Veja o retrospecto do Equador nas outras Copas
Seleção equatoriana fará a partida de abertura da Copa de 2022
Cercada de muita expectativa, enfim a bola começará a rolar para a Copa do Mundo de 2022, que se inicia neste domingo, dia 20, no Catar, com o jogo entre a seleção da casa e o Equador.
Nas outras 21 edições do Mundial jamais o país-sede foi derrotado na estreia, o que aumenta a expectativa da seleção do Catar, única estreante dentre os 32 participantes este ano, a sonhar com uma vaga nas oitavas de final.
No entanto, o Equador, que vai para a sua quarta Copa do Mundo, sempre venceu ao menos uma partida em cada edição anterior.
Equador conseguiu vencer um jogo de Copa já em sua primeira participação
O Equador disputou sua primeira Copa do Mundo em 2002, ficando no Grupo G, com sede no Japão. Na estreia, uma previsível derrota para a Itália, por 2 a 0, em Sapporo.
Em seguida, Delgado se tornou o primeiro equatoriano a marcar um gol em Mundiais, porém o México virou e ganhou por 2 a 1, em Miyagi.
Já eliminado, na última rodada, contra a Croácia, veio a primeira vitória, em Yokohama (palco da final): 1 x 0, gol de Méndez.
Equador já encarou país anfitrião em outra oportunidade
Na Copa do Mundo seguinte, em 2006, na Alemanha, o Equador também esteve presente e formou parte do Grupo A.
Na estreia, em Gelsenkirchen, bateu a Polônia por 2 a 0, gols de Tenorio e Delgado, único jogador do país a marcar em mais de um Mundial. Em seguida, em Hamburgo, goleada diante da Costa Rica: 3 x 0, com gols de Tenorio, Delgado e Kaviedes.
Já classificado, encarou a dona da casa na última rodada, valendo a primeira colocação, mas acabou derrotado por 3 a 0, em Berlim.
Nas oitavas de final, em Stuttgart, fez um duelo equilibrado contra a Inglaterra, que estava invicta, porém foi batido por 1 a 0, gol de Beckham, já no segundo tempo.
Equador caiu na fase de grupos em sua última Copa
Fora em 2010, o Equador retornou em 2014, na Copa do Mundo disputada no Brasil. No entanto terminou eliminada ainda na primeira fase.
Integrante do Grupo B, a seleção equatoriana estreou contra a Suíça, em Brasília. Enner Valencia abriu o placar, mas o selecionado europeu conseguiu a virada por 2 a 1 no segundo tempo, com um gol nos acréscimos e que foi determinante para a saída prematura dos sul-americanos da competição.
Enner Valencia marcou mais duas vezes diante de Honduras, em Curitiba, e garantiu o triunfo por 2 a 1, tornando-se o primeiro jogador equatoriano a fazer três gols em um mesmo Mundial.
Na última rodada, diante da França, no Rio de Janeiro, precisando vencer para chegar ao mata-mata, empate por 0 a 0.
Veja os números gerais
Como em 2018 caiu nas eliminatórias, portanto o Equador tem ao todo dez jogos em Copas do Mundo, com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas, marcando 10 gols e sofrendo 11.
Em 40º lugar no Ranking das Copas, com 13 pontos somados, o país sul-americano pode ser ultrapassado por Senegal (12), Arábia Saudita (11), Marrocos (11), Tunísia (10), Irã (10) e Austrália (10). No entanto, ao pontuar, deixa para trás Irlanda do Norte (14) e Irlanda (14), que não participam em 2022. Turquia (16) e Bulgária (17) também estão fora.
Para entrar no G-30, o Equador precisará somar ao menos sete pontos e torcer contra Japão (20), Costa Rica (20), Camarões (19) e Gana (15), dona do melhor retrospecto entre aquelas seleções que disputaram apenas três Mundiais.
Foto: Site oficial da FIFA