O que esperar do Equador na Copa do Mundo?
Seleção equatoriana vai para sua quarta disputa de Mundial
A Copa do Mundo de 2022, com sede no Catar, terá início no dia 20 de novembro. Um dos representantes da Conmebol, o Equador estará presente pela quarta vez na principal competição de futebol do planeta e forma parte do Grupo A. Até aqui são quatro vitórias, um empate e cinco derrotas em dez jogos, com dez gols marcados e 11 sofridos.
De cara, o selecionado equatoriano fará a partida de abertura contra os donos da casa. No dia 25 terá pela frente a Holanda e encerra a sua participação no dia 29, diante do Senegal, que deve ser um confronto direto por lugar nas oitavas de final.
O Equador jamais foi campeão da Copa América (antigamente chamada de Campeonato Sul-Americano) ou sequer chegou a uma decisão de título continental. Iván Hurtado, com 168 jogos, é quem mais atuou com a camisa da seleção nacional, e ninguém marcou mais gols que Agustín Delgado, autor de 31 tentos.
Sem perder há sete partidas (duas vitórias e cinco empates), a seleção equatoriana, no entanto, vem de três empates seguidos por 0 a 0, contra Arábia Saudita, Japão e Iraque.
O técnico Gustavo Alfaro apresentou a lista de convocados nesta segunda-feira, dia 14. Ele chamou um atacante da Segunda Divisão do país, Kevin Rodriguez, do Imbabura, e deixou de fora Byron Castillo, após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidir que ele nasceu em Temuco, na Colômbia, e que há informação falsa em seus documentos de identidade. Anteriormente Chile e Peru queriam a perda de pontos e consequentemente a exclusão do Equador da Copa do Mundo de 2022, mas não obtiveram êxito.
Confira a lista completa dos convocados do Equador
Goleiros – Moisés Ramírez (Independiente del Valle), Alexander Domínguez (LDU Quito) e Hernán Galíndez (Aucas).
Defensores – William Pacho (Royal Amberes), Angelo Preciado (Genk), Diego Palacios (Los Ángeles FC), Pervis Estupiñán (Brighton), Piero Hincapié (Bayer Leverkusen), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Félix Torres (Santa Laguna) e Robert Arboleda (Sao Paulo).
Meio-campistas – Allan Franco (Talleres), Jhegson Méndez (Los Ángeles FC), Carlos Gruezo (Augsburg), Moisés Caicedo (Brighton), José Cifuentes (Los Ángeles FC), Jeremy Sarmiento (Brighton), Romario Ibarra (Pachuca), Gonzalo Plata (Valladolid), Ángel Mena (León) e Ayrton Preciado (Santos Laguna).
Atacantes – Michael Estrada (Cruz Azul), Enner Valencia (Fenerbahee), Djorkaeff Reasco (Newell’s Old Boys) e Kevin Rodríguez (Imbabura).
Retrospecto da seleção do Equador em Copas do Mundo
2002 – Eliminada na 1ª Fase
2006 – Eliminada nas Oitavas de final
2014 – Eliminada na 1ª Fase
Foto: facebook.com/LaTriEcu