São Paulo e Independiente del Valle duelam pela final da Sul-Americana
Em busca do bicampeonato da competição, São Paulo encara os equatorianos em Córdoba
Na tarde deste sábado (1) às 17h00 (horário de Brasília, São Paulo e Independiente del Valle entram em campo em disputa da grande final da Conmebol Sul-Americana 2022, em Córdoba, na Argentina.
Retrospecto do São Paulo
O São Paulo entrou na disputa da Copa Sul-Americana em seu segundo estágio, a fase de grupos. Acumulou 16 pontos (cinco vitórias e um empate) ficando no topo da tabela de classificação da chave D.
Nos playoffs, teve a Universidad Católica, relegada da Copa Libertadores da América, como primeira adversária. Superou sem qualquer dificuldade com vitórias por 4 a 2 (fora) e 4 a 1 (casa). Nas quartas de final, bateu o Ceará por 1 a 0, em casa. Perdeu por 2 a 1, fora, e levou a melhor nas cobranças de pênalti.
Teve dificuldades ainda maiores nas semifinais. Perdeu, por 3 a 1, para o Atlético-GO, em Goiânia. Venceu o jogo de volta por 2 a 0 no Morumbi levando a decisão para os pênaltis, e mais uma vez consolidou a classificação para a final da Sul-Americana nas penalidades máximas.
A equipe de Rogério Ceni passa por uma boa fase depois de um rendimento abaixo do esperado em outra competição, sofreu apenas uma derrota para o Flamengo nas últimas 6 partidas realizadas, além disso, teve 3 vitórias e 2 empates, e vem de 2 vitórias consecutivas pelo Campeonato Brasileiro, a equipe chega em um ótimo momento para tentar buscar esse título.
O São Paulo vem de uma grande vitória contra o Avaí por 4 a 0 em casa pelo Brasileirão e chega com moral para esta decisão, vindo de 2 vitórias seguidas e subindo na tabela da competição.
O técnico Rogério Ceni vai tentar buscar a segunda Sul-Americana com a equipe, pois em 2012, quando o time foi Campeão do torneio pela primeira vez, o técnico era o goleiro e capitão do time. Naquele ano, Lucas Moura e Osvaldo foram os responsáveis pela vitória do Tricolor por 2 a 0, ainda no primeiro tempo contra o Tigre, da Argentina.
Ceni possivelmente manterá o esquema tático que tem utilizado como padrão nas últimas partidas para a final do torneio continental. Quatro atletas no sistema defensivo, três meias e três atacantes. O treinador são-paulino terá os desfalques de: Walce, André Anderson, Nikão, Moreira, Gabriel Neves, Caio e Arboleda, que estão no departamento médico.
O São Paulo disputou 12 partidas em sua caminhada até a decisão da Copa Sul-Americana. Balançou as redes adversárias em 25 ocasiões.
Retrospecto do Independiente del Valle
O Independiente del Valle abriu sua agenda internacional na Copa Libertadores da América. Ao somar oito pontos (duas vitórias, dois empates e duas derrotas), ficou na terceira posição do grupo D, que teve Atlético-MG e Tolima classificados para as oitavas de final. Assim, foi relegado para a Copa Sul-Americana.
No andar de baixo, superou o Lanús, da Argentina, no primeiro mata-mata. Marcou 2 a 1, em casa, e segurou o empate sem gols em solo adversário. Nas quartas de final, superou o Deportivo Táchira, da Venezuela, com vitórias por 1 a 0 (fora) e 4 a 1 (casa). Nas semifinais, deixou pelo caminho o Melgar, do Peru, com duas vitórias por 3 a 0.
O time equatoriano cresceu bastante nos últimos anos e foi vice-campeão da Copa Libertadores em 2016, e atingiu seu auge de nível técnico em 2019, quando foi Campeão da Copa Sul-Americana, e agora vai em busca de mais um título do torneio.
Por outro lado, o Independiente del Valle tem oscilado bastante, teve uma vitória, um empate e uma derrota nas últimas 3 partidas realizadas. Na Sul-Americana, porém, o time está invicto, com 5 vitórias e 1 empate. O time do Del Valle chega para essa partida em alta, pela invencibilidade que vem somando na competição. O time conquistou o título recentemente, ao bater o Colón, da Argentina, em 2019.
Ficha Técnica: São Paulo x Independiente del Valle
Horário: 17h00 horário de Brasília
Local: Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba
Transmissão: Conmebol TV
Provável escalação do São Paulo: Felipe Alves, Rafinha, Diego Costa, Léo, Reinaldo, Patrick, Rodrigo Nestor, Pablo Maia, Alisson, Luciano e Calleri.
Provável escalação do Del Valle: Ramirez, Fernandez, Mina, Velasco, Chavez, Ortiz, Pellerano, Angulo, Sornoza, Gaibor e Diaz (Ayovi).