Iga Swiatek demonstra mais uma vez grandeza em Roland Garros

 Iga Swiatek demonstra mais uma vez grandeza em Roland Garros

Imagem: Federação Francesa de Tênis

Iga Swiatek: Demonstração de grandeza e superioridade em Roland Garros 2024

Iga Swiatek conquistou seu quarto Roland Garros e seu quinto Grand Slam. Ela colocou mais de 3600 pontos sobre a segunda colocada do ranking: Coco Gauff, e demonstrou mais uma vez sua grandeza atualmente no tênis feminino.

A WTA já foi dominada por várias e várias jogadoras, desde Navratilová, Evert, Steffi Graf, Venus Williams, Serena Williams, Justine Henin. E considero que a Iga já chegou nesse patamar, pois ela já apresenta uma consistência absurda de resultados e de título principalmente. São 4 títulos nos últimos 5 anos de Roland Garros, para uma moça de apenas 23 anos. E a Iga tem potencial de melhora ainda, principalmente na grama, onde o melhor resultado dela foi a quartas de finais de Wimbledon no ano passado, quando perdeu pra Elina Svitolina.

Em Roland Garros ela passou por: Leolia Jeanjean, Naomi Osaka, Marie Bouzková, Anastasia Potapova, Marketa Vondrousová, Coco Gauff e Jasmine Paolini. Apenas um set perdido, com direito a match point salvo. E com uma superioridade absoluta sobre quase todas, exceto contra “Clayomi” Osaka.

O que esperar da grama

E esse potencial será testado novamente em 2024. Com uma Iga Swiatek cada vez mais focada e ciente do que está fazendo no circuito. Entretanto, não vejo-a como a principal favorita na grama nesse momento. Elena Rybakina, campeã em 2022 deve ser a jogadora a ser batida no piso, ao lado da Sabalenka, a ver as questões técnicas e físicas delas, que sofreram um revés duro nas quartas de Roland Garros.

Dessa forma é importante notar que a gira de grama deve estar um pouco mais aberta do que a de saibro. Visto a grande variedade de jogadoras que podem performar bem nesse piso, como é o caso da atual campeã Marketa Vondrousová e até da tunisiana Ons Jabeur, que também parou nas quartas de Roland Garros.

Ainda assim, dificilmente alguma jogadora passará a Iga Swiatek no ranking. A grande diferença para as rivais, cobraria um resultado absurdamente negativo na relva para ela, e muito positivo para as demais, no caso Coco Gauff ou Aryna Sabalenka. E mesmo assim, tem de fazer muita conta.

O que Swiatek mostrou em Roland Garros, principalmente após o duríssimo jogo contra Naomi Osaka mostra que tem uma fome absurda de vencer. E partidas rápidas em menos de 1 hora, como foi contra a Potapova, serão ainda mais recorrentes.

Ouçam o episódio 98 do Mundo do Tênis Podcast:

Esportes Mais

Facebook

Matheus Silva

Matheus Silva, âncora do Mundo do Tênis Podcast Formado em Administração e Controladoria e Finanças

Related post

Leave a Reply