Notícias

Futebol Internacional

Campeonatos históricos na Inglaterra: Episódio #1

inglaterra

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Essa série mostrará para vocês, vários campeonatos históricos de futebol que aconteceram na ” Terra da Rainha ”

 

Pessoal, vamos dar início início a uma série sobre alguns campeonatos históricos da Inglaterra. Decidimos optar por visar a Premier League (desde a época da First Division). Iremos falar das edições que chegaram nas duas rodadas finais ou na rodada final com 3 ou mais times disputando o título da competição. Serão 15 episódios ao todo.

Bom, essa primeira parte retratará a First Division de 1904-05, em que Newcastle United, Everton e Manchester City entraram na última rodada com ambos tendo chance de título. Após a conclusão da 33ª rodada (de 34 no total), os Magpies se encontravam com 46 pontos na tabela de classificação, assim como os Citizens, já os Toffees tinham 45 pontos, mas com 1 jogo a menos (apenas 32 no total).
Na última rodada, o Everton jogava sua partida atrasada antes de todos no dia 22/04/1905, quando acabou perdendo para o Arsenal em Londres por 2-1. O último jogo da equipe de Liverpool seria 2 dias depois contra o Nottingham Forest também fora de casa, contudo, dessa vez, os Toffees venceram, assumindo a liderança do campeonato e jogando a pressão para os Magpies e Citizens. A última rodada para os dois últimos postulantes ao título ocorreu no dia 29/04/1905. Ambos jogavam fora de casa e precisavam vencer para serem campeões. Caso os 2 times vencessem, o critério de desempate seria o número de gols pró dividido pelo número de gols contra. O Newcastle United tinha 69 gols marcados e 33 gols sofridos e seu coeficiente era de 2,09, já o Manchester City tinha 64 gols marcados e 34 gols sofridos, tendo coeficiente 1,88. Os Citizens foram a Birmingham enfrentar o Aston Villa, e acabaram perdendo por 3-2, já os Magpies enfrentaram um arquirrival, o Middlesbrough e acabaram vencendo por 3-0.
Ao final do campeonato, o Newcastle United se sagrou campeão e levantou seu primeiro título da liga inglesa.
Sobre os jogadores de cada time, temos os seguintes destaques:o Everton contava com o centroavante artilheiro Sandy Young que marcou 14 gols na liga, além do atacante Harold Harman, do ponta esquerda Jimmy Settle e do ponta direita John Sharp, todos com 8 gols. Já o Newcastle United contava com os artilheiros Bill Appleyard (centroavante) e Jimmy Howie(ponta direita) ambos com 13 gols e com o goleiro Jimmy Lawrence, o menos vazado da competição. Por fim, o Manchester City contava com o ponta direita Billy Meredith (5º maior artilheiro da história do clube) e com o centroavante Irvine Thornley.


Sandy Young – jogador do Everton

A História do Campeonato:

O Newcastle United já começou a dar as caras logo na 1ª rodada da competição, quando venceu o Arsenal por 3-0 em casa e assumiu a liderança da competição de forma isolada. Porém na 2ª rodada, o líder acabou sendo o Wolverhampton Wanderers, que finalizou o campeonato apenas na 15ª colocação. Na 3ª rodada, novo líder diferente, o Sheffield Wednesdayacabou tomando a ponta. Na 4º rodada, novo líder, o Preston North End e na 5ª rodada o Sheffield Wednesday retoma a liderança com 1 jogo a menos, tendo vencido todos os seus 4 jogos. A equipe de Sheffield venceu todos os seus primeiros 7 jogos da competição, liderando a partir daí a fase inicial do campeonato. Houve nova troca na liderança na 10ª rodada, quando o Sunderland assumiu a ponta da tabela. Nesse momento, nenhum dos nossos 3 postulantes ocupava o top 3 da competição. Na 11ª rodada, o Preston North End volta a liderança com 2 jogos a mais que a maioria dos times. Na 12ª rodada, aparece novamente o Sunderland na ponta, já com o Newcastle United em 3º. Na rodada 14, outro novo líder para esse campeonato super disputado, o Birmingham City assume a ponta, sem nenhum dos que brigariam pelo título no top 3. Finalmente, na 15ª rodada, um dos 3 times da matéria aparece novamente na liderança, e foram os Magpies, que venceram 2 jogos fora de casa (na mesma rodada) contra o Aston Villa 1-0 e Nottingham Forest 3-1. A partir desse momento, o time do nordeste da Inglaterra começa a pontuar muito bem no campeonato e liderando várias rodadas em sequência. O Everton assume a 2ª colocação na 20ª rodada ao vencer o Derby County fora de casa por 2-1. Após o final da 22ª rodada tínhamos Newcastle United em 1º com 30 pontos, seguido de Sunderland e Sheffield United, também com 30 (ambos com 1 jogo a mais), o Everton em 4º com 29 e o Manchester City, que finalmente deu as caras na briga pelo título em 5º com 28 pontos. Na 23ª rodada, o Sheffield United, com 2 jogos a mais assume a liderança da competição pela primeira vez com 32 pontos, o Everton ultrapassa o Newcastle United que perdera jogo direto contra o Manchester City em Manchester por 3-2, assumindo o 2º lugar com 31 pontos, Manchester City agora é o 3º com 30 e o Newcastle United é o 4º com os mesmos 30 pontos.

Bill Appleyard – jogador do Newcastle United

Partindo para a reta final da competição, na 24ª rodada, temos algo inusitado, o agora líder Newcastle United vence fora de casa o então líder Sheffield United por 3-1, o Everton empata com Preston North End fora de casa em 1-1 e o Manchester City ganha do Middlesbrough em casa por 3-2. Dessa forma, Newcastle United, Manchester City, Evertone Sheffield United (com 2 jogos a mais) empatam ambos com 32 pontos na liderança, mas o Newcastle United vence no critério de desempate. Na 25ª rodada, Toffees e Magpies vencem seus jogos, enquanto os Citizens folgam a rodada. E na rodada 26 todos os 3 times vencem novamente, incluindo o Manchester City que jogou 2 partidas nessa rodada. Agora os 3 estavam empatados com 36 pontos, com vantagem de desempate para osMagpies, contudo, a vida do trio seguia ameaçada pelo Birmingham City que tinha 35 pontos e 1 jogo a menos na 4ª colocação. Os demais times já estavam ficando para trás. Na rodada 27, Toffees e Citizens vencem novamente, Magpies folgam e o Birmingham City perde 2 jogos em sequência dando praticamente adeus ao título. Na rodada 28, o Newcastle acaba vencendo e perdendo, ganha do Bury fora de casa por 4-2 no jogo atrasado e perde também fora de casa para o Blackburn Rovers por 2-0. Já o Manchester City perde fora de casa para o Nottingham Forest por 2-1 e o Everton folga. Ambos os times têm 38 pontos, mas o Everton tem 1 jogo a menos. Na 29ª rodada, o Everton recupera seu jogo atrasado e vence 1 partida contra o Sunderland fora de casa por 3-2 e empata o outro jogo, também fora de casa contra o Stoke City em 1-1, já o Manchester City empata em 0-0 contra o Sunderland fora de casa e o Newcastle United folga. O Everton lidera com 41 pontos, seguido de 39 do Manchester City e o Newcastle United aparece com 38 com 1 jogo a menos.

Billy Meredith – jogador do Manchester City

Nos últimos 5 jogos a disputa se intensifica ainda mais, pois na 30ª rodada, os Magpies vencem seu jogo atrasado e a sua partida da rodada, ambos em casa, 2-0 (Aston Villa) e 5-1 Nottingham Forest, os Citizens também vencem em casa, 1-0 (Arsenal) e o Everton folga. Na rodada seguinte, o Everton vence em casa o Arsenal por 1-0 e o Manchester City empata com o Sheffield Wednesday em casa por 1-1. A situação dos Citizens se complica, pois, tem 1 jogo a mais que seus concorrentes e aparecem apenas em 3º com 42 pontos, os Toffees lideram com 43 e o Newcastle tem 42. A 32ª rodada é marcada por tropeços de líder e vice líder, ambos jogando 2 partidas cada. O Newcastle United, jogando em casa ganha do Stoke City por 4-1 e perde para o Sunderland por 3-1, já o Everton vence em casa o Birmingham City por 2-1 e perde jogo direto contra o Manchester City em Manchester por 2-0. Agora o Everton lidera com 45 pontos, o Newcastle United é o 2º com 44 e o Manchester City é 3º com os mesmos 44 pontos. Por fim, a 33ª rodada contou com vitórias de Newcastle United e Manchester City, ambos fora de casa, o primeiro por 3-1 (Sheffield Wednesday) e o segundo por 3-0 (Wolverhampton Wanderers). A partir daqui o final da competição é explicado no começo da matéria.

suporte (2043 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta