Primeiro dia de Pan Pacífico de Natação: João Gomes Junior é bronze
O nadador brasileiro ficou com a medalha de bronze nos 100m costa
(Foto: Divulgação / PAN PACS 2018)
Nesta quinta (08) começou o Pan Pacífico de Natação. O grande destaque para o Brasil foi a presença de João Gomes Junior no pódio. O nadador fez um tempo de 59.60 e garantiu a primeira medalha brasileira na competição.
Brasileiros em ação
Larissa Manoela nos 200m livre. Na eliminatória ela ficou com o 22º tempo com a marca de 2:02.21. Esse tempo foi o suficiente para que ela avançasse para a final B da prova, onde fez em um tempo de 1:58.80 e terminou em 6º lugar.
Já nos 200m livre masculino, dois brasileiros estiveram em ação, Fernando Scheffer e Luiz Altamir Melo. Nas eliminatórias Scheffer fez a 10º marca com um tempo de 1:46.63 e Altamir fez a 14º marca com um tempo de 1:47.19. Como na final A só pode ter dois atletas de cada país, os dois brasileiros se classificaram.
Na final Fernando Scheffer foi bem, conseguiu abaixar o seu tempo das eliminatórias e terminou em 4º lugar com um tempo de 1:46.12. Já Luiz Altamir Melo ficou em 8º e com uma marca mais alta do que nas eliminatórias, com um tempo de 1:47.43.
Nos 400m medley houve a presença de dois brasileiros, Brandonn Almeida e Leonardo Santos. Nas eliminatórias Brandonn fez a 6º marca com um tempo de 4:15.71, enquanto que o Leo ficou com a 9º marca e um tempo de 4:21.60. Brandonn fez tempo suficiente para ir a final, porém, Leonardo Santos se classificou pois tinham três americanos entre os oito melhores.
Na final Brandonn terminou em 6º lugar com um tempo de 4:14.53, abaixando a marca das eliminatórias, mas não o seu melhor tempo na prova. Já Leonardo Santos fez 4:18.90, fez a sua melhor marca na prova e ficou em 7º lugar.
Na prova mais longa, os 1500m masculino, Guilherme Costa o 5º melhor tempo na prova, com 15:03.40. Porém, o nadador ficou com o quarto lugar, pois haviam três americanos na sua frente.
Destaques das provas
Nos 800m feminino, a americana Katie Ledecky sobrou e venceu mais uma vez a prova batendo o recorde do campeonato, que era de 8:11.35, com um tempo de 8:09.13. Em segundo lugar ficou a australiana Ariarne Titmus e em terceiro a americana Leah Grace Smith.
Nos 1500m masculino houve dobradinha americana com Jordan Wilimovsky levando o ouro e Zane Grothe ficando com a prata. O bronze foi para o australiano Jack McLoughlin.
Nos 100m costa feminino, a americana Lillia ficou com o ouro. Jessica Hansen, da Austrália, ficou com a prata e Reona Aoki do Japão com o bronze.
Nos 100m costa masculino, a vitória foi para os donos da casa com o japonês Yasuhiro Koseki. Seguido por Jake Packard com a prata e o brasileiro João Gomes Junior com o bronze.
Nos 200m livre feminino não deu para a máquina Katie Ledecky. O ouro ficou com a canadense Taylor Ruck, que bateu o recorde do campeonato, que era de 1:55.16, com um tempo de 1:54.44. A prata ficou com a japonesa Rikako Ikee e fez o recorde japonês na prova com um tempo de 1:54.85. A americana Ledecky ficou apenas com o bronze.
Nos 200m livre masculino teve dobradinha americana. Townley Haas ficou com o ouro e Andrew Seliskar com a prata. A medalha de bronze ficou com o japonês Katsuhiro Matsumoto.
Nos 400m medley feminino, o ouro ficou com o Japão, com Yui Ohashi. A prata foi para a americana Melanie Margalis. O bronze ficou para a japonesa Sakiko Shimizu.
Nos 400m medley masculino, Chase Kalisz teve um 200m finais espetacular e levou o ouro. O Japão ficou com a prata, com Kosuke Hagino, e o bronze, com Daiya Seto.
Fechando o dia houve o primeiro revezamento do campeonato, o 4x100m medley misto. A Austrália levou o ouro, o Japão a prata e os Estados Unidos o bronze. Além desses países, somente Canadá, quarto, e Filipinas, quinto, participaram da prova.
Tudo o que você precisa saber sobre o Pan Pacífico de Natação