Líder vence atual campeão em Andorra

 Líder vence atual campeão em Andorra

Foto: Facebook oficial da UE Santa Coloma

Divisão de elite de Andorra, em sua 30ª edição, passa a ter dez clubes em seu campeonato contra os oito de antes

A 30ª edição da primeira divisão do futebol de Andorra, chamada de Lliga Nacional de Fútbol, teve a sua décima rodada encerrada, com todos os jogos no Centre de Entrenament de la FAF 1, na cidade de Andorra la Vella.

A UE Santa Coloma continua a ser o líder isolado da “Liga Multisegur Assegurances” e ganhou do atual campeão Atlètic Club Escaldes por 2 a 1. Todos os gols saíram no segundo tempo. O espanhol Joaquinete abriu o placar aos seis minutos. Aos 37, o marroquino L’Koucha ampliou. Já nos acréscimos, aos 49, o francês Guillaume López descontou.

A rodada teve ainda a sétima vitória seguida do Inter Club d’Escaldes, que meteu 3 a 0 no lanterna Atlètic Amèrica, com um gol do argentino Abel Argañaraz e dois do marroquino Domi Berlanga (um de pênalti), que foi a 11 no topo da artilharia, três a mais que o venezuelano Christian Novoa, do FC Santa Coloma.

Pas de la Casa e Ordino empataram por 1 a 1. O FC Santa Coloma bateu o Carroi por 2 a 1 e o Penya Encarnada goleou o Esperança d’Andorra por 3 a 0.

A classificação está assim:

1º UE Santa Coloma = 27 pontos ganhos;
2º Inter Club Escaldes = 25;
3º FC Santa Coloma = 24;
4º Penya Encarnada = 20;
5º Atlètic Club Escaldes e Ordino = 14;
7º Pas de la Casa = 8;
8º Carroi = 7;
9º Esperança = 3;
10 Atlètic Amèrica = 2.

O Inter Club Escaldes tem o melhor ataque, com 30 gols marcados. Já o pior é o do Esperança, que balançou as redes apenas cinco vezes. Por outro lado, o FC Santa Coloma possui a melhor defesa, com somente cinco gols sofridos. O Carroi tem a pior, vazado 29 vezes.

A próxima rodada terá Pas de la Casa x Atlètic Club d’Escaldes, FC Santa Coloma x UE Santa Coloma, Ordino x Penya Encarnada, Atlètic Amèrica x Carroi e Inter Club d’Escaldes x Esperança d’Andorra.

Com dez clubes participantes, dois a mais que anteriormente, houve  mudança no regulamento. Se antes eram quatro turnos (28 rodadas), agora serão três (27 rodadas). Quem somar mais pontos será o campeão e garantirá vaga na Liga dos Campeões da Europa 24/25 (fase qualificatória). O vice e o terceiro irão para a Europa Conference League (fase qualificatória). O último colocado será rebaixado e o penúltimo disputará um play-off contra o vice da Segunda Divisão, que agora tem apenas sete participantes.

Esportes Mais

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pelo futebol da Espanha que o do Brasil.

Related post

Leave a Reply