Notícias

Especial: a realidade do futebol brasileiro

VAR no futebol brasileiro e a demora em analisar os lances

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Centro de operações do sistema de arbitragem por vídeo em Moscou, na Rússia
Imagem da Internet

O VAR veio para ajudar o futebol, mas tem sido sinônimo de polêmica até aqui

Após o surgimento do VAR ou árbitro de vídeo no futebol europeu e também na Copa do Mundo de 2018, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), também trouxe essa tecnologia para o nosso futebol. A princípio, o VAR começou a ser ultilizado no futebol brasileiro nas fases finais da Copa do Brasil do ano passado, e em algunas semi-finais dos campeonatos estaduais desse ano.

O VAR veio pra somar ou prejudicar o futebol brasileiro?

A grande pergunta que muitos torcedores veem fazendo neste ano no Brasil é: Será que o VAR veio pra somar? O porque da demora em definir lances? E será que os árbitros estão realmente preparados para usar essa tecnologia?

Esses questionamentos são feitos por partes desses torcedores, devido ao fato de que nos outros camponatos mundo afora, os lances são revisados com menos de um minuto, e praticamente não se tem tanta paralização durante todo o jogo.

O porque de tudo isso?

O grande questionamento de parte do torcedor brasileiro, é devido as falhas recorrentes em diversas partes do nosso país. Um dos grandes exemplos dessa temporada, foi o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, a partida praticamente não andava, se podia ver que em quase todos os lances a partida era paralizada a quase todo o instante. E não foi só apenas na final do Mineiro, mas essas falhas foram recorrentes em quase todos os campeonatos estaduais do Brasil.

Os ábitros estão realmente preparados?

Essa pergunta se faz presente, devido ao abuso do árbitro de campo para com o VAR. Um grande exemplo como já relatado acima é a própria final do Campeonato Mineiro, onde até para lances de cartão amarelo o VAR era consultado. O que todos os clubes e até mesmo os próprios torcedores esperam é que essa questão seja resolvida. Talvez com um estudo um pouco mais aprofundado com nossos ábitros ou algo que possa fazer com que esses erros não ocorram mais em todos os campeonatos do país.

Em quais as situações o VAR deve ser acionado?

De acordo com a Fifa, o VAR poderá ser utilizado somente em lances decisivos dos jogos que não ficaram claros para o árbitro e seus assistentes às margens do campo. Por exemplo, para definir se num lance de gol houve alguma irregularidade; para ter convicção na marcação de uma penalidade máxima; e na identificação de um atleta que tenha cometido uma falta grave.

Segundo a entidade, cabe ao árbitro central solicitar a revisão de um lance. Nesse caso, ele coloca uma das mãos sobre o ouvido para indicar que está consultando o VAR. Se ele entender que precisa revisar a jogada que ocasionou a dúvida, ele faz um gesto com as duas mãos desenhando um retângulo. Ele pode definir o lance apenas com as informações dos auxiliares de vídeo ou consultando o monitor à margem do gramado para formar a sua convicção do lance.

 

 

 

Hernane Felipe (70 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta