Peñarol vence e Uruguaio terá final
Peñarol bate Liverpool, na prorrogação, por 1 a 0 e clubes farão mais dois jogos para que se conheça o campeão uruguaio da temporada
Em jogo único que valia o título nacional para o Liverpool, o Peñarol venceu o adversário por 1 a 0, com um gol na prorrogação, no estádio Centenario, em Montevidéu.
Campeão do Torneo Clausura e maior pontuador na tabela anual, o time negriazul ficaria com o troféu diretamente se vencesse o campeão do Torneo Apertura, em campo neutro. No entanto, jogando mal, a equipe dirigida por Jorge Bava não conseguiu superar o Aurinegro, comandado por Diego Aguirre e que vinha de apenas um triunfo nas últimas oito partidas.
Com um a mais em campo na prorrogação, após a expulsão de Rodrigo Rivero, no final do segundo tempo, o Peñarol levou a melhor com um golaço de Abel Hernández (ex-Internacional), aos 14 minutos da segunda etapa, num chute indefensável.
Agora, Peñarol e Liverpool farão dois confrontos para se definir o campeão uruguaio de 2023. A ida será na quarta-feira (13), no estádio Belvedere, e a volta acontecerá no sábado (16), no estádio Campeón del Siglo.
Escalações:
Liverpool: Sebastián Britos; Federico Pereira, Juan Izquierdo, Mateo Antoni, Miguel Samudio (m.105, Matías Ocampo); Gonzalo Nápoli (m.79, Rubén Bentancourt), Pablo Siles (m.66, Martín Barrios), Marcelo Meli (m.102, Agustín Cayetano); Luciano Rodríguez (m.66, Rodrigo Rivero), Thiago Vecino (m.90, Federico Andueza) y Alan Medina. Treinador: Jorge Bava.
Peñarol: Guillermo de Amores; Camilo Mayada (m.73, Matías Aguirregaray), Leonardo Coelho, Hernán Menosse, Maximiliano Olivera, Lucas Hernández (m.46, Valentín Rodríguez) (m.90, Franco González); Damián García, Ignacio Sosa (m.46, Sebastián Cristóforo), Sebastián Rodríguez; Ángel González (m.64, Abel Hernández) y Matías Arezo (m.102, José Neris). Treinador: Diego Aguirre.