Leia tudo sobre o Carioca de 2023
São 12 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Carioca
Com a presença de 12 clubes, os mesmos de 2022, já que o rebaixado Volta Redonda venceu a Série A2 (segunda divisão) no segundo semestre, o Campeonato Carioca de 2023 começou na última quinta-feira (12).
A edição deste ano terá, pela terceira vez consecutiva, o mesmo regulamento. Os times se enfrentam em turno único (11 rodadas) e os quatro primeiros passam para o mata-mata. Os quatro seguintes vão para a a Taça Rio e o último cai para a A2.
Os participantes são: Angra Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda
Vale vaga na Copa do Brasil e Série D
As vagas para a Copa do Brasil de 2024 serão divididas da seguinte maneira: os quatro semifinalistas, o campeão da Taça Rio (jogada entre quinto e oitavo colocados) e o campeão da Copa Rio. Além disso, os dois melhores entre os pequenos também se garantirá na Série D do Brasileirão de 2024.
Flamengo vence jogo de estreia do Carioca de 2023
No jogo de abertura do Campeonato Carioca de Futebol em 2023, em partida antecipada da quinta rodada por conta do Mundial de Clubes, o Flamengo venceu o Audax por 1 a 0, no Maracanã.
Sem suas principais estrelas e comandado pelo técnico Mario Jorge, depois de um primeiro tempo pouco produtivo, o Rubro-Negro conseguiu melhorar na etapa final e chegou ao triunfo graças a um belo chute de Matheus França, aos dez minutos do segundo tempo, batendo com categoria no canto esquerdo do goleiro Leandro.
Estiveram presentes ao estádio 26.102 pagantes (27.321 presentes), para uma renda de R$ 805.522,50. A parte negativa foi a torcida flamenguista chamando Pelé de maconheiro em um de seus cânticos de exaltação a seu maior ídolo, Zico.
Foto: Divulgação/Ferj