Retrospectiva Grêmio 2016: O ano do Penta!

O Grêmio iniciou o ano de 2016 com 32 jogadores em seu elenco, se apresentando no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. Sob o comando de Roger Machado, a equipe buscava como objetivo na temporada a conquista da Copa Libertadores de 2016, mesmo com um elenco taxado como limitado.

A equipe tinha pela frente cinco competições, sendo o Estadual, Primeira Liga, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil.

 Grêmio x Danúbio: Amistoso?

O time do Grêmio recebeu o Danúbio na Arena, no dia 23/01, em um jogo pegado, brigado boa parte do tempo e típico de Libertadores. O espírito da competição continental, que começaria no mês seguinte, já estava junto com os jogadores dentro de campo.

Após um grande 1 º tempo, com excelentes oportunidades de ambas as equipes, o Grêmio abre o placar com Éverton (na época, ainda não tão utilizado para acelerar as jogadas). Fazendo um bom uso de seu arranque característico, o jogador saiu do campo de defesa e parou somente na entrada da grande área. O Grêmio faz, aos 11 minutos do segundo tempo, um golaço e abre o placar na Arena.

No entanto, aos 23, o zagueiro Kadu, recém contratado junto ao Atlético (PR), aparece livre para cabecear e estufar as redes de Marcelo Grohe. Gol contra daqueles que logo fora contestado e não permaneceu por muito tempo no Grêmio.

Para encerrar, Marcelo Oliveira dá entrada duríssima em Ignacio González e instala-se uma confusão generalizada, entre titulares e reservas dos dois times. Ao fim de tudo, ninguém levou sequer amarelo e o jogo terminou mesmo em 1 x 1.

Na estreia, na chuvosa tarde de Caxias do Sul, Grêmio sai perdendo, mas gurizada vira e Tricolor volta à Porto Alegre com um 3 x 1 e começa bem o estadual.

 

No Campeonato Gaúcho, objetivo era frear hegemonia rival

Na estreia, na chuvosa tarde de Caxias do Sul, o Grêmio saiu perdendo para o Brasil de Pelotas, mas a gurizada virou e o Tricolor voltou à Porto Alegre com um 3 a 1, começando bem o estadual.
Tendo terminado a primeira fase como líder, com 29 pontos, 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, a equipe conquistou a vantagem de jogar a partida única das quartas-de-final em casa e decidir semifinal e final (se alcançasse) também em seus domínios.

 Quartas-de-final: 
Ao contrário da partida de estreia, o Grêmio não encontrou maiores dificuldades para golear sob seus domínios  o time do Brasil de Pelotas: Grêmio 4 x 1 Brasil/PEL.

 Semifinal:

Em duelo de dois jogos, a equipe de Roger Machado se viu envolvida por um forte e surpreendente Juventude, perdendo a primeira partida por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS. Na volta, o Grêmio devolveu os dois gols de vantagem, em um 3 a 1 emocionante. Porém, como a equipe caxiense fez um gol fora de casa, o time foi eliminado e não pôde tentar acabar com a hegemonia colorada.

Na estreia de um novo torneio, organizado pelos clubes, Grêmio não passa da primeira fase

Em sua estreia, o Grêmio pegou o Avaí, fora de casa, e empatou em 2 a 2. O time teve um pênalti desperdiçado por Bobô e viu os catarinenses empatarem no final.

O jogo ocorreu na Arena Condá, em Chapecó (SC), e metade da renda da partida fora destinada para a Chapecoense, dona do estádio.

Este torneio teve um Gre-Nal atípico. Em partida disputada na Arena do Grêmio, no dia 6 de março, foi válido pela Primeira Liga e também para o Gauchão. Outra curiosidade foi a cotovelada de Willian no colombiano Miller Bolaños, onde o jogador jogou todo o primeiro tempo com a mandíbula fraturada, foi substituído no intervalo e ainda teve de fazer uma cirurgia, depois de constatada lesão grave no local, o que o “deixou de molho” por cerca de 45 dias. O jogador colorado, no entanto, não fora expulso. Assim terminava a curta passagem gremista pela competição, ainda na fase de grupos.

Na classificação geral, o Grêmio foi eliminado pelo maior rival, no critério de saldo de gols.

 Libertadores da América – Tricampeonato era o objetivo

O sonho do Tri da América começava com a altitude mexicana pela frente, em 17/02 e logo na primeira rodada, o Grêmio perdeu para o Toluca por 2 a 0, em um jogo onde o adversário foi totalmente surpreendente e dominante nos 90 minutos.

A primeira fase terminou com o Grêmio conquistando duas vitórias (inclusive sobre o Toluca, dentro de casa, por 1 x 0) e dois empates, em duas partidas sensacionais contra os equatorianos da LDU. Na fase seguinte, o Grêmio enfrentaria o Rosário Central, na Argentina, pelas oitavas.

O Grêmio não conseguiu ser o mesmo que se recuperou nas últimas partidas da primeira fase e foi engolido pelo Rosário Central. O primeiro jogo, dentro de seus domínios, foi 1 a 0 para os argentinos.

Tendo que vencer por 2 gols de diferenças e, de preferência, sem levar nenhum para avançar de fase, o Grêmio não viu a cor da bola na Argentina e tomou um sonoro 3 a 0. O Rosário seguia em frente na competição continental, enquanto que o Tricolor adiava o seu sonho de ser tricampeão da América.

A Copa do Brasil: o fim do jejum

Pelo regulamento, times que estavam disputando a Libertadores poderiam entrar na competição já nas oitavas-de-final. O Grêmio, então começou seu caminho para o penta dando um susto na torcida, na soma dos resultados, contra Atlético Paranaense.

No primeiro jogo, na Arena da Baixada (PR), o Tricolor ganhou por 1 a 0, com gol de Miller Bolaños. Na volta, já sobre o comando de Renato Gaúcho,o Grêmio deixou que o time paranaense tomasse conta da partida e André Lima abriu o placar para os visitantes, empatando a série em 1 a 1.

Com um festival de cobranças perdidas, Marcelo Grohe, que havia falhado no gol atleticano, se redime, pega uma cobrança e o Grêmio vence por 4 a 3.

 Nas quartas-de-final, a vítima foi o campeão do Brasileirão 2016

Com golaço de Ramiro, Grêmio faz 2 x 1, na Arena, e abre boa vantagem para o jogo de volta.

 

Com o primeiro jogo na Arena do Grêmio e um golaço de Ramiro, à la Van Basten, o Grêmio venceu por 2 a 1 e abriu uma boa vantagem contra o forte Alviverde paulista para a segunda partida. O segundo gol foi marcado por Pedro Rocha, com Zé Roberto descontando para os palmeirenses.

O Grêmio, com o regulamento em baixo do braço, segurou o time palmeirense em um empate que o levou à semifinal da competição. O sonho do penta se tornava cada vez mais realidade.

 A Semifinal – triunfo no Mineirão o levou para a final

Embora tenha começado com o Cruzeiro tendo boas chances de gols, foi o Tricolor quem abriu o placar fora de casa, com Luan chutando cruzado, encobrindo o bom goleiro Rafael e colocando a bola no ângulo esquerdo do gol, que caprichosamente acabou batendo na trave antes de morrer no fundo das redes. O Cruzeiro cresceu de produção, querendo fazer o gol de empate e tentar diminuir o prejuízo para o jogo de volta. Mas foi Douglas quem, recebendo cruzamento, chutou cruzado e rasteiro, e deu números finais à partida de ida. O Grêmio poderia perder até por um gol que estaria na final.

Na Arena, com a força de sua torcida, o Grêmio não passou de um empate sem gols com o Cruzeiro. Foi o suficiente para que consolidasse o Imortal à sua 8 ª final de Copa do Brasil na história e com boas chances de se tornar o maior campeão com 5 títulos.

 A Final e o grito de “É CAMPEÃO!”

Na final, o adversário foi o Atlético-MG. O time mineiro havia tirado o Inter, com um 2 a 1, no Beira-Rio, e um 2 a 2, no Independência.

Pelo duelo de ida, no Estádio do Mineirão, uma partida gremista memorável. Pedro Rocha, por duas vezes, colocou o seu nome na história e balançou as redes de Victor. No segundo gol, o jogador tirou a camisa na comemoração e recebeu um cartão amarelo. Pouco tempo depois, o mesmo Pedro Rocha fez uma dura falta e acabou expulso de campo.

Após dois gols, Pedro Rocha  faz dura falta no adversário, leva o segundo vermelho e é expulso da partida

O Galo foi com tudo na pressão, buscando diminuir o prejuízo. Com Gabriel, a equipe deixou o placar em 2 a 1, entoando gritos de eu acredito no gramado. Mas a noite era do Grêmio. Everton, aproveitando ótima jogada do zagueiro Pedro Geromel, anotou o terceiro gol Tricolor, fechando o duelo em 3 a 1 , assim deixando o Grêmio com a mão na taça.

No jogo de volta, em uma Arena lotada, o Grêmio jogou com sabedoria, e contou com uma atuação impecável da sua dupla de zaga. A partida seguiu truncada até os minutos finais, quando Bolaños abriu o placar para o Tricolor, aos 44 minutos da segunda etapa. Pouco tempo depois, Cazares fez um golaço e empatou o jogo, mas nada que tirasse o penta gremista!

Resultado de imagem para gremio campeão copa do brasil 2016

Campeonato Brasileiro

No Campeonato Brasileiro, a equipe do Grêmio brigou a todo momento por uma das vagas na Copa Libertadores de 2017, porém, confirme avançava na Copa do Brasil, foi deixando um pouco a competição de lado, focando na busca pelo penta e usando uma equipe alternativa por algumas vezes no Brasileirão.

A equipe acabou na nona posição com 53 pontos, totalizando 14 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa do Mundo de Clubes
Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes?
Copa do Mundo de Clubes
GUIA E+ DA COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA
Copa do Mundo de Clubes
Calendário da Copa do Mundo de Clubes 2025: datas, horários e confrontos
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei