Notícias

Sem categoria

Técnico brasileiro muda panorama de ilha turística na China

cesaretti instagram

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cesaretti foi convidado de honra em entrega de troféus de torneio local e realiza palestras de ensino com profissionais locais

Que o governo chinês luta para implementar o futebol no país não é novidade. O projeto já dura alguns anos. O novo trunfo dos chineses, próximo a Taiwan, parte por um brasileiro: Wanderley Cesaretti, que tem sido reconhecido em seu primeiro ano na Pingtan Elementary School e requisitado em meio as férias.

No último final de semana, Cesaretti foi convidado de honra para entregar um troféu em competição local. O vencedor? Justamente uma equipe da ilha: o Pingtan Legend Football, que bateu o Macao Doudilao Football por 1 a 0.

 “Foi sensacional ter sido chamado e reconhecido. O interessante é que o reconhecimento é tanto que eles não podem nos ver parados. Tem sede de crescer e querem nos ver trabalhando”, afirmou.

O trabalho de Cesaretti é ligado a base que forma jogadores e cidadãos na China e no mundo. O treinador foi convidado pelo governo chinês a estar em Pingtan para cuidar das crianças e do desenvolvimento do futebol entre elas. Pensando nisso, durante o período de recesso o treinador está administrando um curso de férias e, inclusive, passa dicas a professores locais.

 “O maior objetivo é tentar passar uma maneira de fazer com que as crianças gostem da prática do futebol com alegria e não de uma forma lúdica, com alegria e não como imposição. Aqui o futebol ainda é novo para eles. e como a educação física aqui ainda é a tradicional, praticamente todos os professores nas aulas colocam as crianças para correrem – se preocupam demais com a parte física do negócio –  e as crianças não tem prazer em praticar o esporte”, contou.

O curso de 10 dias termina no dia 27 desse mês e as estratégias para desenvolver o futebol local passam pela observação da cultura de Pingtan. Local fica a 126 quilômetros de Taiwan, local visto com grande importância pelos chineses pelo potencial de turismo e de desenvolvimento local.

 “Eliminei as corridas e coloquei bolas nas aulas e uma gama imensa de exercícios e as crianças adoraram. hoje as crianças não vêem a hora de vir para a aula de futebol. O que é muito gratificante. Esta mudança é muito significativa para a escola também”.

Cesaretti está na sua primeira experiência na China. A cidade de Pingtan é vista como grande oportunidade. Isto, devido ao potencial da região reconhecida pelo governo. Lançada no final de 2013, a iniciativa de desenvolvimento local é um termo geral para o Cinturão Econômico da Rota de Seda e a Rota de Seda Marítima do Século 21. Será uma rede de infraestrutura e comercial que conecta a Ásia com a Europa e a África ao longo das rotas comerciais antigas.

“O governo tem investido milhões de dólares para transformar aqui no maior ponto turístico da China. Ou pelo menos um dos maiores e melhores. Aqui seria tipo o Guarujá de São Paulo. O governo inclusive liberou os impostos para o comércio sendo então uma zona livre. Por isso o investimento. É um lugar muito bonito, onde contrasta o velho e o novo”, finalizou.

Em São Paulo, Cesaretti foi escolhido para ser anfitrião do processo de intercâmbio dos atletas japoneses do Avispa Fukuoka (JPN) na equipe do Mirassol em agosto de 2017.

Roma
Clique na imagem para acessar o site
Wesley Contiero (969 Posts)

Jornalista, 24 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta