Notícias

+ Esportes

Regata Ilha do Tanque preserva cultura esportiva em Maraú

Regata Ilha do Tanque 1

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Criada em 2008, a Regata da Ilha do Tanque é uma tradição de esporte e cultura

A Regata da Ilha do Tanque já faz parte da tradição esportiva e cultural da Península de Maraú, no litoral Sul da Bahia. O evento reúne cerca de 15 canoas de madeira à vela de pano latino e morcegueira e, em média, 80 competidores. A próxima edição será realizada no domingo, dia 11 de agosto, às 14h.

Além da competição, a Regata Ilha do Tanque terá atrações musicais e comidas típicas. O evento conta com infraestrutura completa com barcos de apoio aos competidores e lancha rápida para possíveis eventualidades. A organização fica a cargo da Associação de Moradores com apoio da Polícia Militar.

O objetivo do evento é integrar a comunidade e proporcionar momentos de alegria e diversão na ilha. Para Cida Félix, uma das organizadoras da regata, a competição é uma forma de manter viva a cultura da localidade.

“A regata resgata a cultura da Ilha do Tanque, que é formada por pescadores. Já que antigamente, antes da chegada dos barcos com motores, os moradores usam as canoas a vela para fazer as viagens para fora da ilha. Porém, com a motorização, essa tradição foi se perdendo. Então, surgiu a ideia de fazer a Regata da Ilha do Tanque para resgatar esses momentos. Outro ponto importante é a escolha da data. A competição é realizada, sempre em agosto, em homenagem ao padroeiro da comunidade, Bom Jesus. Já que é um período que toda a população está presente na ilha, uma vez que mesmo quem mora fora tem, por costume, visitar o local durante as festividades para estar com a família”, revelou.

O diretor de projetos da De Peito Aberto, Hagmar Madeira, ressaltou o papel fundamental do esporte para a cultura local.

“A regata é um grande espetáculo de coragem e bravura, e transmite um clima de tranquilidade e segurança. Sempre acredito que o incentivo ao esporte tem o poder de transformar vidas. Não é diferente nas comunidades. A Regata da Ilha é um símbolo local e um momento de confraternização. A De Peito Aberto acredita na preservação do projeto pela tradição e o grande valor cultural para a sociedade”, destacou.

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Wesley Contiero (1034 Posts)

Jornalista, 24 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta