Leia tudo sobre o Goiano de 2023

 Leia tudo sobre o Goiano de 2023

Em sua 80ª edição, Goiano tem 12 clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento

Com a presença de 12 clubes, representando oito cidades, o Campeonato Goiano de 2023, a sua 80ª edição, começou na última quarta-feira (11). Eles jogam em turno único e oito melhores avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias, 2) melhor saldo de gols, 3) mais gols pró, 4) confronto direto, 5) menos cartões vermelhos, 6) menos cartões amarelos, 7) sorteio.

Quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação e no saldo de gols, os confrontos serão definidos na disputa de pênaltis. O mando de campo das partidas de volta será sempre do time com melhor campanha no somatório das fases anteriores.

Vale vaga na Copa do Brasil e Série D

Inhumas (campeão) e Goiânia (vice) subiram da Divisão de Acesso e entram nas vagas de Goiatuba e Jataiense, rebaixados em 2022.

O campeão do Campeonato Goiano de 2023 garante participação na Copa do Brasil de 2024, assim como o vice-campeão e o terceiro colocado. O estadual ainda oferece três vagas para a Série D do Brasileiro aos clubes melhores colocados, com exceção dos que já estão nas três divisões acima.

Atlético, Goiás e Vila Nova estreiam com vitória no Goiano de 2023

A primeira rodada teve como destaque as estreias vitoriosas dos três principais clubes da capital. Atual campeão, o Atlético goleou o Grêmio Anápolis por 4 a 1, em pleno estádio Jonas Duarte. Igor Torres – duas vezes -, Shaylon e Moraes marcaram para o Dragão. João Celeri descontou para a Raposa.

Vice-campeão em 2022, o Goiás bateu a Aparecidense por 1 a 0, no estádio da Serrinha, graças ao solitário gol do veterano Apodi, que entrou no segundo tempo e contou com a falha do goleiro adversário para dar o triunfo ao Esmeraldino.

No estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), o Vila Nova meteu 3 a 0 no Goiânia. Marlone, Lourenço e Neto Pessoa fizeram os gols do Tigre.

Demais resultados da primeira rodada: Inhumas 1 x 0 Anápolis (Zico Brandão), Goianésia 1 x 3 CRAC (Valdeir Oliveira) e Iporá 3 x 0 Morrinhos (Ferreirão).

Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pelo futebol da Espanha que o do Brasil.

Related post

Leave a Reply