Vélez e Flamengo duelam pela semifinal da Libertadores
No José Amalfitani, Vélez e Flamengo se encontram em momentos diferentes e com a mesma ambição
Nesta noite de quarta (31), o Vélez Sarsfield se encontrará com o Flamengo em casa, no Estádio José Amalfitani, na Argentina. O jogo será às 21h30, no horário de Brasília, e marcará o jogo de ida das semifinais da Libertadores da América.
A equipe fortinera chega com o sentimento de necessidade extrema de vitória já que a sua situação no campeonato nacional não é favorável. Já os rubro-negros buscam a vitória para conseguir se firmar mais uma vez como potência continental e alcançar a terceira final de Libertadores em 4 anos.
Libertadores é obsessão e chance de salvar temporada do Vélez
Foto: facebook.com/velezsarsfield/
O Vélez está em busca de seu bicampeonato na Libertadores e, mesmo em casa, inicia a semifinal como azarão. O seu primeiro, e único título, se deu no ano de 1994 contra um adversário muito respeitado continental e atemporalmente: O São Paulo, já bicampeão da Libertadores, comandado por Telê. A equipe argentina chega a uma semifinal de Libertadores após 11 anos, quando caiu para o Peñarol, que foi vice-campeão daquela edição.
O clima atual dos fortineros não é favorável. No campeonato nacional, a equipe ocupa a vice-lanterna e está há 12 partidas sem conquistar uma vitória. No último final de semana, pelo argentino, Vélez, poupando titulares, sofreu para conquistar um empate contra o Independiente, que só ocorreu nos últimos minutos com um gol de Lucas Pratto aos 90 minutos de partida. Com este empate, a equipe está com 12 pontos em 16 partidas.
Com este cenário desastroso na competição nacional, o Vélez aposta todas as suas fichas na Libertadores e, assim, a torcida fortinera abraçou a causa e, mesmo com a péssima fase, vai lotar o Amalfitani e empurrar o time contra o favorito Flamengo. Para esta partida, o Vélez sofre uma punição devido a uma invasão e agressões proporcionadas pelos seus torcedores nas quartas de final contra o Talleres. Com isso, a Conmebol puniu a equipe argentina com o fechamento provisório do setor “Platea Sur Alta”, o que proporciona uma redução de pouco mais de 6 mil lugares da capacidade de 49 mil torcedores no Amalfitani.
Para esta partida, o Vélez terá que conviver com a possibilidade da ausência de dois jogadores: Máximo Perrone e Diego Godín. Godín está se recuperando de uma tendinite e ainda não tem a sua volta confirmada, já Perrone passa por uma situação mais delicada. No início do mês, o destaque Perrone sofreu de um sério trauma na sua caixa torácica e foi constatado um pneumotórax, uma condição em que o ar escapa do pulmão e fica entre o pulmão e a parede torácica.
Flamengo chega a semifinal com otimismo e tentativa de se firmar como potência definitiva no futebol continental
O Flamengo chega a mais uma semifinal de Libertadores, a terceira desde 2019, e nas duas oportunidades que teve o time foi vitorioso e chegou à final única. Na semifinal de 2019 o Flamengo encarou o Grêmio e passou de fase com os resultados de 1 a 1, na Arena do Grêmio, e 5 a 0, no Maracanã. Já em 2021, a outra aparição nas semifinais, passou de fase contra o Barcelona do Equador com dois resultados de 2 a 0, sendo um deles na casa do Equador, que será o local da final da Libertadores neste ano.
Todo o favoritismo e o bom momento da equipe carioca sofre tentativas de ser freado e impossibilitado de se perpetuar. O Vélez, para esta partida, está levando esta tentativa ao extremo, seja com o apoio de seus torcedores ou até mesmo com o péssimo tratamento que está sendo dado ao gramado do Amalfitani, que está sofrendo de uma escassez hídrica proposital para que a bola role com menos facilidade e dificulte o jogo do Flamengo.
No último final de semana, mais uma vez, Dorival optou por poupar os jogadores titulares e colocou em campo jogadores reservas para jogar pelo Brasileirão. A partida foi dura, com uma boa atuação da equipe do Botafogo, mas mesmo assim o Flamengo triunfou. O ato claro de poupar durante a competição de pontos corridos mostra a predileção pelo mata-mata e a aplicabilidade do time titular ao confrontos decisivos, sendo assim, o Flamengo deve repetir sua escalação de copas.
A escalação de copas já é muito conhecida pelos torcedores rubro-negros, porém uma pequena alteração pode ser vista na Argentina, já que David Luiz não é certeza para o jogo. O zagueiro foi diagnosticado com uma hepatite viral e está sendo avaliado diariamente pelo departamento médico da equipe carioca. A sua presença, ou não, na semifinal depende da avaliação técnica no dia do jogo. Caso David não esteja em plenas condições para atuar, Fabrício Bruno deverá ser seu substituto e formará a dupla de zaga com Léo Pereira.
Ficha Técnica
Data: 31/08/2022 (quarta-feira)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio José Amalfitani, Buenos Aires (ARG)
Onde assistir: ESPN, Star+, DAZN e ComenbolTV
Árbitro: Wilmar Roldán (FIFA/COL)
Assistente 1: Alexander Guzman (COL)
Assistente 2: Wilmar Navarro (COL)
Quarto árbitro: John Ospina (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Provável Vélez: Hoyos, Jara, Los Santos, Gomez, Ortega, Garayalde, Caseres, Orellano, Bou, Janson e Pratto.
Técnico: Alexander Medina
Provável Flamengo: Santos, Rodinei, David Luiz (Fabrício Bruno), Léo Pereira, Filipe Luís, Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabriel.
Técnico: Dorival Júnior
Foto: facebook.com/velezsarsfield/