Internacional e o seu fraco ano de 2017
Internacional disputou a série B pela primeira vez em sua história, passou sufoco em certos momentos e não foi campeão nem da segundona.
Equipe no comando de Zago perdeu o campeonato gaúcho e teve muitas trocas de treinadores na temporada 2017.
O primeiro ano do Internacional disputando a série B não foi nada bom. Aquele mesmo problema de troca de treinadores de 2016, permaneceu em 2017 e não acrescentou em nada, porém o time subiu, com o vice campeonato da segundona. O Inter fez uma série B para os padrões do investimento e do seu elenco, ruim!
A equipe subiu tendo 71 pontos, dois a menos que o campeão América Mineiro. A equipe colorada poderia ter subido até com quatro rodadas de antecedência, mas tropeçou contra equipes como Ceará e Vila Nova e perdeu a chance de subir, com isso também perdeu a liderança dando a oportunidade ao América de ser campeão.
O Inter que não ganha um campeonato brasileiro a mais de 3o anos, via na série B pelo menos uma chance de levantar o caneco no ano, mas desperdiçou e podemos dizer que foi um fiasco.
A equipe gaúcha tinha o maior orçamento disparado da série B, mas dentro de campo não conseguiu impor seu investimento e em certos momentos deu até medo de não subir para primeira divisão.
Troca de treinadores, problema de 2016 com a gestão passada que persistiu com a gestão atual
No ano do rebaixamento histórico, o Internacional contou com várias trocadores de treinadores e cada um com um método diferente de ver futebol. Argel, Falcão, Celso Roth e Lisca foram os nomes, com filosofias de jogo bem diferentes. Esse ano tivemos Zago, Guto e terminou com o auxiliar, que foi oficializado técnico para 2018, Odair Hellmann.
Zago foi demitido após uma derrota para o Paysandu. O técnico além de não ter um bom início de série B, acabou perdendo o gauchão para o Novo Hamburgo. O treinador durou 167 dias no cargo, dando para ver a falta de paciência da direção com os treinadores.
Guto Ferreira saiu do Bahia e chegou para assumir o colorado. O técnico também não começou bem, e chegou até a correr risco de ser demitido. Depois conseguiu organizar a equipe e deixa-lá bem encaminhada para o acesso. A direção colorada não pretendia contar com Guto para 2018, e, então já que ele nas rodadas finais acabou não conseguindo concretizar o acesso, foi demitido. Guto teve mais de 60% de aproveitamento, vencendo 17 dos 33 jogos disputados no comando colorado.
Odair Hellmann chegou para assumir o Inter em três rodadas finais, e com um empate diante do Oeste garantiu o acesso do Inter. Depois a equipe venceu Goiás e Guarani, mas não conseguindo o título.
Temporada de 2018 começa com Odair Hellmann, Dale renovou contrato
Odair Hellmann foi oficializado com novo técnico do Inter horas depois do último jogo do ano diante do Gaurani. O time fez uma boa atuação, e os jogadores gostaram da ideia de manter Odair no comando.
A primeira meta do Inter em 2018 é o título gaúcho, já que perdeu nesse ano de 2017. Outro fator que Odair terá pela frente, é tentar levar o Inter ao G6 para voltar a disputar uma Libertadores.
O ídolo colorado D`Alessandro renovou seu contrato com o Internacional. O atleta renovou por mais dois anos e deverá encerrar sua carreira jogando no clube gaúcho.
A temporada de 2018 esperamos que seja melhor para o Internacional, e a representação do elenco estar marcada para o dia 03/01/2018.