Skate: Dos z-boys aos dias atuais
Confira um pouco da história do Skate, um esporte que merece mais atenção no Brasil
Os surfistas da Califórnia queriam uma solução com as pranchas numa época de marés baixas e seca na região, um divertimento na rua. Inicialmente, o novo esporte foi chamado de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.
Nos anos 70, um grupo de jovens californianos do bairro Dogtown passava seus dias surfando nas belas praias do local. Tony, Stacy, Jay e Sid formam um quarteto que se reuniu para andar de skate, imitando os movimentos dentro da água. Com vidas pessoais diferentes e às vezes conturbadas, os adolescentes se juntavam para aperfeiçoar estas manobras radicais em piscinas abandonadas.
Com o sucesso adquirido, um dono de uma loja de pranchas de surf, percebe o talento deles pode se tornar algo rentável e lucrativo, com isso surge a primeira marca de skate do mundo, a Zephyr skate team. Os rapazes conseguiam atrair cada vez mais pessoas para o esporte, até atrair uma multidão para eventos esportivos e comemorativos.
No Brasil, o skate chegou através dos norte americanos, de início o esporte não tinha volume como um futebol ou qualquer outro, entretanto, teve seu ressurgimento como uma febre na década de 80. O skate se concentrava no estado do Rio de Janeiro, tendo campeonatos importantes com a presença de um dos integrantes dos z-boys e a criação da primeira pista de skate da América Latina em Nova Iguaçu (RJ).
Hoje em dia temos praticantes em boa parte do mundo, com campeonatos de elite em estádios atraindo diversas pessoas e patrocinadores, se compararmos com antigamente o skateboard subiu significativamente no mercado, com muitas marcas existentes. O Skate ainda não é considerado um esporte olímpico, mas quem sabe futuramente, pois nada mais justo do que abrilhantar ainda mais as Olimpíadas com um esporte tão belo .