Histórico! Brasil está nas quartas do Mundial de Handebol
Brasil teve ótima atuação defensiva, venceu a tetracampeã Suécia e garantiu um inédito lugar nas quartas de final do Mundial de Handebol
Nesta sexta-feira (24), uma história inédita foi escrita no Mundial de Handebol Masculino, que em 2025 tem três sedes (Dinamarca, Croácia e Noruega). O Brasil, comandado pelo técnico Marcus Tatá, venceu pela primeira vez a Suécia, tetracampeã mundial, por 27 a 24, em Oslo, e avançou antecipadamente às quartas de final.
O goleiro Rangel foi o grande destaque da seleção brasileira na partida, com 20 defesas (um aproveitamento espetacular de 47,6%). Coroando uma grande atuação coletiva, além de muito bem defensivamente, ao todo, 12 atletas brasucas marcaram gol.
Com o triunfo, o Brasil chegou aos seis pontos e assumiu a segunda colocação do Grupo III. Como o primeiro critério de desempate da competição é o confronto direto, a seleção brasileira não pode ser ultrapassada, ainda que perca para a Espanha no próximo domingo (26), às 14h.
Na preliminar, Portugal levou a melhor no duelo ibérico contra a Espanha, ganhando por 35 a 29, e também já se garantiu nas quartas de final. Dinamarca, França e Islândia também já estão no mata-mata, faltando uma rodada para o fim.
Veja o regulamento do Mundial de Handebol
Na segunda fase do Mundial de Handebol, chamada de Main Round, as seleções dos grupos A e B, C e D e E e F se enfrentam em três rodadas. Além disso, carregam os resultados da primeira fase, para se somar com as feitas nela. As duas melhores equipes avançam ao mata-mata: quartas de final, semifinal e final.Aliás, a grande decisão, marcada para o dia 2 de fevereiro, será na Unity Arena, que fica em Bærum, nos arredores da capital norueguesa. A melhor colocação do Brasil foi em 2019, quando acabou em nono lugar. Em sua 16ª participação seguida, a seleção brasileira, em 2023, terminou na 17ª posição.
A França é a maior campeã do Mundial de Handebol Masculino, com seis conquistas (a última em 2017). Desde então, o domínio foi da Dinamarca com três títulos consecutivos (2019, 2021 e 2023). Apenas seleções europeias venceram o Mundial em toda a história. Nas 28 edições até aqui, somente o Catar, de fora da Europa, conseguiu chegar à final, em 2015.
Leia+
Confira os horários dos jogos do Brasil na 2ª fase do Mundial de Handebol