As duas equipes estão muito próximos a zona de rebaixamento e vem tendo desempenho muito abaixo do esperado
Mais uma rodada do Brasileirão ocorre nesta quarta-feira (14), e das várias partidas previstas, teremos o duelo entre Grêmio e Botafogo. As duas equipes estão muito próximas na tabela e procuram melhorar seu desempenho em campo, além tentar subir mais na tabela e se afastar de posições incômodas que aproximam demais a zona do rebaixamento. O jogo acontece na Arena do Grêmio, com bola rolando à partir das 19h15 com transmissão do canal Premiere FC.
Grêmio continua com futebol abaixo da expectativas e não decola no Brasileirão
O time comandado pelo técnico Renato Gaúcho não está vivendo seus melhores momentos na temporada. Nas últimas cinco partidas pelo Brasileirão, o Grêmio só saiu vitorioso em apenas uma oportunidade, contra o Coritiba pelo placar de 2×1. Nos outros quatro jogos, o tricolor gaúcho teve três empates e uma derrota, essa ocorrida no domingo, 11, contra o Santos por 2×1 na Vila Belmiro. Com isso, a equipe gaúcha estacionou na 14ª posição com 17 pontos, apenas dois a mais que o Corinthians que é o primeiro do Z4.
Após a partida contra o Santos, o meia Maicon falou sobre as dificuldades que a equipe vem enfrentando, e que o elenco precisa focar em ter um melhor futebol a fim de fazer com que o Grêmio suba na tabela e enfim possa decolar no certame, já que o próprio técnico Renato Gaúcho em uma de suas entrevistas pós jogo, disse que o tricolor Gaúcho estaria preparado para competir pelo título do Campeonato Brasileiro, o que não aconteceu até agora.
“Aqui dentro, precisamos ter atitude, coragem para jogar, porque vestimos a camisa de um time que, nos últimos anos, tem feito grandes campeonatos, chegando a decisões, sendo campeão, e o nosso torcedor cobra isso. Sabemos que estamos muito abaixo do que podemos produzir dentro de campo, mas é uma questão nossa.” disse o meia.
Os zagueiros Kannemann e Pedro Geromel pode retornar a equipe titular do Grêmio
Após se testarem positivo para Covid-19, os zagueiros titulares do Grêmio, Kannemann e Pedro Geromel, enfim foram liberados do departamento médico e poderão ser opções para o técnico Renato Gaúcho para a montagem da equipe titular que vai a campo nesta quarta contra o Botafogo. No entanto, Renato deixou claro em entrevista coletiva pós jogo contra o Santos, não garantiu a presença de ambos para encarar o Botafogo.
“Precisamos conversar com os jogadores, ver como estão se sentindo. Fizeram três ou quatro treinos depois que voltaram da Covid-19, mas estavam muito cansados. Vou conversar e, a partir daí, defino a equipe da quarta-feira.” declarou Renato.

Contudo, Renato terá problemas na zaga. O zagueiro David Braz foi expulso contra o Santos e cumprirá suspensão. Paulo Miranda que também foi titular, sentiu uma lesão muscular e teve que ser substituído e praticamente está fora do duelo contra o Fogão. Com isso, as opções na zaga ficam por conta dos jovens Rodrigues e Ruan. Além de Kannemann e Geromel recuperados da Covid-19, o meia Jean Pyerre também se recuperou da doença e se tornou mais opção para Renato, do mesmo modo o meia Matheus Henrique retorna de suspensão.
Botafogo engata duas vitórias seguidas após a saída de Paulo Autuori
O Botafogo teve duas vitórias consecutivas importantes o que deu um novo ânimo a equipe carioca. Os triunfos vieram sobre o Palmeiras por 2×1 em casa, na quarta feira passada e no domingo, o Fogão encarou o Sport fora dos seus domínios e venceu mais uma vez e desta vez impôs um revés de 2×1 sobre a equipe pernambucana. Nesse jogo, o meia Honda enfim, pode comemorar seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Porém, a vitória ainda não deu um folego e tranquilidade necessária para equipe, já que está na 13ª colocação com 18 pontos, apenas três a mais que o Corinthians, primeiro do Z4.

O técnico Bruno Lazaroni, conseguiu a sua segunda vitória no comando do Fogão e em entrevista coletiva pós partida contra o Sport, ele ressaltou a importância dos jogadores entenderem o que ele pediu para eles fazerem em campo e acreditarem na capacidade e talento que os mesmos tem em conseguir as vitórias e assim fazer com que a equipe não só cresça no campeonato como se afaste das posições próximas a zona de rebaixamento.
“Importância para mostrar para os jogadores a capacidade que eles têm. São os maiores responsáveis por isso. Premiar o trabalho que vem sendo feito desde o início do ano. Graças a eles e à ajuda de todos os departamentos conseguimos uma vitória importante, mas não estamos satisfeitos. A partir de amanhã estamos focados no Grêmio para dar continuidade ao bom trabalho e à entrega que estão dando dentro de campo.” disse o treinador.
Lazaroni terá problemas para formar zaga do Botafogo
E já pensando no duelo contra o Grêmio, Lazaroni terá que lidar com ausências importantes na zaga do Fogão. Apenas o zagueiro Kanu está garantido para encarar o tricolor gaúcho, já que Rafael Forster está suspenso por cartão vermelho e o Marcelo Benevenuto também está suspenso por acúmulo de cartões amarelos e esse cartão venho só na súmula do árbitro pós jogo contra o Sport, alegando que o zagueiro do Fogão reclamou acintosamente com a arbitragem.
Para a segunda vaga na zaga, Lazaroni terá apenas o zagueiro da base Sousa a disposição e fatalmente será o titular nesta quarta. Contudo, Lazaroni terá novas opções a disposição para formatar o meio campo do Botafogo, já Reiteria, Guilherme Santos e Luiz Otávio foram liberados para atuarem, além da reintegração do meia Cicero que estava treinando a parte do elenco principal do Fogão.
Ficha Técnica do Jogo
Campeonato Brasileiro – 16ª rodada
Grêmio x Botafogo – 19h15 – Arena Grêmio
Transmissão: Premiere FC
Provável Escalação do Grêmio
Esquema: 4-1-4-1
Vanderlei; Orejuela, Rodrigues (Kannemann), Ruan (Geromel) e Bruno Cortez; Lucas Silva; Luiz Fernando, Maicon, Robinho (Matheus Henrique) e Pepê; Diego Souza.
Fora do Jogo: David Braz (suspenso) e Paulo Miranda (lesionado)
Dúvidas: Geromel e Kannemann (recuperados do Covid-19)
Técnico: Renato Gaúcho
Provável Escalação do Botafogo
Esquema: 4-3-3
Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Souza e Victor Luís; Honda, Reiteria (Guilherme Santos) e Caio Alexandre; Kalou, Pedro Raul e Rhuan.
Fora do Jogo: Marcelo Benevenuto e Rafael Forster (ambos suspensos)
Técnico: Bruno Lazaroni