Zamora é a sensação no futebol espanhol

 Zamora é a sensação no futebol espanhol

Zamora vem fazendo história (Foto: Site oficial do Zamora CF)

Líder do seu grupo na Segunda RFEF (quarta divisão), Zamora, da província de Castela e Leão, é o único com 100% de aproveitamento no futebol espanhol

Com o fim da sexta rodada da Segunda RFEF, a quarta divisão do futebol espanhol, uma marca histórica foi alcançada pelo Zamora, clube da província de Castela e Leão. Ao fazer 3 a 0 no Ourense, fora de casa, em pleno Estadio Municipal de O Couto, gols de Etxaburu (pênalti), Luís Rivas e Joel Priego,  chegou ao sexto triunfo consecutivo e lidera o Grupo 1, já com sete pontos a mais que os vice-líderes Pontevedra, Racing Santander B e o próprio Ourense.

Mais que isso: ao todo são dez gols marcados e nenhum sofrido. Nenhuma das 20 equipes da Primeira Divisão (LaLiga EA), 22 da Segunda (LaLiga Hypermotion), 40 da Terceira (Primera RFEF) e as outras 89 da Quartona (Segunda RFEF) alcançaram tal aproveitamento.

Fundado em 1968 para substituir o Atlético Zamora, que desapareceu em 1964 por problemas econômicos, o Zamora Club de Fútbol tem as cores vermelho e branco, utilizadas em listras verticais em seu uniforme principal desde o seu surgimento. Já seu escudo foi remodelado em 2014. Seis vezes campeão da Tercera División (a atual Segunda RFEF), desde 2002 atua como mandante no Estadio Ruta de la Plata, com capacidade para 7.813 torcedores.

O clube de Castela e Leão está no quarto nível do futebol espanhol desde o último rebaixamento, na temporada 2021/2022. Na campanha passada, após ter terminado em quinto lugar no seu grupo na fase de classificação, foi eliminado nos play-offs de acesso pelo Alavés B, com um empate por 0 a 0, em casa, e derrota por 4 a 0, fora. Cabe lembrar que jamais esteve nas duas primeiras divisões do futebol espanhol. Da Copa do Rei participou cinco vezes, com destaque para a edição 2005/2006, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Barcelona.

No entanto, em nenhuma temporada havia começado como o atual, com 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido. Confira:

  • Zamora 1-0 Cayón (1ª rodada)
  • Covadonga 0-2 Zamora (2ª)
  • Zamora 1-0 Guijuelo (3ª)
  • Compostela 0-1 Zamora (4ª)
  • Zamora 2-0 Coruxo (5ª)
  • Ourense 0-3 Zamora (6ª)

Esportes Mais

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pelo futebol da Espanha que o do Brasil.

Related post

Leave a Reply