
Real Zaragoza tem apenas seis pontos ganhos em nove jogos e ocupa a lanterna isolada na segundona espanhola
Neste sábado (11), pela nona rodada da temporada 2025/2026 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona espanhola, o Real Zaragoza perdeu mais uma vez. Com o revés, o time aragonês ficou isolado na lanterna, devido à vitória da Real Sociedad B.
Como já era esperado, Gabi Fernández foi demitido do cargo de treinador. O conselheiro Mariano Aguilar, o diretor-geral Fernando López e o diretor esportivo Txema Indias se reuniaram na manhã deste domingo (12), na Ciudad Deportiva, e decidiram pela saída do técnico. Curiosamente no dia mais importante da cidade (quiçá do país), o dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha e cuja basílica fica na cidade de Zaragoza.
Ex-jogador do próprio Real Zaragoza e do Atlético de Madrid, Gabi chegou na reta final da temporada passada e conseguiu salvar a equipe aragonesa do inédito rebaixamento à terceira divisão espanhola. Depois teve seu contrato renovado por um ano (quando ele tinha certeza que seriam mais dois). O diretor esportivo Txema Indias, que não foi quem o trouxe para o cargo, prometeu dar-lhe um projeto sob medida.
Os dois montaram um elenco de qualidade duvidosa, muito em função da falta de dinheiro (herança recebida da gestão anterior). Além disso, já deixavam entrever que o único objetivo era a permanência. Desde a temporada 2013/2014, esta é a primeira em que o clube não fala em retornar à elite. Nunca ficou tanto tempo fora da Primeira Divisão, onde ocupa o nono lugar no ranking histórico, mesmo com esta longa ausência.
Zaragoza ainda não venceu como mandante e tem apenas seis pontos
Quando o campeonato começou, até aqui, em nove rodadas foram apenas seis pontos somados e uma única vitória, como visitante. Além dos resultados ruins, pior são as sensações claras de que o histórico descenso é cada vez mais real.
Desde que se tornou propriedade de Jorge Mas, comprado em 2022, nas quatro temporadas lutou na parte de baixo da tabela. E sempre cometeu os mesmos erros na gestão esportiva, que está sendo um absoluto desastre e despedaçou a esperança e a paciência de uma torcida apaixonada.
No momento, o treinador do time filial (Deportivo Aragón), Emilio Larraz, assume o comando. Ele deve dirigir o time na partida do próximo sábado (18) frente à Cultural, em casa. Enquanto isso, Sergio González, Abelardo, Luis García Plaza, Manolo Jiménez e JIM (técnico que mais dirigiu o clube nesta década) são os nomes que estão em cima da mesa da presidência.