Notícias

Futebol Brasileiro

Os campeões baianos do Interior

flu-feira-campeao-baiano

A Bahia não é só a dupla BAVI, veja os times do interior que já foram campeões

O futebol baiano sempre foi dominado pelos times de Salvador, mas em alguns momentos históricos, os times do interior conseguiram superar os da capital. Fluminense de Feira, Bahia de Feira, Palmeiras Nordeste e Colo-Colo tem seus nomes na história do futebol baiano, isso porquê conseguiram a proeza de se sagrarem campeão, mesmo com a grande dificuldade que é vencer os times da capital.

Dois títulos e história feita pelo Touro do Sertão

Fluminense campeão de 1963 em plena Fonte Nova

O maior do interior, como a torcida do Fluminense gosta de chamar o clube homônimo do time carioca, tem dois títulos e o único do interior a ter duas conquistas. Os títulos do tricolor feirense foram 1963 e 1969. O de 1963 foi bastante curioso, o time havia feito um grande primeiro turno, havendo sido campeão de forma invicta, mas no segundo perdeu o ritmo, já que fazia excursão na época em Sergipe. O Touro do Sertão então enfrentou o Bahia na final em três jogos, os dois primeiros foram empates 0 a 0 em Salvador e 1 a 1 no Joia da Princesa. O título veio então na terceira partida, com uma Fonte Nova lotada a equipe feirense venceu o Bahia por 2 a 1 com dois gols de Renato, um dos grandes jogadores da história do clube.  Com o título veio a vaga para a Taça Brasil, no entanto, foi eliminado na estreia pelo Ceará após derrota no terceiro jogo.

“Durmo líder e acordo líder”, o Fluminense de 1969 dominou o Campeonato Baiano

Os títulos baianos do Fluminense de Feira ~ O Curioso do Futebol
Freitas é o principal nome da história do Touro do Sertão

O tricolor feirense em 1969 deu um show, campeão por antecipação e um ataque poderoso, com 62 gols em 31 gols, além de 20 vitórias, 9 empates e três derrotas. O título baiano veio com gol do maior jogador da história do time, Freitas fez o gol do triunfo sobre o Vitória. O Touro de 1969 tinha em Mário Chinês e no artilheiro Freitas uma dupla que causava pesadelos nos adversários. Na defesa, o lateral Ubaldo, que passaria depois por times como Sport e Flamengo seria responsável por um dos gols mais rápidos da história do Brasileirão posteriormente em sua carreira.

Palmeiras Nordeste tira a exclusividade do Fluminense de Feira em campeonato sem a dupla BAVI

Palmeiras Nordeste Futebol Ltda. – Feira de Santana (BA): Campeão ...

O Palmeiras Nordeste foi o Campeão Baiano de 2002 e aquele torneio foi bem estranho, isso porquê, como Bahia, Vitória e Fluminense de Feira estavam na Copa do Nordeste daquele ano, o torneio teve o Campeonato Baiano e o Supercampeonato Baiano. O primeiro foi vencido pelo Independente (Palmeiras Nordeste), que havia feito parceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras, o time aproveitou a falta dos dois maiores clubes do estado e foi campeão em cima do Cruzeiro de Cruz das Almas. No Supercampeonato baiano o Vitória foi campeão após derrotar o Fluminense na final.

Colo-Colo campeão em 2006 em pleno Barradão

Colo-Colo campeão baiano de 2006

O Colo-Colo é o único campeão do interior que não é Feira de Santana, o time foi campeão em 2006. O título veio após triunfo sobre o Vitória no Barradão por 4 a 2. O time que foi campeão tinha a seguinte escalação: Marcelo, Lima, João Paulo, Tiago e Wescley; Sandro, Alex Santos, Juninho e Gil;  Jânio e Ednei. Foi uma campanha impecável do Tigrão naquele ano. O Colo-Colo jogou 34 partidas, venceu 18 vezes, empatou 10 vezes, foi derrotado em seis oportunidades. Além disso, o Tigre marcou 67 gols, sofreu 46 gols, terminou a competição com 21 gols de saldo, e com 64 pontos conquistados.

A partida final foi emocionante, o Colo-Colo viu o rubronegro abrir 2 a 0 em pleno Barradão, mas não se abateu e virou para 4 a 2 com dois gols de Gil e dois gols de Ednei, artilheiro do tal campeonato. O Colo-Colo no entanto, não atua profissionalmente de 2018, onde busca reestruturação financeira para poder voltar a atuar.

Bahia de Feira consegue primeiro título estadual de sua história em 2011

bahia de feira campeão baiano (Foto: agência Gazeta Press)
Bahia de Feira Campeão Baiano (Foto: agência Gazeta Press)

O mais recente e último título de um time do interior veio em 2011, após triunfo do Bahia de Feira sobre o Vitória de virada por 2 a 1 no Barradão. Os gols da partida foram marcados por João Neto e Allysson. O time do Bahia de Feira em 2011 tinha a seguinte escalação: Jair; Edson, Paulo Paraíba, Alex Alagoano, Alysso; Lau, Diones, Rogério, Bruninho; Carlinhos e João Neto.

O Bahia de Feira foi líder dos dois grupos anteriores a chegar na fase final. Na primeira com 23 pontos, liderou num grupo com Bahia, Vitória da Conquista, Atlético de Alagoinhas e Colo-Colo. Na segunda, liderou e ficou novamente a frente do Bahia, na semifinal tirou o Serrano de Vitória da Conquista após vencer a ida e empatar a volta em Feira de Santana.

Dos campeões baianos do ano, ainda estão no clube Bruninho, Diones, Paulo Paraíba e Jair. Além do título baiano, o Bahia de Feira foi campeão do extinto torneio inicio daquele ano, após vencer o Vitória da Conquista na final.

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta