Notícias

+ Esportes

Campeonatos históricos na Inglaterra: Episódio #4

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Chegamos aos anos 30, com a 4ª parte da série de campeonatos históricos da liga inglesa. O ano dessa abordagem é 1937-38

Arsenal, Wolverhampton Wanderers e Preston North End disputaram o título até duas rodadas do final da First Division.

Contexto Histórico:

Definitivamente os anos 30 na Inglaterra foram dominados pelo Arsenal, com nada mais, nada menos que 5 títulos da liga. Contudo, a era de Herbert Chapman encerrou em 1934 e naquele momento os Gunners precisavam provar que conseguiriam se manter no topo sem o lendário treinador. Vale lembrar também que neste momento a Europa vivia grande tensão com a Alemanha anexando diversos territórios, enquanto França e Inglaterra tentavam evitar um novo conflito.

Ao final da 40ª rodada (de 42), o líder era o Arsenal com 48 pontos, seguido pelo Wolverhampton Wanderers com os mesmos 48 pontos e 1 jogo a menos. O 3º colocado era o Preston North End com 46. Na rodada seguinte, o Wolverhampton jogou duas vezes e assumiu a liderança do campeonato, o 1º jogo foi contra o Chelsea em casa com empate em 1-1 e o 2º, também em casa foi vitória para cima do West Bromwich Albion por 2-1. Já o Arsenal enfrentou o Liverpool em Londres e venceu por 1-0. Por fim, o Preston North End, fora de casa venceu o Sunderland por 2-0, contudo como seus rivais não tropeçaram, o time deu adeus ao título. Na última rodada, o Arsenal atropelou o Bolton Wanderers por 5-0 em Londres e o Wolverhampton Wanderers deixou o título escapar ao perder para o Sunderland fora de casa por 1-0.

Clique na imagem para acessar o site

Este foi o último título do Arsenal nos anos 30, uma década de ampla dominância dos Gunners. Com a guerra a caminho, o quadro de forças dos times na Inglaterra e em outros países do mundo iria mudar radicalmente após o conflito, como ocorrera anteriormente entre 1914-18.

Jogadores de Destaque:

Pelo lado dos Gunners temos o centroavante Ted Drake, que marcou 17 gols na First Division daquela temporada, assim como o ponta esquerda Cliff Bastin que fez outros 15 gols. Já pelos Wolves, os destaques vão para o centroavante Dennis Westcott e para o atacante Bryn Jones. E para os Lilywhites, os grandes nomes vão para o centroavante Bud Maxwell e para o ala Bill Shankly.

Ted Drake – jogador do Arsenal

O Campeonato:

Na 1ª rodada, o destaque do campeonato acabou sendo o Chelsea, que venceu o Liverpool por sonoros 6-1 e liderou a competição. Os Gunners já assumiram a liderança na 2ª rodada ao vencerem o Huddersfield Town por 3-1 em Londres, logo atrás, os Wolves já eram 2º. O Arsenal acabou perdendo a liderança na 4ª rodada quando sofreu um revés de 2-1, fora de casa para o mesmo Huddersfield Town, o líder no momento era o Bolton Wanderers com 7 pontos. No jogo 5 a liderança trocou novamente, agora para as mãos do Stoke City com os Gunners ainda na 2ª posição. Já o Bolton voltou a ponta na rodada seguinte.

Para coroar um começo de campeonato bem competitivo, o líder após a 7ª rodada era o Charlton Athletic, o único invicto da competição, os Gunners vinham logo atrás em 2º. Na 9ª rodada o Bolton volta ao topo com 12 pontos e empatados com eles estavam Chelsea, Charlton e Brentford. O Arsenal tinha 11, o Wolverhampton 10 e o Preston tinha 9. No jogo seguinte, o Charlton Athletic pula na frente novamente, enquanto na 11ª rodada tivemos um novo líder, o Brentford com 16 pontos. Somente os Wolves dos 3 times que disputariam o título estava entre os 5 primeiros. O Chelsea reassume a ponta no jogo 12 com 17 pontos e fica no top por algumas rodadas. A liderança só é trocada na 15ª rodada quando o Brentford retoma a ponta com 20 pontos. Wolves eram 3º com 19, Gunners apenas 10º com 15 e Lilywhites eram 6º com 17.

O Brentford liderou até a 19ª rodada quando o Arsenal assumiu a ponta após vitória por 2-0 contra o Preston North End. O time londrino tinha 23 pontos, empatado com o Brentford. O Preston tinha 22 em 3º e o Wolverhampton tinha 21 em 7º. Na rodada seguinte o Bretford retoma a ponta e acaba sendo destronado pelo Leeds United no jogo 21, com o time do norte tendo 1 jogo a mais. Já na rodada 22, os Wolves assumem a liderança ao vencerem em confronto direto o Arsenal por 3-1 em casa, atingindo 28 pontos. Os Gunners estagnaram nos 23 e o Preston tinha 24.

A liderança só voltou a mudar na 25ª rodada, quando o Brentford, com 2 jogos adiantados retomou a ponto com 34 pontos. Nesse momento os Wolves eram 2º com 1 jogo a menos (3 de diferença pro líder) com 32 pontos. A equipe londrina seguiu liderando até a rodada 28, quando os Gunners assumiram a ponta ao vencerem o Chelsea por 2-0. O time do norte de Londres tinha 1 jogo a mais e 36 pontos, enquanto os Wolves eram 2º com 1 jogo a menos com os mesmos 36. Na rodada seguinte, o Wolverhampton tirou o jogo de atraso e assumiu a ponta com vitória sobre o Everton em Liverpool e com um empate contra o Leeds United em casa. Os Gunners folgaram na rodada.

O Arsenal retomou a liderança na 31ª rodada da competição depois de goleada por 4-0 contra o Stoke City em Londres. Os Gunners tinham 39 pontos contra os mesmos 39 dos Wolves (com 1 jogo a menos), já o Preston North End era apenas o 9º colocado com 33. Na rodada seguinte, o Wolverhampton recuperou o jogo atrasado, mas acabou indo mal. A equipe perdeu seus 2 jogos (1-0 contra o Middlesbrough em casa e 4-1 contra o Charlton Athletic fora de casa) enquanto os Gunners também perderam para o mesmo Middlesbrough fora de casa por 2-1. Por fim os Lilywhites jogaram 3 vezes com 2 vitórias e 1 empate (0-0 contra o Leicester City e 2-1 contra o Everton em casa e 3-1 contra o Huddersfield Town fora de casa). A tabela mostrava o Arsenal em 1º com 39 pontos, o 2º era o Middlesbrough com 39 também e o 3º era o Wolverhampton também com 39. Logo atrás vinha Charlton com 38 e Preston também com 38.

Dennis Westcott – jogador do Wolverhampton Wanderers

A 10 rodadas do fim do campeonato o Arsenal entra em campo 3 vezes e assume a ponta da tabela com 1 vitória e 2 empates (5-1 contra o Grimsby Town e 2-2 contra o Charlton Athletic em casa e 0-0 contra o West Bromwich Albion fora de casa). A partir desse momento o Arsenal engatou uma sequência grande de rodadas na liderança, mas com vantagens pequenas na ponta da competição.

Foi somente na 37ª rodada que os 3 concorrentes pelo título finalmente apareceram nas 3 primeiras posições. O Arsenal liderava com 45 pontos, após perder para o Brentford fora de casa por 2-0, já o Wolverhampton Wanderers era o 2º colocado com 44 pontos e 1 jogo a menos após exterminar o Leicester City por 10-1 em casa e o Preston North End era 3º com os mesmos 44 pontos dos Wolves, tendo folgado na rodada.

Bud Maxwell – jogador do Preston North End

 

A 5 jogos do fim, o Preston começa a se complicar na disputa do título, pois na 38º rodada o time entrou 2 vezes em campo e empatou as duas em 0-0, a primeira num confronto direto contra o Wolverhampton fora de casa e a segunda contra o Chelsea em Londres. O Arsenal também acaba tropeçando em outro 0-0 contra o Birmingham City em casa. A tabela nesse momento mostrava os Gunners com 46 pontos empatados com o Preston (que tinha 1 jogo a mais) e os Wolves com 45 e 1 jogo a menos. No jogo 39, finalmente os Wolves recuperam a partida atrasada e terminam com 1 empate e 1 vitórias, ambas fora de casa (1-1 contra o Leicester e 3-0 contra o Middlesbrough). O Arsenal acaba sendo goleado pelo Brentford por 3-0 fora de casa e o Preston folga na rodada. A classificação agora tinha novo líder com os Wolves em 1º com 48 pontos, seguidos pelos Gunners com 46 e pelos Lilywhites também com 46.

Na 40ª rodada houve um jogo decisivo para o título, Preston North End e Arsenal jogariam na casa dos Lilywhites, quem perdesse dava praticamente adeus ao título, visto que o Wolverhampton estava 2 pontos a frente de ambos e folgava na rodada, podendo ver de “camarote” os seus rivais se “matarem”. Melhor para os Gunners que venceram o confronto por 3-1 e assumiram a ponta da tabela.

 

Adryan Almeida (137 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta