Leia tudo sobre o Tocantinense de 2023
São apenas sete clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Tocantinense
Com a presença de somente sete clubes, após a desistência do tradicional Palmas, o Campeonato Tocantinense de 2023 começa neste sábado (28). Eles se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam ao mata-mata. Já o último colocados será rebaixado.
Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio.
A fase semifinal e também a final são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, e, depois, no saldo de gols do confronto, vaga ou título terá decisão nos pênaltis. Mando de campo do segundo jogo nas fases de mata-mata são sempre da equipe com melhor campanha na somatória das fases anteriores.
Vale vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D
O campeão estadual garante vaga na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde, todas em 2024. Já o vice também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.
O Palmas, ao oficializar junto à Federação Tocantinense de Futebol (FTF) a desistência do Estadual, enviou uma nota informando que “por questões alheias às desportivas, não poderá participar Tocantinense 2023”. A nota diz, ainda, que constam nos planos o fortalecimento das categorias de base e o lançamento de um Centro de Treinamento. E que todas as ações contribuirão para um possível retorno das atividades em breve.
Atual campeão estreia em casa no Tocantinense de 2023
Sem o Palmas, a competição estadual passa a ter três participantes a menos que em 2022, quando Araguacema, Gurupi, NC/Paraíso e Tocantins foram rebaixados. No entanto, na Série B, Gurupi e Tocantins conseguiram o retorno à elite no mesmo ano.
A partida que abre o campeonato ocorre às 18h30 (de Brasília) deste sábado (28), entre União e Capital, no Mirandão, em Araguaína.
Domingo (29), o atual campeão Tocantinópolis recebe o Interporto, às 16 horas, no Ribeirão, na cidade de Tocantinópolis. Fechando a jornada inaugural, às 16 horas do dia 1º de fevereiro, Tocantins x Bela Vista, no Castanheirão, em Miracema.
Foto: FTF