Real Madrid conquista a Champions League pela 15ª vez
Com dois gols no segundo tempo, Real bateu o Borussia Dortmund, em Londres, e levou 15º título da Liga dos Campeões da Europa
Chegou ao fim a edição 2023-2024 da “Uefa Champions League”, a Liga dos Campeões da Europa. Em jogo único, no estádio de Wembley, em Londres, o Borussia Dortmund (ALE) perdeu para o Real Madrid (ESP): 0 x 2.
O Dortmund, que foi à decisão pela última vez há 11 anos, curiosamente no mesmo local, buscava o seu segundo título. E o time alemão teve amplo domínio no primeiro tempo, mas não aproveitou as diversas chances criadas. O Real, que não conseguia segurar a bola no ataque, foi para o intervalo sem acertar o gol adversário uma única vez.
No entanto, a equipe merengue voltou melhor para a segunda etapa, mesmo com o Borussia não diminuindo a intensidade da marcação. Aos 29 minutos, a bola parada resolveu. Kross cobrou escanteio e Carvajal, com 1,73m de altura, fez de cabeça o gol que desmontou os alemães, que começaram a errar. E assim veio o segundo gol. Bellingham interceptou uma bola no ataque e abriu na esquerda com Vini Júnior, que ajeitou e bateu cruzado para fechar a conta.
O Real Madrid sagrou-se campeão pela 15ª vez e se isola ainda mais como o maior vencedot nos 69 anos do torneio. O clube espanhol tem mais que o dobro dos títulos do Milan, segundo com mais taças, com sete, e tem o triplo do rival Barcelona. Os Merengues não perdem uma final de Champions League desde a decisão da temporada 1980/81.
O Real Madrid foi campeão invicto, com nove vitórias e quatro empates na competição. No mata-mata superou anteriormente RB Leipzig (ALE), Manchester City (ING) e Bayern de Munique (ALE). O técnico Carlo Ancelotti, que levou os madridistas à conquista nas temporadas 2013/2014 e 2021/2022, levantou sua terceira taça pelo Real. Com o Milan, ele foi duas vezes campeão (2002/2003 e 2006/2007).