Notícias

+ Esportes

VAR na Copa do Mundo: Suécia estreia com vitória diante da Coreia do Sul

IMG-20180618-WA0025

Arbitragem confusa no primeiro tempo e VAR utilizado no segundo marcam estreia de Suécia e Coreia do Sul

A primeira rodada para o grupo F da Copa do Mundo se encerrou nesta segunda (18). Depois da estreia de Alemanha México (0 a 1), Suécia Coreia do Sul se encontraram em Níjni Novgorod. Apesar da arbitragem confusa durante todo o primeiro tempo, a partida foi de domínio sueco praticamente o jogo inteiro.

O JOGO:

Era esperado que a Suécia dominasse a partida por sua clara superioridade técnica e tática, mas a verdade é que os suecos tiveram um pouco de dificuldade para furar o bloqueio sul-coreano. Após algumas faltas marcadas no início do jogo, a primeira chance de ataque da Coreia do Sul com um escanteio aos quatro minutos; na cobrança, Kim Shin-Wook ficou pedindo pênalti, mas o árbitro marcou falta de ataque. A partir dos 16′, a Suécia começou a impor seu jogo e teve a primeira chegada sueca com o zagueiro Andreas Granqvist. Já no finalzinho, aos 41′, Ki Sung-yueng cometeu falta clara em Ola Toivonen dentro da área, mas o juiz não marcou tampouco acionou o árbitro de vídeo para revisão.

Destaque para o goleiro sul-coreano Cho Hyun-woo que fez defesas importantes no primeiro tempo. É mais um goleiro de destaque nessa Copa do Mundo.

A segunda etapa começou tal qual terminou a primeira: domínio sueco. Aos quatro minutos, a Suécia teve a posse de bola e Emil Forsberg puxou um contra-ataque rápido, mas mandou a bola por cima do gol; Na sequência mais faltas foram marcadas. Na faixa dos 15′, lance confuso na área da Coreia do Sul e os suecos pediram pênalti. Diferente do primeiro tempo, o árbitro voltou atrás na decisão e acionou o árbitro de vídeo para marcar um pênalti. Granqvist bateu e abriu o placar da partida. A partir daí só deu Suécia, tanto na marcação quanto no ataque, fazendo os sul-coreanos recuarem. No finalzinho da partida, a Coreia quase empatou aos 45′ com Hwang Hee-Chan, mas ele não teve sorte na finalização. Fim de jogo.

Curiosidade: O gol de Granqvist foi o primeiro pênalti convertido pela Suécia na Copa do Mundo desde 2002, quando Henrik Larsson marcou contra a Nigéria.

FALA, JOGADOR!

Autor do gol, o zagueiro Granqvist falou sobre o VAR e a sua cobrança de pênalti:

“Demorou muito tempo com o VAR, mas hoje estamos felizes em receber a penalidade. E sobre a concentração, leva algum tempo. [Na cobrança] Tentei esperar o goleiro.”

A TABELA:

Com a vitória, a Suécia empatou com o México com três pontos ganhos e um gol marcado. A equipe mexicana surpreendeu a todos e venceu a atual campeã Alemanha nesse domingo (17).

FICHA TÉCNICA – SUÉCIA x COREIA DO SUL

Data: 18/06/2018
Hora: 09h, horário de Brasília
Local: Níjni Novgorodnfield, Russia
Transmissão: Fox Sports, SporTV e Globo
Árbitros:  Joel Aguilar (El Salvador)
Gol: 65′ Andreas Granqvist (S).
Cartões Amarelos: 61′ Viktor Claesson (S) e  12′ Kim Shin-Wook e 55′ Hwang Hee-chan (C).

Suécia: Robin Olsen, Mikael Lustig, Andreas Granqvist (capt), Ludwig Augustinsson, Pontus Jansson, Sebastian Larsson, Albin Ekdal, Emil Forsberg, Viktor Claesson, Marcus Berg, Ola Toivonen;

Coreia do Sul: Jo Hyeon-woo, Yong Lee, Park Joo-ho, Kim Young-gwon, Jang Hyun-soo, Koo Ja-cheol, Ki Sung-yueng (capt), Lee Jae-sung, Son Heung-min, Kim Shin-wook, Hwang Hee-chan.

OUTRAS PARTIDAS:

  • Belgica x Panamá (12h)
  • Tunisia x Inglaterra (15h)

*todos no horário de Brasília.

Deixe uma resposta