Retrospectiva Inter 2016: a pior temporada da história Colorada

A temporada colorada em 2016 começou muito diferente da anterior. Com um orçamento mais limitado o clube gaúcho perdeu peças importantes como D’alessandro, Lisandro López, Aranguiz, Nilmar, Juan e Alisson com maior destaque. Como contratações chegaram o volante Fabinho (Figueirense), Fernando Bob (Ponte Preta) e mais tarde chegaram Nico López, Seijas, Ariel e Ceará. Para o comando técnico a equipe manteve Argel como treinador, mas o torcedor já estava desconfiado que o clube sofreria para lutar por algum caneco.

Flórida Cup

Logo em janeiro o Inter viajou para os Estados Unidos, para a disputa da Flórida Cup, ao lado de grandes clubes mundiais como o Bayer Leverkusen, Shalke 04, Atlético Mineiro, Corinthians, Sanfa Fé-COL e Shakhtar da Ucrânia.

Na estreia o Internacional empatou em 3 a 3 com o Bayer, destaque para o gol de Andrigo, garoto cercado de expectativas para a temporada. No segundo confronto o Inter bateu o Fluminense por 1 a 0 e encerou a competição com 4 pontos, ocupando a vice liderança, o Copa teve 9 equipes participantes e o campeão foi o Galo.

Resultado de imagem para florida cup 2016 inter
D’alessandro em desfile promovido pela organização da Florida Cup

Estadual

O internacional começou disputando mais um título logo na segunda rodada do Campeonato Gaúcho, após vencer na estreia o Ypiranga por 3 a 2, o Colorado decidia a Recopa Gaúcha contra o São José, no Estádio Passo d’Areia. O jogo foi marcado pela despedida do grande ídolo colorado D’alessandro. A partida foi truncada e difícil, mas após Alisson (que também deixou o Inter mais tarde) se destacar nas penalidades, o Inter se despediu de D’alessandro erguendo mais uma taça.

Resultado de imagem para recopa gaucha 2016
D’alessandro ergue sua última taça com a camisa colorada

Pelo restante do Campeonato Gaúcho o Inter chegou a passar por algumas dificuldades, empatando muitas partidas na primeira fase. Mesmo assim o clube que terminou em terceiro lugar, conseguiu crescer no momento derradeiro da competição e não teve dificuldades em avançar de fases e vencer os dois jogos da final contra o surpreendente Juventude, que havia eliminado o Grêmio nas semifinais. Era o Hexa Campeonato Gaúcho do Internacional, que mostrava forças e dava esperanças a torcida vermelha.

Resultado de imagem para hexacampeão gaúcho

Primeira Liga e Copa do Brasil

Pela Primeira Liga, o Inter bateu na trave, após eliminar o Grêmio ainda na primeira fase, a equipe acabou sendo eliminada pelo Fluminense nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal. A equipe gaúcha se despedia da competição ainda invicta, mas nas semifinais.

Semifinais que também foi destino do Inter na Copa do Brasil, mas em um cenário completamente diferente. O Colorado mergulhou em uma imensa crise técnica e também de comando, o polêmico Vitório Piffero tomou atitudes controversas e duvidosas em alguns momentos, o que fez a equipe mergulhar em uma crise sem fim.

Mesmo assim e jogando com os reservas a maior parte dos jogos, o Inter eliminou Fortaleza e Santos, até chegar nas semifinais quando encarou o Atlético-MG. Atuando com os reservas, a equipe foi melhor nas duas partidas diante dos mineiros, mas pecou nas finalizações jogando em casa e saiu derrotado por 2 a 1. Em Minas a equipe chegou a estar na frente do placar por duas oportunidades, mas quando ainda vencia a partida, o treinador Celso Roth sacou os três melhores jogadores do duelo, atitude que até hoje é muito criticada pelo torcedor do Inter. O Atlético empatou o jogo por 2 a 2 e mandou o Colorado para casa mais cedo.

Campeonato Brasileiro

No Campeonato Brasileiro pode-se dizer que o Internacional foi a equipe mais bipolar da competição. O começo do Campeonato foi fabuloso, o Inter deu uma arrancada incrível e chegou a ser líder da competição.

O ápice da equipe até então comandada por Argel, aconteceu no dia 16 de junho, quando jogando em casa a equipe derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 0 e chegava a 19 pontos em oito jogos, parecia que o Inter iria surpreender o Brasil…

Eduardo Sasha comemorava o segundo gol do Inter

E surpreendeu, mas negativamente, depois da sexta vitória em oito partidas, o Colorado teve a pior sequência de sua história, foram 15 rodadas sem vitórias, 15 partidas que tiraram a paz do Beira Rio. Com a má fase, Argel foi substituído por Falcão, que ficou apenas 5 partidas no comando do Inter e não venceu nenhum duelo.

Desesperado, e apenas 5 pontos da zona de rebaixamento, Vitório Piffero que nessa época já ocupava o cargo de diretor de futebol, além do de presidente, se viu sozinho e apelou para a volta de Fernando Carvalho ao clube. O dirigente que é um dos personagens mais marcantes da história colorada voltou, e trouxe consigo, como ele mesmo denominou, uma “Swat” para evitar o rebaixamento.

O nome dele agradava o torcedor, mas o nome do treinador, Celso Joarez Roth, era odiado. Mesmo assim Roth conseguiu permanecer no cargo por 90 dias, até o Inter empatar com a Ponte Preta em casa por 1 a 1 e praticamente decretar seu primeiro rebaixamento na história.

Lisca assumiu a equipe faltando três jogos para o fim do Campeonato, perdeu para o Corinthians, mas venceu o Cruzeiro, vitória que ainda manteve um mínimo de chances do Inter permanecer na Série A, tudo dependia de como seria a última rodada do Brasileirão.

Cabe aqui um parágrafo triste para o Inter, para o futebol brasileiro e principalmente para a Chapecoense. Após o catastrófico acidente envolvendo a delegação da Chape no dia 29 de novembro, onde 71 pessoas vieram a falecer, o Campeonato teve sua última rodada adiada para a próxima semana. Mas infelizmente, a direção colorada “pisou na bola” e dirigentes como Fernando Carvalho, acabaram dando entrevistas que mancharam a instituição, não bastasse isso, o Inter entrou com recurso no STJD buscando tirar pontos do Vitória para se manter na Série A, sem sucesso.

A equipe entrou em campo na última rodada diante do Fluminense, onde precisava vencer o seu duelo e torcer por uma derrota do Sport. O Colorado empatou o seu jogo, 1 a 1, e assim acabou sendo rebaixado pela primeira vez em sua história.

Resultado de imagem para fernando carvalho
Cúpula colorada teve um ano lamentável

#ForçaChape

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa do Mundo de Clubes
Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes?
Copa do Mundo de Clubes
GUIA E+ DA COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA
Copa do Mundo de Clubes
Calendário da Copa do Mundo de Clubes 2025: datas, horários e confrontos
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei