Paralimpíadas: Conheça um pouco mais sobre o Futebol de 7 e o Futebol de 5
O futebol de 7 e de 5 são disputados por atletas com paralisia cerebral e por deficientes visuais, respectivamente
A modalidade Futebol de 7, é exclusivamente masculina e praticada por atletas com paralisia cerebral. De acordo com o grau da paralisia, os atletas são classificados em classes de 5 a 8, sendo que o maior número representa o maior potencial funcional.
O futebol de 7 faz parte da Paralimpíadas desde a edição de 1984, foi criado em Edimburgo (Escócia). Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil soma duas medalhas, com uma prata e um bronze.
Há ainda outras diferenças em relação ao futebol convencional. O jogo tem a duração de dois tempos com 30 minutos cada, diferente do outro que conta com dois tempos de 45 minutos. Além disso, não existe a marcação de impedimento, e o arremesso lateral pode ser feito com uma mão só.
REGRAS:
– Modalidade praticada exclusivamente por jogadores homens com paralisia cerebral
– Os atletas são classificados com números de 5 a 8, conforme o grau da deficiência (quanto maior o numero, menor o grau de deficiência)
– A partida tem dois tempos de 30 minutos cada
– Cada equipe conta com sete jogadores, incluindo o goleiro, e cinco reservas
– É obrigatório ter em jogo ao menos um atleta das classes 5 ou 6 (com maior comprometimento)
– O campo mede, no máximo, 75×55
– Jogadores com maiores restrições costumam atuar como goleiros
– Não tem impedimento
– A marca do pênalti fica posicionada a 9,20m do centro da linha do gol
– O arremesso lateral pode ser feito apenas com uma mão
Futebol de 5:
O Futebol de 5 é praticado por atletas cegos. Ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas. O primeiro campeonato da modalidade foi organizado em 1978 na cidade de Natal (RN). Em 1984, ocorreu a primeira Copa Brasil, em São Paulo. Posteriormente, a Seleção Brasileira participou de edições da Copa América, conquistando o ouro em 1997, 2001 e 2003.
A modalidade só entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos em Atenas-2004. E o Brasil é, até hoje, o único campeão. O futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais.
Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente. A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. O som dos guizos do interior da bola orienta os jogadores.
Regras:
– A partida tem dois tempos de 25 minutos cada
– Os atletas jogam com vendas nos olhos
– O goleiro enxerga normalmente
– Os jogadores são orientados pelo som de guizos que ficam dentro da bola. Por isso o público tem que se manter em silêncio durante a partida.