Leia tudo sobre o Alagoano de 2023

 Leia tudo sobre o Alagoano de 2023

São apenas oito clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Alagoano

Com a presença de apenas oito clubes, o Campeonato Alagoano de 2023 começa neste final de semana. Eles jogam entre si em turno único, classificando-se os quatro primeiros para a semifinal. O último colocado é rebaixado. Segundo a Federação, o término da competição está previsto para o dia 9 de abril.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto (entre dois times); 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

Semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols no confronto. Persistindo a igualdade, o vencedor do confronto será definido na cobrança de pênaltis.

Vale vaga em outras competições

O campeão alagoano garante vaga nas copas do Brasil e do Nordeste de 2024. O vice também confirma um lugar na Copa do Brasil. Uma vaga na Série D do Brasileirão vai para a equipe com a melhor classificação no estadual e que não seja CRB e CS, pois disputam outras séries do Brasileiro.

A federação informou ainda que as vagas na Copa do Nordeste vão depender dos critérios estabelecidos pela CBF. Além disso, o terceiro colocado vai disputar uma vaga na Copa do Brasil de 2024 com o campeão da Copa Alagoas.

CSA é o maior campeão alagoano

Na história, o CSA tem a maior quantidade de títulos estaduais. São 40. Atual campeão, o CRB tem 32. O terceiro é o ASA, com sete.

A primeira rodada terá CSE x CSA (Juca Sampaio) e ASA x Coruripe (Municipal de Arapiraca), ambos às 16 horas de sábado (14). No domingo (15) jogam CRB x Cruzeiro (Gérson Amaral) e Murici x Desportivo Aliança (José Gomes).

Foto: Divulgação/FAF

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply