começou o dueto de trocas na liderança entre Blackpool e Manchester United, sendo nessa rodada o Blackpool o líder. O Manchester United assumiu a ponta na 4ª rodada ao golear o Liverpool por nada mais, nada menos que 5-0! O time de Manchester ainda venceu seu 5º jogo emendando 100% de aproveitamento na fase inicial da competição. O Blackpool retomou a liderança na 7ª rodada com 1 jogo a mais que os adversários, porém logo na rodada seguinte os Red Devils voltam ao topo ao golearem o Arsenal por 5-2.

Seguindo o duopólio da liderança, o Blackpool retoma a ponta na 10ª rodada com 1 jogo a mais que os adversários. Liderando por algum tempo a partir daí. O comando da First Division só mudou 14ª rodada quando finalmente os Reds assumiram a ponta ao golearem o Derby County fora de casa por 4-1. Nessa altura os Wolves eram 3º e o United era o 4º, tendo todos os 4 primeiros 1 jogo a mais na tabela, já os Potters eram 7º. Na rodada seguinte, foi a vez dos Wolves assumirem a ponta jogando 2 vezes na rodada com vitória de 4-1 sobre o Charlton Athletic fora de casa e empate em 2-2 contra o Preston North End também fora de casa.

Jack Rowley – jogador do Manchester United

O Liverpool retoma a ponta da tabela no jogo 16 ao vencer o Arsenal em casa por 4-2, atingindo 24 pontos. A liderança troca novamente na 18ª rodada quando o Wolverhampton Wanderers nem se quer entra em campo! Isso aconteceu porque Wolves e Reds empatavam em pontos na rodada anterior e os critérios de desempate favoreciam os Reds, contudo o time de Liverpool perdeu por 3-2 para o Blackpool fora de casa, dessa forma ficando atrás nos critérios. Nada mal assumir a liderança sem nem jogar!

Os Wolves aproveitaram bem o momento intermediário da competição vencendo vários jogos em sequência e ficando o pé no 1º lugar. Na 30ª rodada a tabela mostrava o Wolverhampton Wanderers em 1º com 44 pontos, seguido de Liverpool com 41 e Blackpool com 40. O Stoke City era 5º com 37 e o Manchester United era apenas 7º com 35.

Billy Wright – jogador do Wolverhampton Wanderers

A 10 jogos do fim do campeonato, a tabela ainda mostrava o Wolverhampton na liderança com 46 pontos, o 2º era o United com 42, já os Reds eram 3º com os mesmos 42 pontos e os Potters eram 5º com 40. A situação era muito favorável aos Wolves, contudo na 34ª rodada começa a reviravolta na competição, quando o Wolverhampton perdeu fora de casa para o Derby County por 2-1. Essa também foi a 1ª rodada que os 4 postulantes ao título ocuparam as 4 primeiras posições, o líder ainda eram os Wolves com 46 pontos, o 2º eram os Red Devils com 44 pontos, em 3º estava o Stoke City com 42 e em 4º os Reds com 42 também e 1 jogo a menos.

Na 37ª rodada, os Wolves voltam a tropeçar com empate em 1-1 fora de casa contra o Portsmouth, ainda líderes com 51 pontos. O 2º colocado era o Manchester United com 49 pontos com goleada em casa por 4-0 no Blackburn Rovers. Em 3º estavam os Potters com 48 pontos após vitória por 3-1 em casa contra o Brentford. Por fim, os Reds estavam em 4º lugar com 2 jogos a menos que os seus 3 adversários com 46 pontos após vitória em casa por 1-0 contra o Sunderland.

A 5 rodadas do fim o Wolverhamtpon folga na competição e seguia na liderança com 51 pontos. O Manchester United e o Stoke City jogaram ambos fora de casa com vitórias (1-0 e 2-0 contra Portsmouth e Blackburn Rovers) e agora tinham 51 e 50 pontos. Já o Liverpool perdeu na rodada por 3-2 em casa pro Blackpool estacionando nos 46 pontos, precisando de um verdadeiro milagre para ser campeão. Para piorar, o novo 4º colocado era próprio Blackpool, dificultando ainda mais pros Reds.

Na 39ª rodada o Liverpool finalmente passa a atuar como o futuro campeão da liga! Os Reds entraram em campo 4 vezes na rodada e venceram seus 4 jogos! O primeiro foi contra o Aston Villa por 2-1 em Birmingham, já o segundo foi confronto direto contra os Red Devils em Liverpool por 1-0, o terceiro foi em Londres contra o Charlton Athletic por 3-1 e o último foi também em Londres contra o Arsenal por 2-1. Com isso tudo, o Liverpool pulava pra liderança do campeonato com 54 pontos e 1 jogo a mais que seus adversários. O Wolverhampton Wanderers entrou em campo 2 vezes em casa com vitória de 6-3 sobre o Chelsea e derrota de 2-3 contra o Everton (que acabou dando uma forcinha pro seu maior rival). Com os resultados, os Wolves eram 2º com 53 pontos. Já os Potters ganharam fora de casa por 2-1 contra o Leeds United e eram 3º com 52 pontos e por fim o United ficou em 4º com 51.

Jack Balmer – jogador do Liverpool

Por fim, na 40ª rodada todos os 4 postulantes ao título empataram seus jogos! Os Red Devils foram os primeiros a entrarem em campo com empate em 1-1 fora de casa contra o Preston North End. Os demais times jogaram no mesmo dia, os Wolves empataram em casa por 3-3 contra o Blackburn Rovers, já os Potters empataram em 0-0 também em casa contra o Sunderland e o Liverpool empatou em Londres contra o Brentford. Com os resultados, o Liverpool liderava com 55 pontos e 1 jogo a mais que os adversários, os Wolves vinham em 2º com 54, seguidos por Stoke City com 53 e o United em 4º com 52.

Final do Campeonato:

Ao término da 40ª rodada, o Liverpool liderava a First Division com 55 pontos, tendo 1 jogo a mais que seus adversários. O 2º lugar era do Wolverhampton Wanderers com 54 pontos, seguido pelo Stoke City com 53 e o Manchester United com 52, estando na 4ª posição. Na 41ª rodada, apenas o Manchester United entrou em campo e venceu o Portsmouth por 3-0 em Manchester, assumindo a 3ª colocação com os mesmos 54 pontos dos Wolves. Na rodada final, Wolverhampton e Stoke City jogavam 2 partidas enquanto Reds e Red Devils jogavam 1. A vantagem era toda do Wolves que dependia apenas de si para ser campeão. O 2º com mais chances era o Stoke City pois tinha índice de gols pró dividido por gols contra melhor que o Liverpool que era o 3º no favoritismo. Já o Manchester United precisava de um verdadeiro milagre para ser campeão. Os Red Devils, foram os primeiros a entrarem em campo e golearam por 6-2 o Sheffield United, assumindo a liderança do campeonato e jogando a pressão para os adversários. Os Wolves e o Stoke City entraram na sequência, ambos fora de casa e ambos com vitória por 1-0 (Huddersfield Town e Aston Villa).

Com os resultados, o Wolverhampton assumiu a ponta da competição com 56 pontos, com vantagem do desempate contra o Manchester United em 2º (já sem possibilidades de ser campeão), também com 56. O Stoke City era o 3º com 55 e o Liverpool era o 4º também com 55. Nos 2 últimos jogos para o título, tínhamos um confronto direto, pois Wolves e Reds se enfrentavam na casa do Wolverhampton, enquanto o Stoke City enfrentava o Sheffield United em Sheffield. Os Wolves só dependiam de si, os Potters dependiam de tropeço dos Wolves e os Reds dependiam de tropeço dos Potters. O Stoke City acabou perdendo de 2-1 para o Sheffield United e no grande jogo final, o Liverpool venceu por 2-1 o Wolverhampton e se sagrou campeão! Foi o 5º título dos Reds e sem dúvidas o mais difícil até os dias de hoje.

Clique na imagem para acessar o site

 

Adryan Almeida (152 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta