Quilmes goleia e assegura um lugar na luta pelo acesso
Quilmes se junta ao San Martín de San Juan no mata-mata da ‘Primera B Nacional’ com duas rodadas de antecedência
Pela antepenúltima rodada da temporada regular do Campeonato Argentino da Segunda Divisão, oficialmente chamada de “Primera B”, o Quilmes goleou o Deportivo Maipú por 3 a 0 e conquistou antecipadamente um lugar no mata-mata.
Jogando em casa, o time dirigido por Sergio “Huevo” Rondina saiu na frente aos 39 minutos do primeiro tempo. Federico Pérez cruzou e Emanuel Herrera acertou uma imponente cabeçada para o fundo das redes. Na segunda etapa, aos 19 minutos, Lautaro Parisi aproveitou rebote do goleiro Sebastián Sosa em chute de Herrera e ampliou. Aos 42, Tomás “Rayo” González sentenciou a goleada após uma grande jogada individual de Juan Capano.
Com esta vitória, o Quilmes chegou aos 56 pontos ganhos e não pode mais ficar fora do G-8. Assim, garante uma vaga no mata-mata ao lado do vice-líder San Martín de San Juan. O San Martín de Tucumán, primeiro colocado, já está garantido na final.
Brigam pelas cinco vagas restantes: Gimnasia y Esgrima Jujuy (54), Estudiantes Caseros (53), All Boys e San Miguel (52), Ferro Carril Oeste e Agropecuario (49), Racing Córdoba e Deportivo Maipú (47).
Como funciona o acesso à elite?
Após 38 rodadas, o primeiro colocado de cada “zona” decidirá o título, em jogo único, e o primeiro acesso à elite argentina. Caso haja empate, prorrogação. Persistindo a igualdade, pênaltis.
Já os times que ficarem de segundo a oitavo em cada disputarão uma repescagem, em eliminação direta, chamada de “Reducido”. A primeira etapa, em jogo único e com mando do melhor colocado, terá os seguintes confrontos: 2º A x 8º B, 2º B x 8º A, 3º A x 7º B, 3º B x 7º A, 4º A x 6º B, 4º B x 6º A e 5º A x 5º B.
Os sete classificados se juntarão ao perdedor da final para a disputa da segunda etapa, em jogos de ida e volta. O mesmo acontecerá na terceira etapa. Os dois que seguirem vivos decidirão o segundo acesso em jogo único e campo neutro.
No Grupo B, o líder é o Nueva Chicago, com 62 pontos ganhos, dois a mais que o Aldovisi. Em terceiro aparecem San Telmo, Deportivo Madryn (um jogo a menos) e Gimnasia Mendoza, ambos com 59. Fecham o G-8: Defensores de Belgrano (57), Colón (56), Mitre Santiago del Estero (53 pontos somados).